Fugas - Motores

  • Enric Vives-Rubio
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Um familiar muito prático

Por João Palma

Se há um veículo em que o nome não corresponde às suas características, esse é o Skoda Rapid: não, não é um desportivo, mas sim um funcional e espaçoso meio de transporte familiar. Seria mais apropriado chamar-lhe Practic.

A Skoda resolveu designar por Rapid o seu novo veículo de entrada no segmento dos familiares compactos (posiciona-se entre o utilitário Fabia e o Octavia, do patamar superior do segmento C). O Rapid original fabricou-se de 1935 até 1947. Depois, entre 1984 e 1990, o nome foi usado num coupé de tracção traseira. Por fim, em 2011, uma versão do Volkswagen Vento, construída na Índia, foi denominada Rapid.

Ao contrário do que o nome possa sugerir, este novo modelo, irmão gémeo do Toledo (são ambos construídos na mesma fábrica da Skoda, sobre o chassis alongado do Volkswagen Polo), não é um desportivo mas sim uma funcional e espaçosa berlina familiar de três volumes, um veículo low-cost na acepção positiva da palavra. Com a tecnologia e know-how do grupo Volkswagen, em que a marca checa se insere, por preços a partir de 16.650€ (14.950€ no lançamento) é proposto um veículo espaçoso, que pode transportar cinco ocupantes e é dotado de uma mala com 550 litros (1490 litros com os bancos rebatidos), que em veículos do seu segmento e de dimensões similares só é igualada precisamente pela do Toledo.

A Fugas conduziu a versão mais cara do Skoda Rapid, dotada do motor 1.6 TDI de 105cv a gasóleo do grupo Volkswagen e nível de equipamento de topo, Elegance, que tem um preço oficial de 25.000€, mas que no lançamento custa 23.200€. Com este motor, a versão de entrada, Active, custa 22.100€ (19.900€, no lançamento).

Low-cost” na aquisição, “low-cost” nos consumos: com uma média anunciada de 3,9 l/100km, em 400km obtivemos uma média de 6,0 l/100km, mas é de notar que, além de estrada e auto-estrada, cerca de 30% de condução foi em cidade e também apanhámos um engarrafamento em que levámos bem mais de uma hora a percorrer cerca de 5km (antes disso, o computador de bordo indicava uma média de 4,8 l/100km). Para a economia de consumos também contribuem o sistema Start & Stop de paragem e arranque automáticos do motor e o indicador de mudança de velocidade no ecrã do computador de bordo.

O motor é conhecido de outros modelos do grupo Volkswagen e a caixa manual de cinco velocidades também (entre outros veículos é usada no Golf), estando adequados às características do veículo, para proporcionar uma condução sem grandes alardes em termos de performance, mas com potência suficiente para não requerer grande uso da alavanca de mudanças.

Em termos de design, o Rapid tem um visual algo conservador que não suscita grande entusiasmo, até porque a sua silhueta de três volumes não colhe as preferências dos portugueses, que preferem as carrinhas. Mas, acedendo ao interior do carro, as primeiras impressões alteram-se “RAPIDamente”.

Esqueçam-se os preconceitos relativamente ao emblema que ostenta e ao tipo de carroçaria e veja-se este carro de um modo racional. Por dentro tem mais espaço para cinco pessoas que muitos veículos de segmentos superiores. Apesar das linhas mergulhantes do seu tejadilho, a capacidade da mala, de formato regular, é superior à da das carrinhas do mesmo segmento. O portão traseiro de grandes dimensões, cujas dobradiças estão no tejadilho, proporciona fácil acesso e, além de os bancos traseiros serem rebatíveis, nas costas do lugar do meio pode-se abrir um espaço para transportar objectos mais compridos. Em resumo, o Rapid é uma carrinha em forma de berlina, com motor e soluções mecânicas do grupo Volkswagen.

Racional é o adjectivo adequado para caracterizar este modelo, que integra soluções simples para facilitar a vida aos seus ocupantes. Acresce que é um carro que, mesmo para quem o conduz pela primeira vez, não coloca dificuldades, face à simplicidade e funcionalidade da sua instrumentação. Com o nível de equipamento superior, Elegance, em termos de conforto e vida a bordo, tem o que é necessário. Pode não ter sensores de chuva e de luminosidade, mas os sensores de estacionamento com aviso sonoro e com o ícone apresentado no ecrã central do tablier têm a mesma funcionalidade de uma câmara de estacionamento traseira. Os materiais usados no habitáculo são duros, mas os acabamentos são bons, não se notando ruídos parasitas quando se circula em pisos irregulares.

No que se refere à segurança, as cinco estrelas conquistadas em testes recentes do Euro NCAP, com 94% na protecção dos ocupantes adultos, 80% nas crianças, 69% na protecção dos peões e 71% nos dispositivos auxiliares de segurança, são um atestado da fiabilidade deste veículo, que não tem luxos, mas é muito funcional, sendo económico nos consumos e com um preço acessível.

Ideias simples mas úteis...

Segundo a Skoda, o Rapid “apresenta 19 soluções simplesmente geniais” para facilitar a vida aos seus utilizadores. São pequenas ideias que não implicam um grande investimento da parte do construtor, mas que efectivamente funcionam. É o caso do tapete reversível no fundo da ampla bagageira — tecido de uma face e borracha de outra, facilmente lavável, para transportar objectos que podem sujar a mala. Um clip no para-brisas para colocar talões de estacionamento ou de portagens, um compartimento especial para o colete de emergência, ganchos na mala, redes e espaços de arrumação são outras das “19 soluções”.

