Fugas - Motores

Chevrolet estreia-se nos SUV compactos

Por João Palma

A Chevrolet reivindica a invenção dos SUV. Agora, com o Trax, estreia-se nos SUV compactos.

O Chevrolet Trax é um Sport Utility Vehicle (SUV) compacto com 4,25m de comprimento, que transporta cinco pessoas e tem uma mala com 358 litros (1370 litros com os bancos rebatidos). Sendo vocacionado para circular em estrada, também tem algumas aptidões para todo-o-terreno de baixa/média dificuldade, em especial nas versões 4x4, sendo dotado, tanto com tracção 4x2 como 4x4, de auxílio ao arranque em subida e controlo de descida. Em Portugal, será lançado em Junho, com preços a partir de 23.990€.

É longa a tradição da Chevrolet nos segmentos de todo-o-terreno, pick-ups e SUV. De tal modo que a marca reclama como seu o primeiro SUV a nível mundial, o Suburban, um veículo de 8 lugares lançado em 1935 que, 12 gerações depois continua a ser fabricado, sendo por isso o automóvel em produção há mais tempo com o mesmo nome. Mas foram precisos 78 anos para a marca lançar o primeiro SUV compacto – o Trax, irmão gémeo do Opel Mokka (Chevrolet e Opel pertencem ao grupo GM).

Com dimensões muito similares, Chevrolet Trax e Opel Mokka partilham estrutura, equipamentos e motores. No caso das motorizações, que são comuns aos 2 modelos, para além do 1.4 Turbo de 140cv a gasolina e do 1.7 de 130cv a gasóleo, há ainda um propulsor 1.6 a gasolina de 115cv, que em Portugal só estará disponível no Opel Mokka. Na versão 1.4 Turbo a gasolina a tracção é integral e a transmissão é automática de 6 relações. Com o motor 1.7 diesel, a tracção pode ser dianteira ou 4x4 e a caixa é manual de 6 velocidades, mas a variante com tracção 4x2 pode vir equipada com a caixa automática de 6 relações. O Trax tem 2 níveis de equipamento: o de entrada, LS, que só está disponível para o 1.7 com tracção dianteira e caixa manual; e LT para todas as outras versões.

Inserido no segmento dos utilitários, subsegmento dos SUV compactos, para além do “irmão” Opel Mokka, com características idênticas, o Chevrolet Trax concorre com modelos como o Nissan Juke, o Renault Captur, o Peugeot 2008 ou o Skoda Yeti. Mas tendo dimensões similares, todos eles diferem uns dos outros em termos de preço, equipamento, habitabilidade, funcionalidade e performances dentro ou fora de estrada.

No caso concreto do Trax, um veículo do segmento B com o visual característico de um SUV, o motor 1.4 Turbo a gasolina tem um funcionamento mais suave que o propulsor a gasóleo, que é algo ruidoso. Além disso, o binário máximo ocorre entre as 1850 e as 4900 rpm, ao passo que o binário máximo do 1.7 diesel só está disponível a partir das 2000rpm até às 2500rpm, o que faz com que, em regimes baixos, seja preciso carregar bem no acelerador para o carro responder. Em compensação, o motor a gasóleo é mais económico nos consumos. Para poupar combustível e reduzir emissões de CO2, todas as motorizações vêm dotadas de sistema Start/Stop e, nas versões com caixa manual, com indicador de mudança de velocidade.

Mesmo no nível de entrada, o Trax está bem equipado para o segmento onde se insere, em particular no que se refere à segurança, com cruise control, airbags frontais, laterais e de cortina, aviso de colocação de cintos à frente e atrás, sensor de pressão dos pneus, alarme, sistema Isofix para fixação de cadeiras de crianças, etc. O Euro NCAP ainda não publicou resultados de testes de segurança ao Trax, mas o Opel Mokka, que partilha a mecânica, a estrutura e os equipamentos de segurança com o SUV da Chevrolet, obteve o máximo de 5 estrelas em 2012, com 96% na protecção de adultos, 90% nas crianças, 67% nos peões e 100% nos dispositivos auxiliares de segurança.

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