Fugas - Motores

Opel com novos motores e novas caixas

Por João Palma

A Opel iniciou uma vasta renovação das suas gamas de motores e de caixas de velocidades. Até 2016, o fabricante alemão vai lançar três novas famílias de motores, num total de 13 novos propulsores mais pequenos, mas mais potentes e económicos, que renovarão em 80% a gama Opel. No mesmo período, irá também disponibilizar novas ou renovadas caixas manuais e automáticas.

 

Nos motores a gasolina, o primeiro a ser lançado é o 1.6 turbo SIDI (Spark Ignition Direct Injection) com injecção directa, que, na versão Eco Turbo de 170cv e um binário máximo de 260 Nm (280 Nm com overboost) logo às 1650 rpm, se estreia no Cascada – mas em breve estará disponível noutros modelos da Opel. O mesmo motor também terá uma versão Performance Turbo com 200cv e um binário de 300 Nm. Em relação ao anterior 1.6, a marca reclama uma redução de 13% no consumo e um aumento de 30% no binário e na potência.

Quanto a propulsores a gasóleo, a primeira novidade é o 1.6 CDTI turbodiesel com 136cv e 320 Nm de binário, apresentado no último Salão de Genebra e que, a partir de Maio, vai estar disponível no Zafira Tourer. A sua utilização estender-se-á a outros modelos da Opel, substituindo o actual 1.7 CDTI e as versões menos potentes do 2.0 CDTI. Com médias anunciadas de 4,1 l/100km de consumo e 109 g/km de emissões de CO2, tem mais 4,6% de potência e 6,6% de binário que o actual 1.7 e, comparado com as versões do 2.0 com potência equivalente, tem uma redução de até 10% nos consumos. O novo 1.6 CDTI já cumpre a norma de emissões Euro 6.

As caixas manuais de 5 e de 6 velocidades para motores dos modelos Adam, Corsa, Meriva, Mokka, Astra e Insignia com binário superior a 130Nm foram modificadas para obter maior facilidade de operação e qualidade de tacto. Para modelos pequenos e subcompactos com motores com binário até 235 Nm, a Opel criou uma nova caixa manual de 6 velocidades, mais leve e mais fácil de operar.

Vai haver também uma nova caixa manual robotizada de 5 velocidades, com comando sequencial e sistema Start&Stop, que estará disponível no Adam e no Corsa. Num prazo mais longo, a actual caixa automática de 6 relações da Opel, recentemente renovada, terá como sucessora uma caixa de 8 relações que permitirá uma economia de mais de 3% nos consumos.

 

--%>