…e uma para complicar

Levante-se o fundo da mala (de formato regular e que é uma referência em termos de capacidade). Por baixo, encontra-se um amplo espaço circular para o pneu sobressalente que quase poderia alojar uma roda de camião (passe o exagero…). E o que se vê? Um kit de “reparação” de pneus. Porquê? “Para poupar espaço e peso”, como alegam as marcas? Espaço não falta e não são mais 10-12kg que comprometem os consumos. O kit só é útil em pequenos furos e, depois de usado, há que recarregá-lo e substituir o pneu furado, que fica inutilizado e não é susceptível de remendar, por um novo. Esta é uma “solução” que certamente não se inclui nas tais “19 simplesmente geniais”… Vá lá que a marca propõe, em opção e por 55€, um pneu sobressalente — essa sim, uma solução que se recomenda.

 

 

Não é preciso tirar um curso

Ao contrário de certos carros, em que o painel de instrumentos parece o do cockpit de um grande avião e é preciso ler atentamente o manual de instruções, quem se senta pela primeira vez ao volante do Skoda Rapid apreende em poucos segundos o funcionamento da instrumentação e da sua leitura, inclusive os dos comandos no volante. E tem tudo o que é essencial: entre outras coisas, rádio/CD com tomada Aux-in, conexão ao telemóvel (também por comando de voz), climatizador, computador de bordo e sensores de estacionamento traseiro que complementam os sinais sonoros com indicação visual no ecrã do rádio/CD. Um pormenor muito útil é o facto de, quando se engrena a marcha-atrás, além de o ícone do carro substituir no ecrã a visualização do rádio, o som deste é cortado para melhor audição dos sinais sonoros de ajuda ao estacionamento.

 

Uma questão de emblema

Os portugueses ainda dão importância ao emblema que os veículos ostentam, mas o facto é que Audi, Volkswagen, Seat e Skoda são várias faces da mesma realidade, com motores, mecânicas e chassis comuns: o motor 1.6 TDI é usado por todas essas marcas; a caixa manual de cinco velocidades do Rapid 1.6 TDI Green Tec é a mesma de, por exemplo, a do Golf 1.6 TDI Blue Motion. No capítulo da segurança, o Rapid obteve o máximo de cinco estrelas em testes efectuados em 2012 pelo Euro NCAP. O Rapid poderá ficar a perder no design e na qualidade dos materiais usados no habitáculo (embora os acabamentos sejam bons). Mas será que vale a pena despender alguns milhares de euros extras pelo “embrulho” e pelo emblema, se o “miolo” é idêntico?

 

Ficha técnica

 

Mecânica

Cilindrada:1598cc
Potência: 105cv às 4400 rpm
Binário:250 Nm às 1500-2500 rpm
Cilindros:4 cilindros em linha
Válvulas:4 por cilindro
Combustível:Gasóleo
Alimentação:Injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção:Dianteira
Caixa:Manual de 5 velocidades
Suspensão:Tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora à frente; eixo de torção com molas helicoidais atrás
Direcção:Pinhão e cremalheira, com assistência electro-hidráulica
Diâmetro de viragem:10,2m
Travões:Discos ventilados (288mm) à frente; discos sólidos (230mm) atrás

Dimensões

Comprimento:4483mm
Largura: 1706mm
Altura: 1461mm
Peso: 1265 kg
Pneus:215/45 R16. Kit de reparação de pneus
Capac. depósito:55 litros
Capac. mala:550 litros (1490 litros com bancos traseiros rebatidos)

Prestações*

Velocidade máxima:190 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h:10,4s
Consumo misto: 3,9 litros/100 km
Emissões de CO2:106 g/km
* Dados do construtor
Preço: 25.000€(preço de lançamento, 23.200€)

Equipamento

Segurança

ABS:Sim
Airbagsdianteiros:Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbagsde cortina:Sim
Airbagde joelhos para o condutor:Não
Aviso de colocação dos cintos de segurança: Sim
Controlo electrónico de estabilidade (ESP):Sim
Assistência ao arranque em subida:Opção incluída no pacote ESC Plus (140€)
Função Start/Stop:Sim
Indicador de pressão dos pneus: Não
Travão de estacionamento eléctrico:Não
 

Vida a bordo

Vidros eléctricos:Sim

Vidros escurecidos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância:Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente:Não
Ar condicionado:Sim, automático
Abertura do depósito no interior: Não
Abertura da mala no interior:Sim, com o comando
Bancos em pele:Não
Fixações Isofix:Sim
Jantes em liga leve:Sim, 16’’
Rádio/CD com MP3:Sim
Conexão Bluetooth:Sim
Conexões iPod/iPhone: Sim
Comandos no volante: Sim
Volante em pele:Sim
Volante regulável em altura:Sim
Volante regulável em profundidade:Sim
Computador de bordo:Sim
Alarme: Sim
Navegação por GPS: Opção (650€)
Regulador/limitador de velocidade:Sim
Sensores de luz e de chuva: Não
Sensores de estacionamento traseiros:Sim
Faróis de nevoeiro dianteiros:Sim
Luzes de dia: Sim
Faróis de xénon:Não

 

 

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