Fugas - Motores

  • Bruno Simões Castanheira
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Um pequeno mas democrático camaleão

Por Carla B. Ribeiro

Muda de cor como qualquer outro. Mas muda sobretudo de feitio. O que, ao primeiro olhar, parece convencer os públicos feminino e masculino, além de conseguir aliciar desde jovens até seniores.

É pequenino, sobretudo para quem segue no seu interior, mas nem por isso não salta à vista, beneficiando de uma vivaça paleta de cores — à Fugas calhou um azul de tecto, jantes e apliques em branco — e de formas que, como é aliás intenção da marca, piscam o olho às condutoras, ao mesmo tempo que enchem o olho aos condutores. Mas não é apenas no género que se revela democrático. Nas idades, agrada a gentes dos oito aos 80.

Os redondos estão todos lá, mas a frente desenha-se de forma a imprimir alguma agressividade (que, no caso do 1.2, é só mesmo aparente — mas já lá iremos) e a traseira apresenta um corte dinâmico.

Também nos interiores, onde permanecem os plásticos duros, nota-se um esforço por criar uma envolvência confortável, com o uso de pele nos estofos ou nos apoios dos braços nas portas. Mas, para quem segue atrás, não há pele que valha. O espaço é mesmo mínimo. Por isso, embora seja um carro de quatro lugares — e a não ser que os ocupantes traseiros sejam bebés que ainda não precisam de espaço para pernas (o carro inclui pontos Isofix) —, o melhor é olhá-lo como um dois lugares e, dessa forma, beneficiar do espaço extra para a bagagem. É que, com os bancos traseiros funcionais, a mala acomoda, com sorte, um pequeno trolley e uma mochila. Além do mais, a ausência de portas traseiras não ajuda em nada o transporte de gente atrás. Mais ainda quando o sistema de recuo de bancos dianteiros não se mostra propriamente fácil.

Não se pode falar, porém, apenas em espaços pequenos: nas portas, há espaço para uma garrafa de litro e meio de água e mais alguma coisinha e o porta-luvas acomoda bem toda a documentação do veículo e ainda mais um livro ou um pequeno farnel.

“Mas é (leia-se com ênfase) muito giro.” É esse o argumento esgrimido por quem até mete conversa para saber mais sobre um carro que ainda não se encontrava em comercialização — chegou aos stands esta semana. E até é verdade. Já pelo tablier notam-se as dúvidas que terão assaltado a equipa de design da Opel, o que deu origem a uma consola que soma muitos pontos positivos (a moldura brilhante na cor da carroçaria ou o ecrã sensível ao toque que permite controlar os sistemas áudio ou de Bluetooth são exemplos bem conseguidos), mas a mostradores que, entre o cromado e o vermelho alaranjado, parecem destoar de todo o ambiente contemporâneo do habitáculo.

Depois há tectos com imagens panorâmicas e até um com estrelas, simuladas por pontinhos em LED, que nos calhou. Tem o seu brilho, confesse-se, mas para uma condução nocturna não passa de ruído e ainda bem que o botão de desligar as estrelas está mesmo ali. Neste aspecto, a Opel não desarma: consegue criar os espaços certos para as diferentes funcionalidades, sendo fácil ao condutor mexer-se entre botõezinhos.

Note-se ainda a preocupação da marca ao nível de segurança: o Adam não chega apenas com o básico para um veículo do seu segmento, como lhe acrescenta funcionalidades pouco comuns entre os seus pares. Casos do sistema de auxílio no arranque, de parqueamento automático (de 2.ª geração) ou do sistema de ultra-som para a detecção de objectos posicionados em ângulo morto — neste último caso, até demasiado sensível: não foram poucas as vezes em que ambos os espelhos indicavam presenças, quando à nossa volta apenas havia asfalto e árvores. Dentro dos opcionais, destaque ainda para a possibilidade de integrar um sistema de transporte de bicicletas (o FlexFix).

A rolar, o Adam não se engasga. Mas engonha, mesmo com o botão ecológico desligado. Sobretudo quando lhe é exigida uma rápida recuperação, o que é mais evidente em condução de estrada. Já em auto-estrada só precisa de ganhar um primeiro embalo. Depois, desde que não tenha de se travar ou desacelerar em demasia, é certinho no andamento. E poupado. Já pelos arruamentos urbanos não se pode dizer o mesmo. É lento no arranque e, contas feitas, conseguiu-se uma média de 7,5 l /100km, com mais de 50% dos quilómetros feitos em auto-estrada. Não sendo um valor assustador, é de se recomendar cautela nas acelerações.

 

Atarracado para 4

É um carro para quatro pessoas que leva duas. Os bancos traseiros são uma boa opção para quem ainda transporta cadeirinhas de bebés e inclui sistema Isofix em ambos os lugares ou para alguma emergência. É que para se conseguir enfiar as pernas e os pés nos lugares de trás é preciso sacrificar quem segue à frente. E se no caso do navegador pode passar apenas por algum desconforto, no caso do condutor, dependendo da sua altura, pode implicar uma errada posição de condução.

