O Seat Léon SC é a variante de três portas do veículo do segmento C da marca espanhola do grupo Volkswagen, cuja 3.ª geração foi posta à venda em Fevereiro, na versão de cinco portas. Desde a 1.ª geração do Léon, de 1999, até ao presente, este modelo sempre teve uma única configuração — a de um familiar compacto de cinco portas. Com a chegada do Léon SC, a 17 de Maio, e mais para o final de 2013 de uma carrinha (Léon ST), o nome Léon passa a designar uma família, englobando várias carroçarias.
Com esta versão, com um visual mais desportivo, amplia-se o leque de potenciais clientes, mas, considerando as especificidades do mercado português, será decerto a carrinha que irá suscitar mais atenções. Outro trunfo do Léon é a grande variedade de motorizações — cinco a gasolina e qautro a gasóleo, com potências que vão dos 85cv aos 184cv — e os três níveis de equipamento, Reference, Style e FR (mais desportivo e só para as versões mais potentes). Em suma, quando a gama se completar, com a carrinha, haverá versões para todos preços e gostos.
No caso do Léon SC, o mais acessível é o 1.2 TSI de 85cv, que custa 18.500€, mas a marca ainda não tem um preço definido para a motorização que se prevê que irá ser a mais procurada: o 1.6 TDI de 105cv.
Embora seja o mesmo carro, com idênticas motorizações e caixas de velocidades, há diferenças no visual e nas dimensões entre as versões de três e de cinco portas. Assim, o Léon SC é 35mm mais curto e 13mm mais baixo que o Léon de cinco portas, pesando ainda menos 20kg, o que o torna um dos modelos mais leves do seu segmento, com repercussões na agilidade e dinamismo de condução.
O menor peso, dinamismo e estabilidade de condução também se deve à nova plataforma modular MQB estreada no Golf, que de futuro irá ser a base de muitos modelos de várias marcas do grupo Volkswagen. Entre elas, a Seat sempre se distinguiu pelo design e características desportivas de muitos dos seus modelos e a versão de três portas do Léon, com o vidro traseiro mais inclinado, acentua esses atributos face à carroçaria de cinco portas. Apesar disso e da redução exterior do tamanho do SC, por dentro os cinco ocupantes desfrutam do mesmo espaço e a mala tem os mesmos 380 litros de capacidade da variante de cinco portas.
Os motores já são usados noutros modelos do grupo Volkswagen e o mesmo sucede com as caixas, que, consoante as motorizações, podem ser manuais de cinco ou seis velocidades ou, em opção, automáticas DSG de dupla embraiagem de seis ou sete relações.
Há, no entanto, pormenores que distinguem este modelo, como faróis integrais em LED, o sistema Seat Easy Connect de info-entretenimento com ecrã táctil ou o Seat Drive Profile (de série no nível FR), que permite ao condutor configurar segundo quatro programas — Eco, Confort, Sport e Individual — a assistência à direcção e a resposta do motor e da transmissão DSG. A luz ambiente interior também se altera em função do modo de condução: branca, em Eco, Confort e Individual e vermelha em Sport. Entre os vários opcionais, referência para os sistemas de iluminação adaptativa, de aviso de saída involuntária de faixa de rodagem e de detecção de sonolência.