Fugas - Motores

James Blonde, ordem para acelerar

Por João Palma

Agrupadas em três ambientes, são mais de 61 mil as combinações para personalizar o Adam.

A  designação dada aos dois tons da pintura do Opel Adam 1.4 Slam de 100cv que conduzimos é I’ll Be Black (preto brilhante, no tejadilho) e James Blonde (amarelo, no corpo), o que se poderia interpretar como “ordem para acelerar”. E, sim! Com 100cv podemos acelerar nesta versão mais potente deste citadino premium… “ma non troppo”. É que, apesar do seu visual, com uma velocidade máxima de 185 km/h e aceleração dos 0 aos 100 km/h em 11,5s, este pequeno veículo não é um verdadeiro desportivo.

Ainda assim, tendo em consideração que este Adam é mais um modelo de charme que um tigre do asfalto, não há grandes razões de queixa quanto às suas performances com o motor 1.4. É vivo nas ultrapassagens, recupera bem e não se atemoriza face a subidas mais inclinadas. No entanto, na condução em estrada sente-se a falta de uma sexta velocidade, que seria mais adequada para aproveitar melhor os 100cv de potência do propulsor que a caixa manual de 5 velocidades com que chega equipado.

Despachando-se bem em estrada e auto-estrada, onde até se porta melhor em curva que em recta devido a alguma sensibilidade a ventos laterais, é na cidade que o pequeno Adam está como peixe na água. Os 3,70m de comprimento e 1,72m de largura, aliados a um diâmetro de viragem de 9,8m, fazem com se consiga esgueirar pelas vielas mais estreitas e sinuosas. O modo City, que torna mais leve a assistência à direcção, também ajuda. Adicione-se um sistema Start & Stop de paragem e arranque automáticos do motor de comportamento irrepreensível e o pack opcional Park Assist (580€, inclui sensores de ângulo morto nos retrovisores exteriores e de estacionamento dianteiro e traseiro com visualização gráfica num ecrã táctil policromático de 7” no centro do tablier) e temos o necessário para uma fácil condução urbana.

Existe, porém, uma serpente no paraíso: os consumos. Há sempre uma diferença para mais entre os consumos anunciados pelas marcas e a realidade, mas numa condução sem exageros obtivemos uma média de 7,6 l/100km, longe da média oficial de 5,1 l/100km. Isto apesar de o Adam vir dotado de tecnologia Eco Flex, com função Eco Drive, que monitoriza e informa o condutor sobre os consumos, indicando ainda o momento ideal para se engrenar uma mudança.

Não se distinguindo em termos de performances, consumos ou até habitabilidade (bastante reduzida atrás e com uma mala de apenas 170 litros), há um ponto onde o Adam marca a diferença: a capacidade quase infinita de o individualizar. Em vez de níveis de equipamento, tem estilos: Jam (prático e jovial), Glam (elegante) e Slam (desportivo). E se há um veículo a que alguém possa chamar “o meu carro” é este: mais de 61 mil combinações diferentes de decoração do exterior e cerca de 82 mil no interior podem fazer de cada Adam um caso único.

Este é o primeiro modelo do subsegmento A premium da marca alemã, com o ADN da Opel mas identidade própria e um visual inconfundível, embora tenha ido beber alguma inspiração a outros citadinos premium (o que não é necessariamente negativo).

Por dentro, para além de um design cuidado, e embora existam alguns plásticos duros ao tacto, há pormenores que colocam o Adam num patamar superior, como, no caso do carro que conduzimos: estofos em pele e tecido com as junções pespontadas tal como o volante em couro, os pedais em alumínio e a precisão nos acabamentos.

Sendo um carro para gente jovem — ou de espírito jovem —, vem dotado de sistemas de info-entretenimento e conectividade. Neste capítulo destaque para o Intellink (opção, 250€), que, além de possibilitar o controlo de algumas funções (som, telefone, etc.) e configuração de determinados aspectos do carro, permite emparelhar smartphones e descarregar aplicações como o sistema de navegação BringGo ou o acesso a 70.000 estações de rádio de todo o mundo, transferindo o conteúdo do smartphone para o ecrã táctil de 7’’ e aceitando comandos de voz para efectuar chamadas, aceder a músicas, ouvir, compor ou enviar mensagens, etc. O Adam também pode ser provido de uma docking station para o telemóvel (opção, 90€), que além de o conectar ao sistema de info-entretenimento também o carrega.

Por ser recente, o Opel Adam ainda não foi submetido aos testes de segurança do Euro NCAP, mas, para além do que já foi referido atrás, está dotado de série de diversos dispositivos como ESP com controlo de tracção, de travagem em curva e de distribuição da força de travagem, airbags frontais, laterais à frente e de cortina ou programador de velocidade.

 

Ficha Técnica*

Motor: 4 cil. em linha, 16v, 1398cc, gasolina
Potência: 100cv às 6000rpm
Binário: 130 Nm às 4000 rpm
Veloc. máx: 185 km/h
Aceleração 0/100 km/h: 11,5s
Consumo médio: 5,1 l/100 km
Emissões CO2: 119 g/km
Preço: 16.505€ (unidade ensaiada, 18.325€)

* Dados do construtor

--%>