Fácil de manusear

O Adam inclui o sistema de informação e entretenimento Intellilink que permite integrar telefones inteligentes (smartphones com sistema operativo Apple iOS ou Android) e dispositivos como iPad e iPod Touch, transpondo para o sistema do automóvel várias aplicações do aparelho portátil. Além da posição do ecrã táctil, central e em linha com a alavanca das mudanças por onde a mão se passeia, a sua utilização é muito fácil de compreender. Apenas de lamentar o facto de o Intellilink não chegar de série nesta versão: é um opcional que custa 250€.

Glamour de estrelas

E à distância de um pequeno botão todo o tecto de ilumina em forma de um céu estrelado. A opção, de 280€, até imprime um certo glamour ao habitáculo e consegue iluminar o espírito em dias mais cinzentos ou de chuva. Mas à noite torna-se um empecilho à visibilidade e à concentração na estrada, além de atrair demasiadas atenções para quem segue dentro do carro.

A Flutuar

Não se pode dizer que a nível estético este carro seja irrepreensível ou extremamente inovador. Mas é muito equilibrado e as suas linhas conseguem captar a atenção da maioria. Há quem apenas olhe, mas também quem não deixe de meter conversa para gabar a beleza do pequeno veículo, a qual também se fica a dever a pequenos detalhes, como o friso cromado que, acompanhando as janelas laterais, descreve um arco que dá a sensação de desagregar o tejadilho do resto da carroçaria. Um efeito que ainda tem mais impacto pela utilização de duas cores diferentes: no caso, azul na carroçaria e branco no tejadilho.

 

Barómetro

+ Visual, equipamento de segurança tanto de série como opcional, adaptabilidade e personalização

 

- Preço, consumos, recuperações (principalmente em estrada)

 

Ficha técnica

Mecânica

Cilindrada: 1229cc
Potência: 70cv às 5600 rpm
Binário: 115 Nm às 4000 rpm
Cilindros:4 cilindros em linha
Válvulas: 12, 4 por cilindro
Combustível: Gasolina
Alimentação:Injecção indirecta. Admissão variável
Tracção: Dianteira
Caixa:Manual de 5 velocidades
Suspensão: Tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora à frente; eixo de com molas helicoidais atrás
Direcção:Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 9,8m
Travões:Discos sólidos à frente; tambor atrás

Dimensões

Comprimento:3698mm
Largura:1720mm
Altura: 1484mm
Peso:1086 kg
Pneus: 195/55 R16. Kit de reparação de pneus
Capac. depósito:38 litros
Capac. mala:170 litros (663 litros com bancos traseiros rebatidos)

Prestações*

Velocidade máxima: 165 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 14,9s
Consumo misto: 5,0 litros/100 km
Emissões de CO2:118 g/km

* Dados do construtor
Preço: 13.995€

 

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim
Airbagsdianteiros: Sim
Airbagslaterais:Sim, à frente
Airbagsde cortina:Sim
Airbagde joelhos para o condutor:Não
Aviso de colocação dos cintos de segurança: Sim
Controlo electrónico de estabilidade (ESP): Sim
Assistência ao arranque em subida: Sim
Função Start/Stop:Sim
Indicador de pressão dos pneus:Sim
Travão de estacionamento eléctrico:Não

Vida a bordo

Vidros eléctricos à frente: Sim
Vidros escurecidos:Não
Fecho central:Sim
Comando à distância: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente:Não
Ar condicionado: Sim, manual
Abertura do depósito no interior: Não
Abertura da mala no interior:Sim, com o comando
Porta-bicicletas: Opção (590€, Flex-Fix)
Bancos em tecido e couro:Sim (Opção, 195€)
Fixações Isofix: Sim
Jantes em liga leve: Sim, 16’’
Rádio/CD com MP3: Sim
Conexão Bluetooth: Sim
Conexões iPod/iPhone: Sim
Comandos no volante:Sim
Volante em pele: Sim
Volante regulável em altura:Sim
Volante regulável em profundidade:Sim
Computador de bordo:Sim
Alarme: Opção (210€)
Sistema de infoentretenimento:Sim (Opção, 250€ Intelilink compatível com telefones inteligentes e com reconhecimento de voz)
Navegação por GPS:Através de smartphone conectado ao Intellilink
Regulador/limitador de velocidade:Sim
Sensores de luz e de chuva: Opção (Pack Iluminação e visibilidade, 145€)
Sensores de estacionamento traseiros: Sim (Opção, 320€)
Sistema de parqueamento automático: Sim (Opção, pack Park Assist, inclui sensor de ângulo morto)
Faróis de nevoeiro dianteiros:Sim
Luzes de dia: Sim
Faróis de xénon: Não
Tecto panorâmico em vidro:Não (Opção, 500€)
Tejadilho em branco: Sim (Opção, 200€)
Forro do tejadilho em LED:Sim (Opção, 280€)

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