Será bem diferente do sDrive 35is que conduzimos recentemente em Munique e que, com 340cv e um torque de 450 Nm das 1300 às 5000 rpm, vai dos 0 aos 100km em 4,8s. Mas o novo sDrive 18i promete ir buscar uma fatia de mercado que até agora via o preço deste roadster como um entrave: o bloco de entrada, 2.0 de 4 cilindros e 156cv, é mais fraco (240 Nm entre as 1250-4400 rpm e uma aceleração dos 0 aos 100km em 7,9s), mas tem um grande trunfo: custa 43.200€, i.e., metade do valor do topo de gama.
Depois, há que ter em conta a poupança nos consumos. Até porque, naturalmente, se anda menos, gasta menos: 6,8 l/100km contra os 9,0 l/100km avançados para o sDrive 35is. E se o objectivo passa também por dar nas vistas, o efeito é o mesmo quer se conduza este roadster na versão de 6 ou 4 cilindros.
O facelift não é radical, mas é transversal a toda a gama, que inclui ainda os sDrive20i de 184cv, sDrive28i de 245cv e sDrive35i de 306cv, e marca a diferença: as ópticas, agora com faróis bixénon e servidas por luzes diurnas em LED, mostram-se tridimensionais e as entradas laterais de ar foram evidenciadas. Já a capota recolhe-se ou ergue-se em 19 segundos, numa operação possível até aos 40km/h.
A esta lista somam-se novas cores para a carroçaria – entre as quais Laranja Valencia, Prata Glaciar ou Cinzento Mineral –, novas jantes (de 17’’ ou 18’’) e revestimento interior em couro (de série nas versões 28i, 35i e 35is). É possível ainda optar por um pacote M Sport em qualquer das versões (no caso do sDrive 35is vem de série), que junta, entre outros itens, jantes de 18’’, suspensão desportiva, maiores entradas de ar laterais, assentos desportivos e volante em pele.
As novidades a sério, porém, chegam com o M6 Gran Coupé, que deverá dar entrada no mercado luso ainda este mês por uns nada modestos 162.000€. A fórmula é simples: a BMW pegou no motor que equipa o M5 – um V8 de 4.4 litros e 560cv que apresenta um torque de 680 Nm entre as 1500 e as 5750rpm – e vestiu-lhe a pele de um série 6 Grand Coupé, mas integrando toda a tecnologia desportiva da família Motorsport.
O resultado é um coupé nas linhas– ainda mais acentuadas pelo uso de um tejadilho em fibra de carbono negro –, e um sedan em espaço (o conforto para dois passageiros traseiros não é sequer beliscado e a mala acomoda 460 litros). Já no desempenho assume-se com uma forte veia desportiva: acelera dos 0 aos 100 nuns impressionantes 4,2s (e dos 0 aos 200 demora 12,7s). A velocidade máxima está limitada electronicamente aos 250km/h, mas pode ser aumentada para 305km/h com um desbloqueador de potência (2043€). Isso, porém, só poderá ser feito após a primeira revisão aos 2000km e implica um curso intensivo de condução na Alemanha (incluído no preço e excluindo transportes).
A fabricante descreve o novo modelo como “uma suprema combinação de alta performance e luxo” e logo após umas voltas é visível que não está a exagerar assim tanto. Além do mais, tudo aqui é personalizável ao mais ínfimo detalhe. Ao contrário do que se passa noutros modelos, em que o modo de condução seleccionado se reflecte em toda a dinâmica do carro, aos M é dada a possibilidade de aliar diferentes modos numa só condução. Por exemplo, uma direcção em modo desportivo a um chassis confortável; uma resposta do motor em Sport + (que desliga o EPS) a uma caixa em modo apenas Sport. Melhor: é possível memorizar dois programas diferentes e alternar entre eles à distância de um botão incrustado no volante.
Do lado de fora, o M6 GC exibe, de série, ópticas adaptativas em LED, uma grelha em forma de rim que, embora se encaixe no design dos restantes modelos, foi concebida especificamente para este carro, largas cavas das rodas que servem jantes de 20’’ e grandes entradas de ar. Na traseira, não passa despercebido o escape de ponteiras duplas.
Note-se ainda que, apesar de este não ser exactamente um carro para olhar para a carteira na altura de abastecer, a BMW dotou-o de um modo de condução, o Low Speed Assistance, que promete tornar os consumos mais eficientes. A média apontada pela marca é de 9,9 l/100km, com emissões de CO2 na ordem dos 232 g/km.
Ficha técnica
Motorizações Veloc. Máx. Cons. Médio Emis. CO2 Preço
Gasolina
BMW M6 Gran Coupé (560cv) 250 km/h* 9,9 l/100km 232 g/km 162.000€
Z4 sDrive18i cx.M(156cv) 221 km/h 6,8 l/100km 159 g/km 43.200€
Z4 sDrive18i cx.A(156cv) 220 km/h 6,8 l/100km 159 g/km 45.629€
Z4 sDrive20i cx.M(184cv) 235 km/h 6,8 l/100km 159 g/km 44.750€
Z4 sDrive20i cx.A(184cv) 232 km/h 6,8 l/100km 159 g/km 47.228€
Z4 sDrive28i cx.M(245cv) 250 km/h** 6,8 l/100km 159 g/km 52.990€
Z4 sDrive28i cx.A(245cv) 250 km/h** 6,8 l/100km 159 g/km 56.268€
Z4 sDrive35i cx.M(306cv) 250 km/h** 9,4 l/100km 219 g/km 75.500€
Z4 sDrive35i cx.A(306cv) 250 km/h** 9,0 l/100km 210 g/km 76.443€
Z4 sDrive35is cx.A(340cv) 250 km/h** 9,0 l/100km 210 g/km 83.000€
*Velocidade limitada electronicamente. Com desbloqueador de potência (2043€) a velocidade máxima é 305 km/h.** Velocidade limitada electronicamente.