Apesar de este ano ter sido ampliado, o recinto da PalExpo, onde, entre 7 e 17 de Março, se realiza o Salão de Genebra, é o de menor área de todos os principais salões. Porém, nesse espaço nunca faltam novidades: mais de 130, segundo a organização, contando com novas versões e carroçarias, que atraem mais de 700 mil visitantes. Mesmo que a crise do sector (cujo desfecho ainda não se deixa antever) não permita um número extraordinário de modelos em estreia absoluta, os fabricantes automóveis não perdem uma oportunidade para se exibirem. A Fugas destaca algumas das novidades nas categorias de familiares e compactos, híbridos e eléctricos. E propõe ainda uma viagem pelo mundo, por vezes onírico, do luxo e dos superdesportivos.
Híbridos abrem caminho
São híbridos, o que significa que juntam dois mundos distintos. A maioria não será comercializada nos próximos tempos, mas já desperta interesse. Casos do Peugeot 2008 e do Citroën C3 Hybrid Air, que descartam motor eléctrico e baterias para trabalharem a ideia de ar comprimido. Ambos do grupo francês PSA, reúnem um motor 1.2 VTi de 82cv a um conjunto de bombas pneumáticas. Resultado: não só os números de consumos e emissões são atraentes como o preço final poderá revelar-se interessante.
Da Volkswagen, duas ideias: o Jetta Hybrid que, com motor 1.4 a gasolina associado a um eléctrico de 26cv, aponta para um consumo médio de 4 1/100km e emissões de CO2 de 96 g/km; e o XL1, um híbrido com plug-in de dois lugares e um motor diesel de 800cc de 47cv associado a um eléctrico de 27cv (0,9 l/100km, com emissões de 21 g/km).
A luta pelo baixo consumo também marca pontos na Audi com o A3 e-tron: 1,5 l/100km e emissões de CO2 de apenas 35 g/km. O hatchback de cinco portas, ainda sem data de lançamento, promete uma autonomia de quase 1000km, com 50km em modo 100% eléctrico.
A Auris Touring Sports vai marcar o regresso da Toyota, ainda este ano, às carrinhas do segmento C, agora em versão híbrida: 136cv, conjugando um motor 1800cc a gasolina e um motor eléctrico, com emissões de 86 g/km. Também a 3.ª geração IS da marca de luxo da Toyota, a Lexus, chega no Verão com uma novidade: substituiu o diesel por uma motorização híbrida (bloco a gasolina de 2.5 + motor eléctrico = 223cv) que promete consumos idênticos aos dos modelos a gasóleo (4,3 l/100km), mas emissões inferiores (99 g/km).
Ainda antes é esperado o upgrade da berlina Optima Hybrid da Kia. A potência do motor eléctrico foi revista em alta (de 40 para 47cv) e, embora no conjunto a potência do carro tenha caído (de 206cv para 199cv), o binário foi melhorado, tornando o carro mais reactivo.
Familiares e Compactos
A BMW, em estreia mundial, apresentou o série 3 GT, um coupé de cinco portas com mais mala e habitabilidade que a berlina — uma democratização dos Gran Turismos da marca bávara, que terá preços a partir dos 45.000€.
Na Citroën, referência para a renovação do C3 (com versão híbrida electricidade/ar comprimido – ver híbridos) e para o protótipo Technospace, que antecipa a 2.ª geração do C4 Picasso (lançamento previsto para Junho, com consumos médios de 4,2 l/100km a gasolina e 3,7 l/100km a gasóleo).