Fugas - Motores

O mesmo luxo, melhor design, mais segurança

Por João Palma

Só superado em luxo pelo classe S, o Mercedes-Benz classe E foi alvo de uma renovação que, além de alterações no visual e na gama de motores, estreia dispositivos de assistência à condução que o tornam uma referência em termos de segurança.

A quinta geração do Mercedes-Benz classe E, lançada em 2009, foi agora actualizada, com mudanças no visual ­– em que se pode optar, tanto na berlina como na carrinha, por linhas mais clássicas (Elegance) ou mais desportivas (Avantgarde) – e nos motores. Mas a maior novidade reside nos 11 dispositivos de segurança e assistência à condução em estreia absoluta. E para quem goste de altas performances, o E 63 AMG S 4Matic oferece 585cv de potência e 800 Nm de binário entre as 1750-5250 rpm.

Ao contrário do usual, em que as novidades aparecem primeiro no classe S e só depois são aplicadas nos outros modelos, o renovado classe E estreia vários dispositivos, como uma câmara multifunções com alcance até 500 metros e visão tridimensional numa área até 50 metros à frente do veículo. De série, o classe E traz um sistema de assistência de prevenção de colisão e outro de aviso de falta de atenção e de sonolência do condutor. Em opção, o sistema de travagem Pre-Safe pode detectar obstáculos e peões e travar automaticamente a velocidades até 50 km/h; os Pre-Safe Plus e Pre-Safe Impulse minimizam os efeitos de colisões dianteiras e traseiras, accionando as luzes de emergência para avisar o outro carro que circula atrás; o de assistência activo de faixa de rodagem consegue detectar se as faixas adjacentes estão ocupadas e evita que o veículo saia da sua faixa, o mesmo sucedendo se existem traços contínuos.

O assistente de luzes adaptativas mantém os máximos ligados sem encandear outros veículos que circulem em sentido contrário ou à frente, através da produção de um cone de sombra no feixe de luz que abrange o outro carro. As ópticas são novas, com os médios e luzes de dia em LED, tecnologia também disponível para os máximos. Se juntarmos a isso outros dispositivos já existentes, como o sistema de estacionamento automático, pode-se dizer que este carro quase se conduz sozinho.

Sendo uma referência em termos de segurança, o renovado Mercedes classe E, para além da tradicional qualidade superior dos materiais e acabamentos, oferece de série ou em opção quase tudo o que se possa desejar em termos de conforto e vida a bordo. Menção para um monitor Split View do sistema de informação e entretenimento, disponível a partir do 3.º trimestre de 2013, que permitirá que, por exemplo, o condutor veja o sistema de navegação e o pendura esteja a assistir em simultâneo a um DVD.

A oferta de motorizações é extensa. A gasolina, um novo bloco de 1991cc e 4 cilindros com injecção directa (baseada na mesma tecnologia BlueDirect usada nos propulsores V6 e V8) com 184cv (E 200) e 211cv de potência (E 250) junta-se aos blocos V6 de 3498cc com 252cv (E 300) e 306cv de potência (E350), a um novo bloco V6 de 2996cc e 333cv (E 400) e a um V8 de 4663cc e 408cv (E 500). A gasóleo, um bloco de 4 cilindros de 2143cc com 136cv (E 200 CDI), 170cv (E 220 CDI) e 204cv (E 250 CDI); e um V6 de 2987cc com 231cv (E300 BlueTEC) e 252cv (E350 BlueTEC). Destaque para o E300 BlueTEC Hybrid, com o bloco de 2143cc a gasóleo de 204cv combinado com um motor eléctrico de 26cv, para obter uma potência de 231cv e consumos na berlina de 4,1 l/100km – uma referência no segmento. Todas as versões do classe E dispõem de sistema de paragem e arranque automáticos do motor (Start & Stop).

As suspensões e a direcção foram revistas e a tracção pode ser traseira ou integral 4MATIC em algumas versões (E 300, E 350, E 400, E 500, E 250 CDI e E 350 CDI). Com os propulsores E 200 CDI, E 220 CDI e E 250 CDI a caixa pode ser manual de seis velocidades ou automática de sete relações; as restantes motorizações trazem caixa automática. Em Portugal, dadas as características do mercado, a oferta centra-se nas versões a gasóleo, mas as outras estão disponíveis sob consulta.

 

O mais potente do segmento

Para quem ache o classe E normal um carro “fraquinho”, a AMG preparou uma versão “envenenada” – o Classe E 63 AMG, disponível em duas carroçarias, berlina e carrinha e dois tipos de tracção: traseira (berlina) e integral (berlina/carrinha). O motor a gasolina de 5461cc de 8 cilindros em V, biturbo de injecção directa, tem 557cv de potência e um binário de 750 Nm logo às 1750 rpm e até às 5250 rpm. Mas para quem considere isto ainda pouco, a AMG propõe a linha S, em que o mesmo bloco foi modificado para produzir uns impressionantes 585cv de potência e um binário de 800 Nm a 1750-5250 rpm, valores de referência no segmento. O E 63 AMG S 4MATIC tem tracção integral e, na versão berlina, acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,6s, o que, para um “bicho” que pesa duas toneladas, é obra! Para os mais poupadinhos, a somar aos modos de condução Sport, Sport Plus e Manual, também tem um modo Controlled Efficiency, que, além de arrancar em segunda e engrenar sempre a relação mais alta possível, tem função Start & Stop.

 

FICHA TÉCNICA*

Motorizações Veloc. Máx. Cons. Médio* Emis. CO2* Preço

Gasolina

350 BlueEffic. (306cv) 250 km/h** 6,8 l/100km 159 g/km 70.450€***
63 AMG (557cv) 250 km/h** 9,8 l/100km 230 g/km 139.900€***
63 AMG S 4Matic (585cv)250 km/h** 10,3 l/100km 242 g/km 157.200€***

 

Gasóleo

200 CDI BlueEffic. (136) 207 km/h 4,9 l/100km 127 g/km 51.100€***
220 CDI BlueEf.Ed.(170) 228 km/h 4,5 l/100km 119 g/km 53.668€***
220 CDI BlueEffic. (170) 228 km/h 4,7 l/100km 123 g/km 54.050€***
250 CDI BlueEffic. (204) 240 km/h 4,8 l/100km 128 g/km 59.350€***
300 BlueTEC Hyb. (231) 242 km/h 4,1 l/100km 107 g/km 62.100€***
350 BlueTEC (252cv) 250 km/h** 5,5 l/100km 144 g/km 73.450€***

 

* Para além destas motorizações, estão disponíveis outras (nomeadamente a gasolina) sob consulta à marca.

** Velocidade limitada electronicamente.

*** Dados para a berlina (nas versões 200 CDI, 220 CDI e 250 CDI com caixa manual de 6 relações, nas outras motorizações com caixa automática de 7 relações). A carrinha é 3000€ a 5000€ mais cara e tem performances ligeiramente inferiores.

--%>