Fugas - Motores

  • Daniel Rocha
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Condução utilitária de alma aguerrida

A mala, porém, está maior (cresceu 12 litros para uns redondos 300) e consegue albergar o equipamento do dia-a-dia ou as malas de férias, desde que modestas.

E é bom que se arrumem no porta-bagagem. É que no habitáculo, com quatro passageiros, só as mochilas da escola ou as malas de mão já incomodam. Mas talvez nada disto seja importante. Afinal, não deverá ser uma das primeiras opções entre as famílias. Já entre uma camada mais jovem promete despertar interesse: é versátil, vistoso e brincalhão.
 

Nem tudo o que reluz é ouro
É brilhante e, como se disse antes, vistoso. Particularmente o testado Dynamique S, forrado a plásticos vermelhos e com todo o sentimento visual de um desportivo, tanto por dentro como por fora. Mas os acabamentos parecem mal-amanhados e os plásticos a bordo são um claro passo-atrás em relação ao anterior Clio. Inclusive no volante, em que os remates do plástico parecem querer arranhar. E nas primeiras impressões parece um forte candidato a transformar-se numa caixinha de barulhos parasitas provocados.

Frente impactante
É provavelmente a maior diferença em relação à terceira geração. O losango da Renault cresceu e passou a encaixar a grelha dianteira, no caso sublinhada por um contorno a todo o comprimento a preto brilhante e por dois pormenores a vermelho que ladeiam o logótipo da marca. Já as ópticas dianteiras rasgam o carro, destacando-se pelos contornos cromados. Os faróis diurnos foram incluídos em LED.

Pequeno mas pujante
É um pequeno bloco, apenas de 899cc, e com arquitectura três cilindros. Mas não engana ninguém logo às primeiras aceleradelas. O motor, não sendo nervoso, faz de tudo para se mostrar disposto às vontades do seu comandante. Um pormenor: a vareta para segurar o capot foi substituída por um mecanismo blocante muito mais prático.

Janelas manuais
Não é propriamente uma canseira, rodar para a frente e para trás de cada vez que se quer abrir uma janela. Mas o condutor perde qualquer controlo das janelas traseiras. E quando uma segue aberta, o barulho está mais para helicóptero do que para automóvel. O que, mesmo não sendo este um carro familiar, nos parece estranho, quando as condições para transportar crianças incluem opções bem ponderadas, como a inclusão de série do sistema Isofix ou espaço disponível no banco traseiro que só é bom se for mesmo para os mais pequenitos.

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Barómetro
+
Novo design, desempenho ecológico, condução divertida
- Espaço traseiro, plásticos, acabamentos e remates, consumo mais elevado do que o esperado


FICHA TÉCNICA

Mecânica
Cilindrada: 899c
Potência: 90cv às 5000 rpm
Binário: 135 Nm a partir das 2500 rpm
Cilindros: 3
Válvulas: 12
Alimentação: Injecção de gasolina multiponto sequencial, turbo
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual, 5 velocidades
Pneus: 185/65 R15T
Suspensão: Tipo McPherson, à frente; multibraços unidos por uma barra de torsão, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira com assistência electro-hidráulica
Travões: Discos, à frente; tambor, atrás

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