São menos 140 quilos e uma maior aerodinâmica. Consequências directas do facto de o novo C4 Picasso assentar numa nova plataforma, a EMP2 (Efficient Modular Platform 2), que "permitiu concretizar uma ruptura com a geração anterior", notória logo a um primeiro olhar e que será a base de futuros Citroën dos segmentos C e D (e, claro, também de modelos Peugeot).
A repartição do carro está diferente e tal basta para que toda a estética se tenha alterado. Primeiro, as proporções, que lhe dão o tal formato compacto, permitem-lhe assumir o objectivo de "ser líder dos MPV (multi-purpose vehicle)", mas não o inibem "de piscar o olho ao segmento M2". Isto é, apresenta as dimensões de um verdadeiro compacto, com um comprimento de 4,43m, uma largura de 1,83m e uma altura de 1,61m, mas apresenta aquilo que a marca reclama como "uma habitabilidade de referência", com destaque para a capacidade da bagageira de 537 litros (cresceu quase 40 litros face à geração anterior e chega agora, no nível de equipamento máximo, com abertura eléctrica). Mas também pelo facto de o veículo ter sido "muito pensado para os passageiros": no banco traseiro, sentam-se três adultos sem quaisquer dificuldades nem atropelos, beneficiando de cada qual ter o seu próprio assento independente.
Depois, é de observar a nova linguagem de design deste Picasso. De perfil, a frente parece recolhida, quase que cortada à força (em 70mm), o que acentua o seu carácter "compacto". Além disso, todo o olhar luminoso passou a ser delineado por finas luzes diurnas em LED que se prolongam pela carroçaria; os faróis surgem imediatamente abaixo daquelas e as luzes de nevoeiro rematam a nova "assinatura luminosa".
Mas há mais. Também o motor e o piso sofreram um corte na distância ao solo (o primeiro entre 40 e 50mm; o segundo, 20mm) e as vias foram alargadas em 82mm à frente e 31mm atrás. Tudo somado, este MPV traz na sua carta de apresentação atributos como mais "dinâmico", mas também mais "enérgico e denso".
No interior, a marca afiança ter trabalhado no sentido de espaço, materiais e luzes combinarem num ambiente revelador de "um salto em qualidade perceptível", aos quais soma detalhes "de luxo": um assento especial para o navegador com uma extensão que permite apoiar as pernas em longas viagens ou função de massagem em ambos os bancos dianteiros (que podem ser aliadas ao aquecimento dos estofos e que estão disponíveis com o Pack Lounge). A envolvência da dianteira fica completa com um pára-brisas panorâmico (de série) e um tecto em vidro que permite a entrada de luz natural.
O novo C4 é servido por blocos a gasolina e gasóleo, mas por cá apenas os motores a diesel serão comercializados: um 1600 HDI de 90cv com caixa manual de cinco velocidades, outro 1600 com a mesma potência mas e-HDI, o que reduz os consumos médios em 0,4 litros e coloca as emissões numa fasquia abaixo dos 100 g/km. Este último chega com caixa pilotada de seis relações – ambos apresentam um torque de 230 Nm às 1750rpm, mas diferem nas restantes prestações: o primeiro é mais rápido na aceleração; o segundo atinge maior velocidade máxima. Há ainda outro motor que, com a mesma cilindrada, esconde 115cv (com caixa manual de seis velocidades ou com caixa pilotada) e disponibiliza um binário de 270 Nm (285 com overboost) entre as 1750 rpm e as 2500 rpm.
Em termos de segurança, inclui distância temporal entre veículos, apoiada por um radar colocado na frente do veículo (este é ainda essencial na regulação activa de velocidade e no alerta contra o risco de colisão), que permite manter uma distância segura em relação aos carros que circulam à frente. O sistema, funcional entre os 70 e os 150 km/h, compreende distâncias entre carros de 0,5s a três segundos. O C4 traz ainda o aviso de mudança de faixa de rodagem, que alerta o condutor através da vibração do cinto de segurança. Além destes, há cintos de segurança activos, aviso de ângulo morto, de monitorização de pressão nos pneus ou o funcionamento automático dos faróis.
O C4 Picasso entrou no mercado luso no início do mês, a partir de 25.618€, e a marca espera que nesta nova geração este modelo venha a representar uma significativa fatia do mercado. Mesmo após a chegada do Grand Picasso, de sete lugares, o qual se pode esperar para o Outono.
Ficha Técnica
Diesel 1.6 HDi 90cv cxM5: Ac. 0-100 km/h: 12,9s | Vel.Máx.: 173 km/h | Cons. Médio: 4,2 l/100km | Em. CO2: 110 g/km | Preço: 25.618€*
Diesel 1.6 HDi 90cv cxA6: Ac. 0-100 km/h: 13,7s | Vel.Máx.: 175 km/h | Cons. Médio: 3,8 l/100km | Em. CO2: 98 g/km | Preço: 26.418€*
Diesel 1.6 HDi 115cv cxM6: Ac. 0-100 km/h: 11,8s | Vel.Máx.: 189 km/h | Cons. Médio: 4,0 l/100km | Em. CO2: 105 g/km | Preço: 27.118€**
Diesel 1.6 HDi 115cv cxA6: Ac. 0-100 km/h: 12,3 | Vel.Máx.: 189 km/h | Cons. Médio: 4,0 l/100km | Em. CO2: 104 g/km | Preço: 29.218€**
* com equipamento Attraction ** com equipamento Séduction