O Micra é um dos ícones da Nissan. Por isso, merece tratamento especial e mesmo só se tratando de uma renovação profunda, a marca efectuou uma apresentação estática da nova versão deste utilitário, que estará disponível no Outono.
Pub
A 4.ª geração do Nissan Micra, lançada em 2010, vai sofrer uma grande alteração no visual com introdução de novas tecnologias e equipamentos. O renovado Micra vai estar disponível só a partir de Setembro de 2013, mas sendo um dos modelos emblemáticos da marca japonesa, teve direito a tratamento especial, com uma apresentação estática internacional a preceder o lançamento e a apresentação dinâmica.
A parte mecânica mantém-se: o Micra continua a dispor apenas de 2 motorizações a gasolina (as mais adequadas e as que têm mais procura no segmento B, o dos utilitários): o motor tricilíndrico de 1198cc atmosférico e de injecção indirecta com 80cv e a variante do mesmo bloco com turbocompressor e injecção directa, DIG-S (Direct Injection Gasoline-Supercharged – Injecção Directa a Gasolina-Sobrealimentado), com sistema Start/Stop de paragem e arranque automático do motor com 98cv e médias oficiais de 5,0 l/100km de consumo e 95 g/km de emissões de CO2 (com caixa manual), equivalentes às de um motor a gasóleo de potência similar.
Ambos os motores vêm acoplados a uma caixa manual de 5 velocidades ou, em opção, a uma caixa automática de variação contínua que penaliza as performances e o preço. Outro dos trunfos do Micra que se mantém é o seu reduzido diâmetro de viragem: 9,3m entre passeios.
O exterior, mantendo o ADN da marca e do modelo, foi profundamente modificado: à frente, grelhas com cromados, pára-choques, ópticas, guarda-lamas e o capot conferem-lhe um visual mais dinâmico, que se prolonga atrás nos párachoques, ópticas traseiras com LED e um spoiler. A isto somam-se novas jantes de liga leve de 15’’ e 16’’ e 2 novas cores.
No interior, a consola central é em preto brilhante com moldura cromada e os comandos das portas estão inseridos num painel prateado. O visor da instrumentação atrás do volante foi modificado, não só para o melhorar esteticamente mas para uma mais fácil consulta. Os bancos são novos e os acabamentos estão mais cuidados. Mantêm-se os 3 níveis de equipamento, Visia, Acenta e Tekna. Todos oferecem novas entradas USB e para dispositivos áudio e uma tomada de 12 volts que não havia antes. O Acenta (em opção) e o Tekna (de série) trazem o novo sistema NissanConnect, de navegação e comunicação, com um ecrã táctil de 5,8’’, incluindo tecnologia Google Send-to-Car, que permite planear viagens no computador em casa e enviar a informação para o carro, informação de percursos que economizem combustível, indicação de pontos de interesse, postos de abastecimento com preço do combustível, informações meteorológicas, etc.
O já existente sistema de auxílio ao estacionamento, com medição do espaço disponível para estacionar, foi melhorado e passa a poder-se ajustá-lo de acordo com as capacidades do condutor: amador, normal ou especialista. A partir do nível Acenta é agora possível personalizar o carro com várias opções de puxadores de portas, alavanca de velocidades, entradas de ar, tapetes, etc.