+ Qualidade percebida, conforto na condução, performances aceitáveis com economia de consumos
- Preço inflacionado pelo equipamento que é importante mas é pago à parte
O BMW série 1 114d de três portas e cinco lugares é o modelo de entrada dos carros a gasóleo da marca alemã. Dotado de um económico motor 1.6 de 95cv, tem um preço-base de 25.725€. Porém, frise-se que este preço é literalmente de base – na prática, para se ter um veículo minimamente funcional há que gastar mais alguns milhares de euros.
No caso do veículo que conduzimos, dotado da BMW Line Sport e de outros extras, mais 6900€, dos quais 1803€ por este modelo vir dotado com a BMW Line Sport (um modo de condução Sport + extra, jantes de 17’’, volante em pele, uns bancos desportivos e apoio de braço).
Como já foi várias vezes sublinhado pela Fugas, a qualidade percebida (e não só…), a mecânica, os materiais, os acabamentos e o equipamento de todos os veículos do grupo BMW (Mini incluído) são sempre de um nível premium. O pior é o facto de a marca bávara se valer disso para praticar uma política de preços em que o custo-base de qualquer dos seus modelos cobre praticamente apenas bancos, motor, volante e carroçaria: com a honrosa excepção do equipamento de segurança, que é praticamente todo de série (e mesmo nesta área há coisas ridículas, como o aviso sonoro de colocação de cintos do carro que conduzimos ser opção e custar 32€!), quase tudo o mais é pago à parte. Isto é, quem desejar adquirir um modelo do grupo BMW deve sempre contar com alguns milhares de euros a adicionar ao preço anunciado.
Ainda assim, o 114 d com três portas é o mais acessível dos veículos da BMW a gasóleo, mantendo a qualidade de materiais e de acabamentos que é apanágio de uma marca premium.
O motor 1.6 TwinPower Turbo com 95cv surpreende pela competência para deslocar os cerca de 1400kg do carro e até parece que tem mais cavalos do que os atestados pelo livrete, para o que contribui o facto de o binário máximo de 235 Nm ser atingido logo às 1500 rpm. Está acoplado a uma bem escalonada caixa de seis velocidades que, no entanto, é algo dura de manusear, em especial quando se quer engrenar a marcha-atrás. Vem equipado com pneus run flat à prova de furo, dispensando o pneu sobresselente. Mas, devido à sua construção mais rígida, os pneus run flat são menos confortáveis e penalizam os consumos. Ainda assim, os engenheiros da BMW conseguiram que este 114d tenha um bom amortecimento, mesmo nos dois modos de condução mais desportiva e que, simultaneamente, seja muito estável em curva com uma adornagem mínima.
Quanto a consumos, num percurso misto que incluiu alguns quilómetros em estrada de montanha no modo Sport, obtivemos uma média de 5,7 l/100km – isto é, em auto-estrada plana, a 120 km/h, é fácil fazer médias a rondar os 5,0 l/100km. Para a versão-base, com jantes de 16’’, a BMW reclama um consumo médio de 4,1 l/100km. O carro que conduzimos, com jantes de 17’’, tem 4,3 l/100km de média oficial.
Este BMW 114d dispõe de sistemas Start/Stop e de recuperação de energia de travagem para economia de consumos e tem quatro modos de condução, seleccionáveis por um botão na consola central perto da alavanca de mudanças: o regular Comfort, o economizador Eco Pro e os desportivos Sport e, nos carros com a BMW Line Sport, Sport +. A posição de condução é boa, com uns envolventes bancos desportivos e um apoio de braço muito confortável que não interfere com o manuseamento da alavanca de velocidades. E o espaço para os cinco ocupantes, não sendo o melhor do segmento, é aceitável.
Tendo uma política discutível no que se refere ao equipamento de série e ao opcional, o capítulo da segurança é excepção e todos os série 1 da BMW vêm bem equipados: em testes actualizados de 2012 do Euro NCAP, obtiveram o máximo de 5 estrelas, com 91% na protecção de ocupantes adultos, 83% nas crianças, 63% nos peões e 86% nos dispositivos auxiliares de segurança.
