Fugas - Motores

Miguel Manso

Grande, espaçosa e com potência a condizer

Por Carla B. Ribeiro

Cento e vinte e oito cavalos de potência num bloco diesel de 1.6 para levar a bom porto cerca de 1500 quilos, cinco passageiros e bagagem a granel. Assim, de repente, pode até dar a sensação de que é muito peso junto para tal potência. Mas, ao contrário do mano de 1.4 com 90cv, esta versão da Sportswagon do cee'd poucas vezes se põe a molengar, mostrando eficácia no rolamento.

Principalmente em longas viagens. É que não se cansa. Nem deixa ninguém cansado. Os estofos, que, sublinhe-se, beneficiaram de uma agradável melhoria, continuam a não ser os mais confortáveis, mas a posição de condução foi aprimorada e a inclusão do reforço lombar ajustável, tanto para condutor como para quem segue ao lado, é de louvar.

Mas não é apenas quem segue à frente que se sente satisfeito. No banco traseiro, e embora dois viajem muito mais confortáveis, três cabem sem nenhuma ginástica especial. E se envolver cadeirinhas de crianças, embora no caso já se tenha de recorrer a elaborados exercícios para prender e encaixar assentos infantis, a verdade é que três crianças viajam sem que tenham de ir coladas — o que, quem tem miúdos pequenos bem o sabe, o torna um aliado à paz e (quase) sossego ao longo de quilómetros e quilómetros.

Passageiros bem instalados, chega altura de arrumar bagagem. E neste ponto o cee’d está mais do que apto para se bater por um lugar entre os melhores do seu segmento. Com capacidade para 528 litros, tal como a versão de menor cilindrada, é maior que a da Ford Focus ou da Grand Tour da Renault, mas ligeiramente menor que a do Skoda Octavia, embora em relação a esta equilibre valores com bancos rebatidos, atingindo os 1642 litros. Dispõe ainda de uma separação no chão do porta-bagagem que esconde amplas caixas de arrumação, o que permite arrumar pequenos objectos sem os ter a “passear” de um lado para o outro.

Depois, é seguir viagem: em cidade porta-se bem e de forma despachada, facto que é apoiado pela possibilidade de alterar o modo da direcção para Confortável, tornando-a levezinha e até um pouco bailarina como às vezes até dá jeito entre as filas de trânsito. O arranque é eficiente e o manuseamento da caixa é mais suave do que aparenta ser ao primeiro contacto, mas a sua força só se deixa sentir a partir das 1900 rpm, tornando-o menos atraente no andamento urbano e revelando por vezes dificuldade em algumas recuperações.

Tanto em estrada como em auto-estrada, com a ajuda da direcção em modo Desportiva, a conversa muda de figura. A precisão é um forte trunfo, sobretudo em curva e contracurva, e o torque de 260 Nm, disponível até às 2750rpm, é suficiente para se ter uma viagem sem percalços. Sobretudo à carteira (mesmo que não se tenha conseguido os 4,4 litros/100 km anunciados) desde que se mantenha o ponteiro dentro dos limites legais da velocidade (e aqui o cruise control pode dar uma ajudinha) consegue-se um consumo à volta dos 5,5 litros.

A condução é, por tudo isto, muito fácil. E para o condutor não é complicado fazer mais três ou quatro coisas ao mesmo tempo. Até porque a Kia conseguiu arrumar bem a consola – ao contrário, por exemplo, do que acontece com o volante que surge com uma miríade de botõezinhos para a esquerda e para a direita. Vira-se à direita e sintoniza-se rádio, sobe-se a colina e põe-se o telemóvel a carregar ou descarrega-se músicas via USB, pára-se num semáforo e emparelha-se o telefone.

Não é demais relembrar ainda que, tal como acontece em qualquer outra motorização do cee’d, ao nível do equipamento de segurança esta Sportswagon pode gabar-se de estar entre as mais bem apetrechadas: inclui ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, travões de distribuição electrónica, controlo de estabilidade… Um rol de mecanismos que lhe garantiu as cinco estrelas do Euro NCAP (o organismo independente que avalia a segurança dos veículos automóveis comercializados na Europa), com 89% na protecção de ocupantes adultos, 88% nas crianças, 61% nos transeuntes e 86% nos dispositivos auxiliares de segurança.

Mais coisas que partilha com a versão de 1400cc: estética, funcionalidade e a conhecida garantia de sete anos. Coisas que ficam aquém da versão menos potente: o barulho, que até sendo bastante discreto não é comparável ao silêncio do bloco diesel de 1.4, e, claro, o preço: custa 26.790€, mais dois mil euros do que o 1.4.

