Fugas - Motores

Nascido para ser descapotável

Por João Palma

A Opel volta a ter um descapotável de capota de lona após o Astra Cabrio ter sido descontinuado. Com uma importante diferença: o Cascada, que estreia um novo motor a gasolina, foi concebido de raiz e não chega como um derivado de um modelo existente.

O Opel Cascada é um descapotável médio de quatro lugares com capota em tecido, na tradição dos cabriolets clássicos. E, ao contrário de outros modelos da marca alemã, como os Astra Cabrio e Twin Top, o Cascada foi construído de propósito para ser um descapotável.

Com preço estimado a partir dos 32.000€, será lançado em finais de Maio e chega com três diferentes motorizações: duas a gasolina, 1.4 Turbo de 140cv e o novo 1.6 SIDI Turbo de 170cv; e uma a gasóleo, o 2.0 CDTI de 165cv. Mais tarde, provavelmente no fim do Verão, surgirá a quarta motorização com o 2.0 Biturbo CDTI de 195cv.

Apesar de estar inserido, no que se refere a preço, no subsegmento dos descapotáveis médios compactos, como os Volkswagen Golf Cabrio, Renault Mégane CC ou Peugeot 308 CC, pelas suas características, equipamento e tecnologia pretende ser uma alternativa a descapotáveis premium compactos, como os BMW série 1 Cabrio e Audi A3 Cabrio ou até a versões de entrada dos BMW série 3 e Audi A5.

O veículo, de 4,70m de comprimento, tem uma carroçaria específica concebida de raiz, mais rígida e com maior resistência à torção (+41%) e à flexão (+27%) que a do Astra Twin Top. Está dotado da mesma suspensão dianteira HiPerStrut do Opel Insignia OPC, do sistema adaptativo de chassis FlexRide e de suspensão pilotada. A rigidez dinâmica também proporciona maior resistência às vibrações e ressonância em andamento.

Como qualquer descapotável clássico, o Cascada apresenta-se vocacionado para passeios tranquilos a céu aberto, a desfrutar a paisagem. No entanto, os responsáveis da Opel afirmam que este é um carro de quatro lugares para as quatro estações e, na apresentação internacional, que decorreu em Nice, sendo forçados pelas condições meteorológicas a circular com a capota levantada, foi possível observar que o isolamento térmico e acústico destecabriolet é comparável ao de um veículo com o tejadilho integrado na carroçaria.

Desenhado e desenvolvido na Alemanha, o Cascada é produzido na fábrica da Opel em Gliwice, na Polónia. Embora possua o ADN estilístico da marca alemã, nomeadamente na grelha frontal e nas ópticas, tem um design próprio e o visual de um descapotável clássico, com linhas fluidas e suaves. A capota abre-se e fecha-se em 17 segundos, a velocidades até 50 km/h; também pode ser accionada por comando à distância. Em opção, propõe-se uma capota acústica, com isolamento, ainda mais eficaz. Concebido para condução a céu aberto, mantém o equilíbrio e elegância de linhas com a capota fechada, com o perfil de um coupé.

No interior, sentam-se quatro pessoas com comodidade, em bancos ergonómicos de couro reflector de calor, ventilados e aquecidos — aliás, os materiais e acabamentos do Cascada dão-lhe atributos de um veículo de segmento superior. A mala tem 380 litros com a capota levantada (750 litros com os bancos traseiros rebatidos) e 280 litros com a capota recolhida.

No que se refere às motorizações, destaque para o novo motor a gasolina 1.6 turbo SIDI  (Spark Ignition Direct Injection) com injecção directa, de 170cv e um binário máximo de 260 Nm (280 Nm com overboost) logo às 1650 rpm. O SIDI é estreado no Cascada, mas em breve estará disponível noutros modelos Opel. Em relação ao anterior 1.6, a marca reclama uma redução de 20% no consumo e um aumento de 22% no torque.

Todos os motores vêm associados a um sistema Start & Stop, de paragem e arranque automáticos, e a uma caixa manual de seis velocidades. Em opção, para os 1.6 turbo de 170cv a gasolina e 2.0 CDTI de 165cv há uma caixa automática de seis relações.

Ainda não está completamente definido o que será equipamento de série ou opcional, mas a lista é vasta, incluindo barras anticapotamento, airbags frontais e laterais à frente, capot e pára-choques dianteiro com protecção da cabeça e das pernas dos peões, sistema de iluminação inteligente AFL+ da Opel, luzes diurnas e traseiras em LED, a 2.ª geração do Opel Eye (que inclui reconhecimento de sinais de trânsito ou alerta de colisão dianteira), extensores dos apoios dos cintos de segurança dianteiros para facilitar a sua colocação, sensores de estacionamento com câmara retrovisora, estacionamento automático, alerta de ângulo morto, sistema Easy Entry de acesso aos bancos traseiros, auxílio ao arranque em subida, travão de estacionamento eléctrico, jantes de liga leve de 17’’ a 20’’ e vários sistemas de info-entretenimento.

 

FICHA TÉCNICA
 
Motorizações Veloc. Máx. Cons. Médio   Emissões CO2     Preço
Gasolina
1.4 Turbo Ecoflex (140cv) 207 km/h 6,3 l/100km 148 g/km aprox. 32.000€
1.6 SIDI Turbo (170cv) 222 km/h 6,3 l/100km 148 g/km a definir
Gasóleo
2.0 CTDI Ecoflex (165cv) 218 km/h 5,2 l/100km 138 g/km a definir
2.0 Biturbo CTDI Ecoflex (195cv) 230 km/h 5,2 l/100km 138 g/km a definir*
* Lançamento em Setembro
--%>