Em opção, por mais 1700€, está disponível a caixa automática DSG de dupla embraiagem. E, por mais 1000€, o pacote Performance aumenta os desempenhos do Golf GTI básico.
As variantes desportivas do novo Volkswagen Golf, sejam GTI ou GTD, podem ter três ou cinco portas, medem 4268mm de comprimento, 1799mm de largura e 1442mm de altura. A bagageira tem 380 litros de capacidade que sobe para 1270 litros com os bancos traseiros rebatidos.
En relação à anterior geração, a maior novidade é a inclusão de uma suspensão adaptativa XDS+ que transfere binário para a roda com menor tracção.
A versão-base GTI, a gasolina, usa um motor 2.0 TSI com 220cv e um binário de 350 Nm das 1500rpm às 4400rpm. Com a caixa manual acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,5s e atinge os 246 km/h. Com a mesma caixa e o pacote Performance, a potência aumenta para 230cv, o binário mantém-se, mas a aceleração dos 0 aos 100m km/h faz-se em 6,4s e a velocidade máxima sobe para 250 km/h. De acordo com o fabricante, em ambos os casos o consumo médio é de 6,0 l/100km e as emissões de CO2 137 g/km.
O Volkswagen Golf GTD partilha muito da mecânica e traz o mesmo bloco 2.0 TDI utilizado no Seat Léon 2.0 TDI FR, mas foi “apimentado” para obter melhores performances: 184cv em vez de 150cv, 380 Nm para 320 Nm, velocidade máxima de 230 km/h (215 km/h no Léon FR) e médias de consumos e emissões de 4,2 l/100km e 109 g/km de CO2 que comparam com os 4,1 l/100km e 106 g/km de CO2 do seu “primo” da Seat. Onde a diferença é mais substancial é no preço: o do Seat Léon FR 2.0 TDI custa 32.700€, isto é, cerca de 9500€ menos que o Golf GTD.