Fugas - Motores

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83.º Salão Internacional do Automóvel de Genebra com poucas estreias e muitas novidades

Por Carla B. Ribeiro e João Palma

Em Frankfurt, predominam as marcas alemãs; em Paris, os fabricantes franceses; no Salão de Detroit, os norte-americanos. Mas, em Genebra, Suíça, um país historicamente neutro, os construtores de automóveis de todo o mundo competem em pé de igualdade. Por isso, num salão marcado por um cenário de crise e com poucos novos modelos prontos a chutar para o mercado, não faltaram novidades.

Apesar de este ano ter sido ampliado, o recinto da PalExpo, onde, entre 7 e 17 de Março, se realiza o Salão de Genebra, é o de menor área de todos os principais salões. Porém, nesse espaço nunca faltam novidades: mais de 130, segundo a organização, contando com novas versões e carroçarias, que atraem mais de 700 mil visitantes. Mesmo que a crise do sector (cujo desfecho ainda não se deixa antever) não permita um número extraordinário de modelos em estreia absoluta, os fabricantes automóveis não perdem uma oportunidade para se exibirem. A Fugas destaca algumas das novidades nas categorias de familiares e compactos, híbridos e eléctricos. E propõe ainda uma viagem pelo mundo, por vezes onírico, do luxo e dos superdesportivos.

Híbridos abrem caminho
São híbridos, o que significa que juntam dois mundos distintos. A maioria não será comercializada nos próximos tempos, mas já desperta interesse. Casos do Peugeot 2008 e do Citroën C3 Hybrid Air, que descartam motor eléctrico e baterias para trabalharem a ideia de ar comprimido. Ambos do grupo francês PSA, reúnem um motor 1.2 VTi de 82cv a um conjunto de bombas pneumáticas. Resultado: não só os números de consumos e emissões são atraentes como o preço final poderá revelar-se interessante.

Da Volkswagen, duas ideias: o Jetta Hybrid que, com motor 1.4 a gasolina associado a um eléctrico de 26cv, aponta para um consumo médio de 4 1/100km e emissões de CO2 de 96 g/km; e o XL1, um híbrido com plug-in de dois lugares e um motor diesel de 800cc de 47cv associado a um eléctrico de 27cv (0,9 l/100km, com emissões de 21 g/km).

A luta pelo baixo consumo também marca pontos na Audi com o A3 e-tron: 1,5 l/100km e emissões de CO2 de apenas 35 g/km. O hatchback de cinco portas, ainda sem data de lançamento, promete uma autonomia de quase 1000km, com 50km em modo 100% eléctrico.

A Auris Touring Sports vai marcar o regresso da Toyota, ainda este ano, às carrinhas do segmento C, agora em versão híbrida: 136cv, conjugando um motor 1800cc a gasolina e um motor eléctrico, com emissões de 86 g/km. Também a 3.ª geração IS da marca de luxo da Toyota, a Lexus, chega no Verão com uma novidade: substituiu o diesel por uma motorização híbrida (bloco a gasolina de 2.5 + motor eléctrico = 223cv) que promete consumos idênticos aos dos modelos a gasóleo (4,3 l/100km), mas emissões inferiores (99 g/km).

Ainda antes é esperado o upgrade da berlina Optima Hybrid da Kia. A potência do motor eléctrico foi revista em alta (de 40 para 47cv) e, embora no conjunto a potência do carro tenha caído (de 206cv para 199cv), o binário foi melhorado, tornando o carro mais reactivo.

Familiares e Compactos
A BMW, em estreia mundial, apresentou o série 3 GT, um coupé de cinco portas com mais mala e habitabilidade que a berlina — uma democratização dos Gran Turismos da marca bávara, que terá preços a partir dos 45.000€.

Na Citroën, referência para a renovação do C3 (com versão híbrida electricidade/ar comprimido – ver híbridos) e para o protótipo Technospace, que antecipa a 2.ª geração do C4 Picasso (lançamento previsto para Junho, com consumos médios de 4,2 l/100km a gasolina e 3,7 l/100km a gasóleo).

Já a Honda exibiu, quase finalizada, a recuperação da carroçaria carrinha que o Civic não dispunha desde a sua 6.ª geração — o Tourer deverá ser lançado ainda este ano, chegando ao mercado em Janeiro de 2014.

Em estreia europeia, a Mercedes apresentou o aguardado CLA, um coupé de quatro portas posicionado abaixo do CLS de que daremos conta em mais pormenor, após a sua apresentação internacional, agendada para este mês.

A Nissan redesenhou o minimonovolume Note, transformando-o numa berlina do segmento B, com cinco portas e cinco lugares (lançamento em Setembro), e a Opel voltou a produzir um descapotável de quatro portas e quatro lugares com o Cascada (chega em Maio a partir dos 32.000€, com apresentação internacional ainda este mês).

Os chineses voltam à carga na Europa, agora através da Chery, com o Qoros 3 Sedan, uma berlina de 4,61m desenhada por Volker Hildebrand, o pai do Mini, que promete cumprir com os parâmetros do Euro NCAP em termos de segurança e com a qualidade e eficiência exigidas pelos consumidores europeus. Referência ainda para dois protótipos: o Qoros 3 Hybrid (um SUV híbrido) e o Qoros Estate, uma carrinha.

