Fugas - Motores

Jaguar lança F-Type desde 95.044€

Por Carla B. Ribeiro

Primeiro pavoneou-se por Paris, depois quis revelar-se amadurecido em Genebra. Entre os dois salões, o F-Type avançou, no fim de Fevereiro, para o mercado com preços que prometem competir com os seus pares: em Portugal, o roadster da Jaguar vende-se por preços que começam nos 95.044€.

Este superdesportivo descapotável de dois lugares chega com duas diferentes motorizações, em três versões: a de entrada tem um motor V6 3.0, a gasolina, com 340cv (5,3s dos 0 aos 100km/h); o F-Type S, dotado do mesmo bloco mas com a potência acrescida para 380cv, comercializa-se a partir de 107.619€; e, por fim, o V8 S, com 495cv debitados por um V8 5.0 a gasolina, que revela um binário de 625 Nm logo a partir das 2500 rpm e acelera dos 0-100 km/h em 4,3s. O preço do topo de gama começa nos 142.742€. Estes valores não são inocentes e destinam-se, sobretudo, a competir com o Porsche 911 Carrera Cabrio pelos euros dos aficionados do género.

Com motor dianteiro e tracção traseira, a transmissão é assegurada por uma caixa de oito velocidades Quickshift (inclui selector manual SportShift posicionado ao centro), com sensor de curvas e de movimento rápido.

Nas versões S, o F-Type integra, de série, um diferencial autoblocante (mecânico no F-Type S; electrónico no V8 S) e, como opcional, o programa Configurable Dynamics, que permite ao condutor adaptar diversas das características dinâmicas (curiosidade: inclui função que mede as forças G de aceleração lateral e longitudinal).

As novidades não se escondem apenas sob a pele deste Jaguar: o F-Type traz a nova linguagem de design dos modelos desportivos da marca, respeitando linhas mais limpas, mas também mais assertivas na missão de chamar a atenção. Já a disposição das várias funcionalidades no interior, diz a marca, foi totalmente concebida tendo em mente as necessidades do condutor.

A partir dos 100km/h, o spoiler traseiro levanta automaticamente, beneficiando a aerodinâmica, e a capota pode ser aberta ou fechada em andamento até aos 50 km/h (recolhe em 12s).

Apoiando-se numa arquitectura rígida em alumínio, a Jaguar considera que encontrou no F-Type a distribuição de peso ideal. Também a suspensão, tanto dianteira como traseira, é construída em triângulos duplos sobrepostos de alumínio. O objectivo foi “proporcionar a maior rigidez possível ao sistema da suspensão”.

Já a missão de diminuir o peso — que agora varia entre os 1597kg do F-Type e os 1665kg do V8 S —, usando sobretudo alumínio, pode ter sido bem-sucedida para a marca mas não chega para competir com o seu principal rival: o 911 da Porsche pesa menos de 1500kg.  

 

FICHA TÉCNICA

Modelos Vel. Máx.* Cons. Médio Emis. CO2 Preço

F-Type 340cv 260 km/h 9,0 l/100km 209 g/km  95.044€

S 380 cv 275 km/h 9,1 l/100km 213 g/km 107.619€

V8 S 495cv 300 km/h 11,1 l/100km 259 g/km 142.742€

 

* velocidade limitada electronicamente

--%>