 

Arejado
Pode tornar-se, para quem segue atrás, uma das grandes mais-valias: um tecto de abrir, como opcional de 950€, que deixa entrar o fresquinho sem que se sinta o vendaval proporcionado pelas janelas dianteiras abertas nem o incómodo do barulho que muitas vezes chega dos vidros traseiros para baixo. Além do mais, o facto de abrir o vidro só pela metade não deixa que, nos dias quentes, o sol se torne um aborrecimento. E, quando está mais frio, pode-se sempre abrir apenas a protecção forrada do tecto, deixando o vidro fechado mas alargando as vistas.

 

Conectado
Não será nenhuma inovação estrondosa: inclusão de isqueiro, entrada USB e tomada de 12v. Mas, não só é de valorizar o facto de a Kia equipar esta versão carrinha com uma série de funcionalidades de entretenimento – inclui ainda ligação por Bluetooth, por exemplo – como as colocar todas de forma a serem muito fácil de usar e (quase) sem tirar os olhos da estrada. No que diz respeito à comodidade do condutor, ainda bases para copos, na consola que divide os lugares dianteiros e encosto para o braço que esconde arrumação.

 

Espaçoso
Atrás, dois vão à larga – e até têm direito a uma pequena divisória a meio, que se retira do encosto, com bases para copos. Mas três não se esmagam e quem segue a meio nem tem de lidar com o incomodativo ressalto no chão. Para as pernas e pés há espaço de sobra, mesmo que sigam à frente pessoas altas que necessitem de arrastar os bancos para trás. Nas portas traseiras, espaço para a tralha do costume e ainda para uma garrafa. Nas costas dos bancos dianteiros, bolsa para livros e revistas.

 

E os sensores?
Não é que sofra de falta de visibilidade: o vidro traseiro é cortado de forma a se poder ter uma boa visibilidade e os espelhos retrovisores cumprem bem as funções para as quais foram projectados. Mas, num carro com 4,5m e que inclui por exemplo luzes que funcionam a par da direcção (algo que se torna muito útil em condução nocturna de curva e contracurva), já se justificava a inclusão de sensores de estacionamento de série, sobretudo sensores traseiros. A funcionalidade existe, mas tem de ser adquirida num pacote que inclui ainda navegador e câmara por mais 1250€.

 

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada:1582cc
Potência:128cv às 4000 rpm
Binário: 260 Nm entre 1900 e 2750 rpm
Cilindros: 4 / Válvulas: 16
Alimentação: Diesel, com sistema de injecção Common Rail
Tracção:Dianteira
Caixa: Manual, de 6 velocidades
Suspensão: à frente, tipo Mcpherson com molas helicoidais e amortecedores a gás; atrás, multilink com molas helicoidais e amortecedores a gás
Direcção:Eléctrica assistida
Travões:Discos ventilados, à frente; discos, atrás

Dimensões

Comprimento: 450,5cm
Largura: 178cm
Altura: 148,5cm
Distância entre eixos: 265cm
Peso: 1420kg
Pneus: 225/45R17 LL
Capac. depósito: 53 litros
Capac. mala: 528l
 

Prestações*

Veloc. máxima: 193 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,2s
Consumo misto: 4,4 litros/100km
Emissões CO2: 116 g/km
* Dados do construtor

Preço: 26.790€ (versão ensaiada: 28.030€)


EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim
ESP (controlo electrónico de estabilidade):Sim
EBD (distribuição electrónica da travagem):Sim
Airbags dianteiros: Sim (opção off para passageiro)
Airbags laterais:Sim
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças atrás: Não (preparado)
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim
Assistente ao arranque em subida:Sim

Vida a Bordo

Vidros eléctricos: Sim (à frente e atrás)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Direcção assistida: Sim
Retrovisores eléctricos: Sim
Retrovisores aquecidos: Sim
Retrovisores rebatíveis: Sim
Ar condicionado: Sim (Dual zone / ventilação traseira)
Faróis de nevoeiro: Sim
Jantes especiais: Sim (17’’)
Rádio: Sim (com leitores CD e MP3, ligação iPod e entradas USB e Aux)
Ligação Bluetooth: Sim (sistema mãos-livres com reconhecimento de voz)
Computador de bordo: Sim (com indicação de mudança de velocidades)
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Volante com comandos: Sim
Banco regulável em altura: Sim (condutor e passageiro)
Banco regulável zona lombar: Sim (condutor e passageiro)
Travão de mão eléctrico: Sim
Sistema Idle Stop & Go: Sim
Alarme: Sim
Cruise control: Sim
Sensores de chuva: Sim
Sensores de luminosidade: Sim
Tecto panorâmico: Sim (Opção, 950€)

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