Fugas - Motores

Mais espaço e conforto a pensar nas famílias

Por David Andrade

Chega ao mercado português em Junho em três linhas de acabamentos: Sport, Modern e Luxury.

Esteticamente está mais bem conseguida do que a Série 5 GT, mas a última novidade da BMW não deixará, com toda a certeza, os visitantes do museu da construtora alemã, em Munique, de boca aberta. Usando uma fórmula já testada, a marca germânica estendeu o conceito Gran Turismo ao Série 3 e o design promete voltar a dividir opiniões. Mas o que é que isso importa? Pouco, muito pouco. Tendo como trunfos a comodidade, os espaços amplos e a funcionalidade de utilização, o novo Série 3 Gran Turismo está claramente vocacionado para uma utilização familiar e tem tudo para ser mais um best-seller da BMW.

O conceito Gran Turismo, inaugurado no Série 5 no final de 2009, revelou-se uma aposta inovadora e arrojada, mas não foi bem recebida pelo mercado. Culpa das linhas pouco harmoniosas e pesadas na parte traseira. Cerca de três anos e meio depois, partindo da mesma equação, a terceira variante de carroçaria da bem-sucedida Série 3 chega a Portugal. Segundo a marca bávara, o novo reforço da BMW pretende combinar “de forma inteligente duas características aparentemente contraditórias: por um lado, um design estilo coupé, por outro, um espaço amplo com uma excelente funcionalidade sem perder o desportivismo e a elegância característica da marca”. Após um primeiro contacto com o Série 3 Gran Turismo nas sinuosas estradas da Sicília, o vaticínio da Fugas é que a BMW (quase) passou com distinção.

Tal como o Série 5 GT, o novo produto da construtora germânica não tem entrada directa para a galeria dos BMW mais elegantes, mas o fabricante de Munique parece ter aprendido algumas lições e teve o cuidado de apresentar linhas mais suaves, dando ao Série 3 GT formas mais elegantes. Tendo como ponto de partida a versão Touring, o Gran Turismo é facilmente identificável com o comum Série 3, mas em relação à tradicional carrinha tem mais 20 centímetros de comprimento e 8,1 centímetros de altura. As mais-valias para os passageiros estão, no entanto, no amplo espaço interior: o condutor e os passageiros vão sentados 5,9 centímetros mais elevados e, nos bancos de trás, há um ganho de sete centímetros no comprimento para as pernas em comparação com o Série 3 convencional.

O alargamento das dimensões estende-se à bagageira. Com abertura e fecho comandados electricamente, o Gran Turismo ganhou 25 litros ao Touring, passando a oferecer uma capacidade de 520 litros, extensível a 1600 litros com os bancos traseiros rebatidos. A nível estético, o novo produto da BMW apresenta ainda duas inovações: entradas de ar situadas atrás das cavas das rodas dianteiras, que pretendem reduzir a turbulência, e o spoiler traseiro activo, que é automaticamente accionado em velocidades superiores a 110 km/h, aumentando a sustentação e estabilidade direccional.

Com lançamento previsto em Portugal em Junho, o Série 3 Gran Turismo estará disponível, como sucede na restante gama, em três linhas de acabamentos — Sport, Modern e Luxury —, mais o pacote desportivo M-Sport, que será lançado em Julho. Este último acrescenta suspensão desportiva, chassis rebaixado em um centímetro e jantes de 18 polegadas. A oferta mecânica, elogiada pelos baixos consumos, não trará novidades e três motores formam a oferta a gasolina, sendo o mais potente o bloco de seis cilindros do 335i, de 306cv, que permite chegar dos 0-100 km/h em 5,7 segundos. A oferta diesel é composta pelo bloco 2.0 litros nas versões 318d (143cv) e 320d (184cv). Todos os modelos vêm equipados com caixa manual de seis velocidades ou, em opção, a caixa automática de oito relações.

--%>