Fugas - Motores

O mesmo luxo, melhor design, mais segurança

Por João Palma

Só superado em luxo pelo classe S, o Mercedes-Benz classe E foi alvo de uma renovação que, além de alterações no visual e na gama de motores, estreia dispositivos de assistência à condução que o tornam uma referência em termos de segurança.

A quinta geração do Mercedes-Benz classe E, lançada em 2009, foi agora actualizada, com mudanças no visual ­– em que se pode optar, tanto na berlina como na carrinha, por linhas mais clássicas (Elegance) ou mais desportivas (Avantgarde) – e nos motores. Mas a maior novidade reside nos 11 dispositivos de segurança e assistência à condução em estreia absoluta. E para quem goste de altas performances, o E 63 AMG S 4Matic oferece 585cv de potência e 800 Nm de binário entre as 1750-5250 rpm.

Ao contrário do usual, em que as novidades aparecem primeiro no classe S e só depois são aplicadas nos outros modelos, o renovado classe E estreia vários dispositivos, como uma câmara multifunções com alcance até 500 metros e visão tridimensional numa área até 50 metros à frente do veículo. De série, o classe E traz um sistema de assistência de prevenção de colisão e outro de aviso de falta de atenção e de sonolência do condutor. Em opção, o sistema de travagem Pre-Safe pode detectar obstáculos e peões e travar automaticamente a velocidades até 50 km/h; os Pre-Safe Plus e Pre-Safe Impulse minimizam os efeitos de colisões dianteiras e traseiras, accionando as luzes de emergência para avisar o outro carro que circula atrás; o de assistência activo de faixa de rodagem consegue detectar se as faixas adjacentes estão ocupadas e evita que o veículo saia da sua faixa, o mesmo sucedendo se existem traços contínuos.

O assistente de luzes adaptativas mantém os máximos ligados sem encandear outros veículos que circulem em sentido contrário ou à frente, através da produção de um cone de sombra no feixe de luz que abrange o outro carro. As ópticas são novas, com os médios e luzes de dia em LED, tecnologia também disponível para os máximos. Se juntarmos a isso outros dispositivos já existentes, como o sistema de estacionamento automático, pode-se dizer que este carro quase se conduz sozinho.

Sendo uma referência em termos de segurança, o renovado Mercedes classe E, para além da tradicional qualidade superior dos materiais e acabamentos, oferece de série ou em opção quase tudo o que se possa desejar em termos de conforto e vida a bordo. Menção para um monitor Split View do sistema de informação e entretenimento, disponível a partir do 3.º trimestre de 2013, que permitirá que, por exemplo, o condutor veja o sistema de navegação e o pendura esteja a assistir em simultâneo a um DVD.

A oferta de motorizações é extensa. A gasolina, um novo bloco de 1991cc e 4 cilindros com injecção directa (baseada na mesma tecnologia BlueDirect usada nos propulsores V6 e V8) com 184cv (E 200) e 211cv de potência (E 250) junta-se aos blocos V6 de 3498cc com 252cv (E 300) e 306cv de potência (E350), a um novo bloco V6 de 2996cc e 333cv (E 400) e a um V8 de 4663cc e 408cv (E 500). A gasóleo, um bloco de 4 cilindros de 2143cc com 136cv (E 200 CDI), 170cv (E 220 CDI) e 204cv (E 250 CDI); e um V6 de 2987cc com 231cv (E300 BlueTEC) e 252cv (E350 BlueTEC). Destaque para o E300 BlueTEC Hybrid, com o bloco de 2143cc a gasóleo de 204cv combinado com um motor eléctrico de 26cv, para obter uma potência de 231cv e consumos na berlina de 4,1 l/100km – uma referência no segmento. Todas as versões do classe E dispõem de sistema de paragem e arranque automáticos do motor (Start & Stop).

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