Como todos os novos BMW, o 114d beneficia, sem custos adicionais, do BMW Service Inclusive de revisão e assistência, com mudança de óleo e filtros de ar, óleo e combustível, velas de ignição e líquido de travões durante cinco anos ou 100.000km.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Motor
Cilindrada: 1598cc
Potência: 95cv às 4000rpm
Binário: 235 Nm às 1500-2750rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 4 por cilindro
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção: Traseira
Caixa: Manual de 6 velocidades
Suspensão: Tipo McPherson com molas helicoidais à frente; paralelogramo deformável com molas helicoidais atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 10,9m
Pneus: 225/45 R17 W. Runflat
Travões: Discos ventilados à frente; discos sólidos atrás
Dimensões
Comprimento: 4324mm
Largura: 1765mm
Altura: 1421mm
Peso: 1380kg
Capac. depósito: 52 litros
Capac. mala: 360 litros (1200l com bancos traseiros rebatidos)
Prestações*
Velocidade máxima: 185 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 12,2s
Consumo misto: 4,3 litros/100 km
Emissões de CO2: 112 g/km
* Dados do construtor
Preço
25.725€(viatura ensaiada, 32.614€)
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Aviso de colocação dos cintos de segurança: Sim
Controlo electrónico de estabilidade (ESP): Sim
Assistência ao arranque em subida: Não
Indicador de pressão dos pneus: Sim
Travão de estacionamento eléctrico: Não
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim (à frente; traseiros fixos)
Vidros escurecidos: Opção (pack protecção solar, 428€)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Não
Ar condicionado: Sim, manual
Abertura do depósito no interior: Não
Abertura da mala no interior: Sim, com o comando
Bancos em pele: Opção (1676€)
Bancos desportivos: Opção (incluída na Linha Sport, 1803€)
Função Start/Stop: Sim
Fixações Isofix: Sim
Jantes em liga leve: Opção, 17’’ (incluída na Linha Sport)
Rádio/CD com MP3: Opção (incluída no pack Conforto Condução, 1212€)
Conexão Bluetooth: Opção (incluída no pack Conforto Condução)
Conexões iPod/iPhone: Opção (incluída no pack Conforto Condução)
Comandos no volante: Sim
Volante em pele: Opção (incluída na Linha Sport)
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Computador de bordo: Sim
Alarme: Opção (506€)
Navegação por GPS: Opção (938€)
Regulador/limitador de velocidade: Com função de travagem, opção (incluída no pack Conforto Condução)
Sensores de luz e de chuva: Opção (incluída no pack Visibilidade, 443€)
Sensores de estacionamento traseiros: Opção (475€)
Faróis de nevoeiro dianteiros: Opção (incluída no pack Visibilidade)
Luzes de dia: Sim em LED
Faróis de bixénon: Opção (685€)
Tecto de abrir eléctrico: Opção (1034€)
Onde está o pneu?
Sob o fundo da bagageira de 360 litros e com formato regular, proporcionando boa arrumação dos volumes, em vez de um pneu sobresselente ou de um kit de “reparação” (“estragação”?) de pneus, estão as baterias. É que, como já é tradição nos modelos do grupo BMW, este 114d está equipado com pneus run flat, que, mesmo com pressão nula (por furo ou perda de ar), possibilitam a circulação do carro a uma velocidade máxima de 80 km/h durante 80 quilómetros – um ganho de espaço na mala e conforto acrescido para o condutor. Porém, os run flat requerem que os carros estejam preparados para os receber. O futuro será o denominado pneu auto-reparador, que pode ser montado em qualquer carro e tem uma camada selante sob a banda de rodagem que tapa quase instantaneamente qualquer furo.
Não há razão para não poupar
Apesar de boas performances, até mesmo surpreendentes para os 95cv do motor, este BMW 114d está mais centrado na economia de consumos. Tem quatro modos de condução, Comfort (o standard), Sport, Sport+ e ECO PRO. Neste último, a cartografia do motor, bem como a climatização do veículo, são optimizados para poupar combustível. No visor central, atrás do volante é possível ver os quilómetros ganhos na autonomia; um ícone azul de um punho sobre uma alavanca indica quando meter outra mudança; e se a aceleração é excessiva, além de um ponteiro ultrapassar uma faixa azul no visor, aparece outro ícone de um pé sobre um acelerador. No ecrã central do tablier pode-se consultar um gráfico sobre o tipo de condução efectuado.
Um verdadeiro carro para famílias
Em vários modelos da BMW, nomeadamente os desportivos, escasseiam os espaços abertos para colocar objectos como chaves, carteira, telemóvel, etc. Não é o caso deste family friendly 114d: espaços abertos não faltam ao centro, as bolsas nas portas são amplas e sob o apoio de braços central há ainda um compartimento adicional.
Não gosta de andar para trás
Claro que nos habituamos, mas quando se conduz pela primeira vez este carro, se se quer engrenar a marcha-atrás, é normal que em vez disso se engate a primeira. Para se engrenar a marcha-atrás tem que se ser duro com a alavanca das mudanças e dar-lhe uma porrada bem para a esquerda e para a frente. No caso do veículo que conduzimos, com sensores de estacionamento traseiros opcionais, havia uma ajuda importante para evitar enganos: com a marcha-atrás engatada, aparece automaticamente no ecrã central do painel de instrumentos uma representação gráfica do carro com os obstáculos reproduzidos por diferentes cores consoante a proximidade.