Num segmento onde o Nissan Juke é rei, o dos crossovers compactos, apresentaram-se duas sérios concorrentes: o Renault Captur, derivado do Clio IV, e o Peugeot 2008. Em termos de design, vantagem para o Captur, que tem mais aspecto de SUV que o 2008, que parece uma carrinha com maior altura ao solo. Ambos os modelos têm lançamento previsto para a segunda metade de 2013 e o 2008 terá preços a partir de 15.900€.

O grupo Volkswagen exibiu muitas novidades. A começar no Skoda Octavia Break, a 3.ª geração da carrinha deste modelo do segmento C, prevista para Junho, que na versão Greenline terá uma média de 3,4l/100km de gasóleo, mais habitabilidade e uma mala com 610 litros. Também o Seat Leon terá uma versão carrinha. Na casa-mãe, para além de modelos híbridos, destaque para o Volkswagen cross up!, uma versão com características de fora-de-estrada de baixa dificuldade do pequeno citadino, para o Golf Variant, a nova carrinha prevista para meados deste ano e, pela primeira vez, duas versões do Golf GTI, uma com 220cv e outra, GTI Performance, com 230cv (ambas com o motor 2.0 turbo e consumos de 6,0 l/100km, estarão à venda em Junho, sem grandes alterações de preço face ao actual Golf GTI).

Coração eléctrico
A nova versão europeia do hatchback Nissan Leaf brilhou em Genebra, com extensão da autonomia para 199km, graças a alterações na aerodinâmica e à redução de atrito dos componentes internos. Já a bagageira cresceu em 40 litros para 370. O novo Leaf chega ainda este ano a um preço inferior ao do modelo actual (32.990€).

Também 100% eléctrica é a nova aposta Toyota baseada num triciclo. Ainda está em fase de estudos, mas revela a ideia da marca para o futuro da mobilidade urbana e poderá vir a digladiar-se com o Twizy da Renault e o Micro Commuter da Honda: tem 2,5m de comprimento e 1,5m de altura, com lugar para duas pessoas e 50 km de autonomia.

Mais protótipos eléctricos chegaram da Mitsubishi, com o CA-iMiEV, um hatchback que reclama 300km de autonomia; ou da Chevrolet, com o Spark EV, que, afiança a fabricante, terá uma potência de 130cv, previsão de mais de 100km de autonomia e um preço abaixo dos 35.000€.

Ainda entre os eléctricos apresentados em Genebra, uma experiência que, informa a marca, não deverá chegar ao circuito comercial: sete protótipos eléctricos do Defender da Land-Rover, em que o motor diesel foi substituído por um motor eléctrico de 70 kW (94cv), com um binário de 330 Nm. A alimentar o motor, uma bateria de iões de lítio de 300 volts que proporciona uma autonomia de 80km.

Superdesportivos e superluxo
Para multimilionários ou para quem tenha ganho o Euromilhões, duas propostas encimam a lista, ambas com preço estimado acima do milhão de euros: o La Ferrari, uma produção limitada a 499 unidades, com sistema HY-KERS (similar ao dos carros da F1) dotado de motor 6.26 V12 atmosférico de 800cv acoplado a um motor eléctrico de 163cv, num total de 963cv. Acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de 3s e atinge mais de 350 km/h. A esta fera, a MCLaren contrapõe o P1, com 913cv debitados por um motor V8 biturbo com 737cv e um motor eléctrico de 176cv, que também acelera dos 0 aos 100 em menos de 3s. Ainda mais exclusivos são o Lamborghini Veneno (três unidades produzidas que custam 3 milhões de euros cada e que já têm dono), com motor V12 6.5 de 750cv, 2,8s dos 0 aos 100 km/h, atingindo os 355 km/h, e o 100.º carro produzido por encomenda pela sueca Koenigsegg, o Agera S Hundra, com motor V8 5.5 biturbo de 1040cv de potência.

Mais “baratinha” é a 5.ª geração do Porsche 911 GT3: por apenas 180.000€, integra um motor boxer de seis cilindros atmosférico de 475cv, que acelera dos 0 aos 100 em 3,5s.

A um preço mais “terrestre”, 65.000€, estará à venda a partir de Outubro o Alfa Romeo 4C, com motor turbo de quatro cilindros e 240cv, que vai dos 0 aos 100 km/h em 4,5s e chega aos 259 km/h.

Noutro subsegmento, o das superluxuosas limusinas, a estrela em Genebra foi o novo Rolls-Royce Wraith, com motor 6.6 V12 com 632cv, que será lançado no final de 2013 e custará 245.000€. Menção ainda para os Bentley Flying Spur, com motor 6.0 V12 biturbo de 625cv; para a estreia mundial do Maserati MC Stradale com motor V8 de 460cv; e para o Aston Martin Rapide S (motor 6.0 V12 atmosférico, 558cv e 306 km/h de velocidade máxima).

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