Fugas - Motores

O tigre sob a pele de um elefante

Por João Palma

Nismo é o acrónimo de Nissan Motorsports, a divisão do fabricante japonês criada em 1984 para produzir modelos desportivos e de competição.

Agora chega à Europa o primeiro de vários veículos de produção cujos genes têm a marca da competição: o Juke Nismo é a versão apimentada do pequeno crossover de 5 lugares da Nissan. Com um motor 1.6 a gasolina de 200cv, esta pequena fera chega agora a Portugal na versão 4x2 e um preço de 28.700€.

Até final de Março, o Juke Nismo beneficia de um desconto de 1200€, de garantia geral de 5 anos ou 100.000km, de oferta de 400€ na retoma de veículos propriedade do comprador há pelo menos 8 anos e 1 ano de seguro de danos próprios se se optar por financiamento Nissan Gest.

O motor do Juke Nismo é uma variante do 1.6 a gasolina turbo com injecção directa usado noutros modelos da Aliança Renault Nissan e o pequeno SUV terá 2 versões: uma com tracção dianteira e caixa manual de 6 velocidades e outra com tracção 4x4 e caixa automática de variação contínua, para a qual ainda não há preço. Porém, considerando os impostos sobre veículos com tracção integral (que constituirão uma fatia substancial do aumento do custo em mais de 5000€) e as performances inferiores às do Juke Nismo 4x2, a versão 4x4 será muito menos atractiva.

O Nissan Juke Nismo inspirou-se tanto nas linhas como no conceito no superdesportivo Juke-R, dotado de um motor 3.8 V6 twin-turbo a gasolina com 485cv, associado a uma caixa de 6 relações, ambos provenientes do GT-R, tal como o sistema de tracção integral. O Juke-R, um veículo muito exclusivo com, por exemplo, componentes em fibra de carbono, tem 545cv de potência, acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,7s e atinge os 257 km/h. Claro que a sofisticação paga-se e o Juke-R tem produção limitada e só está disponível por encomenda a preços que começam nuns estratosféricos 500.000€…

De volta à Terra, o Juke Nismo, produzido na mesma fábrica de Sunderland (Inglaterra) que todas as outras versões do Juke, distingue-se pelas linhas agressivas, sendo 30mm mais comprido e 5mm mais largo que o modelo-base e trazendo jantes de 18’’. No interior, tem forros, acabamentos e bancos desportivos específicos, e traz de série, entre outras coisas, 6 airbags, programador de velocidade, câmara de visão traseira, sensores de luz e de chuva e um sistema de navegação com ecrã táctil de 5,8’’ que pode ser conectado a um computador doméstico.

Este é o primeiro veículo de produção da Nissan que, sob a égide da Nismo, será lançado na Europa. O passo seguinte será uma variante do coupé desportivo 370Z. O Nissan 370Z Nismo terá como a versão-base um motor 3.7 V6 a gasolina acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades e tracção traseira. Este coupé desportivo de 2 lugares já está à venda nos EUA e no Japão, mas para a Europa, tendo em conta as condições das estradas e as preferências dos condutores europeus, foi desenvolvida uma versão dedicada, que será lançada em Julho de 2013. Virá com jantes de 19’’, travões especiais, bancos eléctricos e design e equipamento específicos. Mais dados sobre performances, equipamento e preços só serão conhecidos perto da data de lançamento.

--%>