Talvez em homenagem ao tempo em que Portugal era líder em medidas para uma mobilidade sustentável, a região da Grande Lisboa foi escolhida pela Renault para a apresentação internacional do ZOE (acrónimo de Zero Emissions), um utilitário de cinco portas e cinco lugares 100% eléctrico, que estará à venda em Abril por um preço a partir dos 21.750€ + 79€/mês de aluguer da bateria. O evento, que está a decorrer e durará cinco semanas, trará a Portugal mais de 700 jornalistas vindos de todo o mundo.
O ZOE é o quarto modelo da gama de veículos eléctricos da Renault, que inclui ainda o Fluence ZE, o Kangoo ZE e o Twizy. Não contando com o Twizy, que é mais um motociclo coberto de dois lugares, os outros dois modelos são adaptações de veículos com motor de combustão, pelo que o ZOE é o primeiro carro da marca francesa concebido para ser 100% eléctrico.
Sendo a bateria a componente mais cara de um veículo eléctrico, para reduzir o custo de aquisição a Renault adoptou uma política de vendas dos carros eléctricos em que a bateria é alugada, num contrato renovável de 36 meses e 12.500km anuais. Este valor inclui assistência em viagem e se necessário veículo de substituição. As baterias têm garantia ilimitada e são substituídas quando a capacidade de carga é inferior a 75%. O resto do veículo tem cinco anos ou 150.000km de garantia.
Com autonomia real acrescida (em média entre 100/ 150km), o carregamento da bateria é mais fácil e rápido graças ao novo carregador Camaleão. A carga pode ser feita com várias potências (monofásicas ou trifásicas) e tempos de carga, em postos públicos ou numa Wall-box caseira (adquirida à Renault), se bem que ainda não numa tomada doméstica como outros modelos.
O ZOE, pelo preço e equipamento, poderia ser uma solução como segundo carro, se se tivesse mantido o incentivo estatal de 5000€ à compra de veículos eléctricos. Infelizmente, a política de vistas curtas do actual Governo não tem em conta as vantagens económicas e ambientais do incentivo à mobilidade sustentável.
O Renault ZOE é produzido em França na mesma fábrica do Clio, utiliza a plataforma do Clio IV reforçada, tem 4084mm de comprimento, 1730mm de largura e 1562mm de altura, pode transportar cinco pessoas (embora o passageiro do meio, atrás, não disponha de apoio de cabeça) e tem uma mala com 338 litros (mais 30 que o Clio IV; 1225 litros com os bancos traseiros rebatidos).
Este carro eléctrico integra soluções inovadoras para maior simplicidade de utilização, autonomia e conectividade. Com uma autonomia anunciada de 210km, estreia o sistema Range OptimiZer (optimizador de autonomia, através de recuperação de energia de nova geração, de nova bomba de calor e de novos pneus exclusivos Michelin Energy EV), que em percursos urbanos e suburbanos permite um ganho de até 25%.
O novo modelo da marca francesa vem bem equipado mesmo no nível de entrada, Life, tendo obtido o máximo de 5 estrelas em testes do Euro NCAP efectuados já este ano, com 89% no capítulo de protecção de adultos, 80% nas crianças, 66% nos peões e 85% nos dispositivos auxiliares de segurança. A instrumentação pode ser consultada num ecrã digital, que pode mudar de cor ou de grafismo. De forma permanente, mostra-se a carga da bateria, os quilómetros de autonomia, a velocidade e a posição do selector de mudanças.