Em Setembro de 2012 assistimos ao lançamento da terceira geração do Audi A3, o modelo do segmento C da marca alemã, na variante de três portas. Agora, por mais 850€ em relação às versões de três portas equivalentes, passa também a estar disponível em Portugal a carroçaria de cinco portas, denominada A3 Sportback. Para além de maior facilidade de acesso, o A3 Sportback tem mais espaço interior e mais 15 litros de capacidade da mala (380 litros, 1220 com os bancos traseiros rebatidos).
Em relação ao A3 de três portas, o Sportback é 73mm mais comprido, 8mm mais largo e 4mm mais alto e isso nota-se no habitáculo, que pode albergar cinco pessoas sem sacrificar o conforto.
As motorizações são as mesmas nas duas variantes: 1.4 TFSI de 122cv e 1.8 TFSI de 180cv, ambos a gasolina; 1.6 TDI de 105cv e 2.0 TDI de 150cv, a gasóleo. O Audi A3 Sportback mais acessível é o 1.4 TFSI com o nível de equipamento Attraction, mas o 1.6 TDI Attraction custa apenas mais 400€. Também as mais potentes 1.8 TFSI de 180cv e 2.0 TDI de 150cv têm preços quase iguais, mas neste caso são os A3 Sportback com o motor a gasóleo que custam menos 600€. Todos os motores vêm associados a uma caixa manual de seis velocidades ou, por mais 2250€, à caixa automática S tronic de dupla embraiagem e sete relações (seis, no caso do 2.0 TDI).
Qualidade, estabilidade e segurança são os três pilares em que assenta o A3, que representa 20% das vendas da Audi. A qualidade dos materiais e acabamentos é a usual em veículos da marca premium do grupo Volkswagen. A estabilidade é-lhe conferida pela nova plataforma multimodal MQB, estreada no A3 de três portas e usada também nos novos Volkswagen Golf e Seat Léon. A segurança é avalizada pelo máximo de cinco estrelas em testes recentes do Euro NCAP, com 95% na protecção de adultos, 87% na protecção das crianças, 74% na dos peões e 86% nos dispositivos auxiliares de segurança e pelos prémios atribuídos ao A3 pela mesma entidade aos sistemas opcionais Pre-Sense Basic, ao mais avançado Audi Pre-Sense Front, que funciona em combinação com o cruise control adaptativo, e ao Secondary Collision Brake Assist (estes três sistemas de prevenção e mitigação de colisão) e ainda ao Audi Active Lane Assist (manutenção do veículo na faixa de rodagem).
O Audi A3 Sportback tem os mesmos dois níveis de equipamento que a variante de três portas: Attraction e, por mais 500€, Sport. Dada a diferença de preço, o nível Sport é muito aconselhável, pois adiciona ao Attraction faróis de nevoeiro dianteiros, jantes de liga leve de 17’’, bancos dianteiros desportivos, computador de bordo a cores, suspensão desportiva, volante desportivo, climatizador e a função Audi Drive Select, que, em conjunção com o sistema de info-entretenimento opcional MMI, permite alterar o comportamento do veículo, com cinco modos de operação: efficiency, comfort, dynamic, auto e, em combinação com o MMI de navegação, o modo individual.
O MMI de navegação plus, uma evolução do MMI, pode ser associado ao Audi Connect, que liga virtualmente o veículo ao mundo, com conexões ao computador pessoal, iPhone e iPad, acesso ao Google e às redes sociais, informações de trânsito, recepção e transmissão de e-mails e sms, planeamento de percursos através de imagens, etc., etc. O Audi Connect, estreado no A6, está agora disponível no A3 por 2700€.