Fugas - Motores

Nascido para ser descapotável

Por João Palma

A Opel volta a ter um descapotável de capota de lona após o Astra Cabrio ter sido descontinuado. Com uma importante diferença: o Cascada, que estreia um novo motor a gasolina, foi concebido de raiz e não chega como um derivado de um modelo existente.

O Opel Cascada é um descapotável médio de quatro lugares com capota em tecido, na tradição dos cabriolets clássicos. E, ao contrário de outros modelos da marca alemã, como os Astra Cabrio e Twin Top, o Cascada foi construído de propósito para ser um descapotável.

Com preço estimado a partir dos 32.000€, será lançado em finais de Maio e chega com três diferentes motorizações: duas a gasolina, 1.4 Turbo de 140cv e o novo 1.6 SIDI Turbo de 170cv; e uma a gasóleo, o 2.0 CDTI de 165cv. Mais tarde, provavelmente no fim do Verão, surgirá a quarta motorização com o 2.0 Biturbo CDTI de 195cv.

Apesar de estar inserido, no que se refere a preço, no subsegmento dos descapotáveis médios compactos, como os Volkswagen Golf Cabrio, Renault Mégane CC ou Peugeot 308 CC, pelas suas características, equipamento e tecnologia pretende ser uma alternativa a descapotáveis premium compactos, como os BMW série 1 Cabrio e Audi A3 Cabrio ou até a versões de entrada dos BMW série 3 e Audi A5.

O veículo, de 4,70m de comprimento, tem uma carroçaria específica concebida de raiz, mais rígida e com maior resistência à torção (+41%) e à flexão (+27%) que a do Astra Twin Top. Está dotado da mesma suspensão dianteira HiPerStrut do Opel Insignia OPC, do sistema adaptativo de chassis FlexRide e de suspensão pilotada. A rigidez dinâmica também proporciona maior resistência às vibrações e ressonância em andamento.

Como qualquer descapotável clássico, o Cascada apresenta-se vocacionado para passeios tranquilos a céu aberto, a desfrutar a paisagem. No entanto, os responsáveis da Opel afirmam que este é um carro de quatro lugares para as quatro estações e, na apresentação internacional, que decorreu em Nice, sendo forçados pelas condições meteorológicas a circular com a capota levantada, foi possível observar que o isolamento térmico e acústico destecabriolet é comparável ao de um veículo com o tejadilho integrado na carroçaria.

Desenhado e desenvolvido na Alemanha, o Cascada é produzido na fábrica da Opel em Gliwice, na Polónia. Embora possua o ADN estilístico da marca alemã, nomeadamente na grelha frontal e nas ópticas, tem um design próprio e o visual de um descapotável clássico, com linhas fluidas e suaves. A capota abre-se e fecha-se em 17 segundos, a velocidades até 50 km/h; também pode ser accionada por comando à distância. Em opção, propõe-se uma capota acústica, com isolamento, ainda mais eficaz. Concebido para condução a céu aberto, mantém o equilíbrio e elegância de linhas com a capota fechada, com o perfil de um coupé.

No interior, sentam-se quatro pessoas com comodidade, em bancos ergonómicos de couro reflector de calor, ventilados e aquecidos — aliás, os materiais e acabamentos do Cascada dão-lhe atributos de um veículo de segmento superior. A mala tem 380 litros com a capota levantada (750 litros com os bancos traseiros rebatidos) e 280 litros com a capota recolhida.

No que se refere às motorizações, destaque para o novo motor a gasolina 1.6 turbo SIDI  (Spark Ignition Direct Injection) com injecção directa, de 170cv e um binário máximo de 260 Nm (280 Nm com overboost) logo às 1650 rpm. O SIDI é estreado no Cascada, mas em breve estará disponível noutros modelos Opel. Em relação ao anterior 1.6, a marca reclama uma redução de 20% no consumo e um aumento de 22% no torque.

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