Fugas - Motores

DR

E o mais antigo veículo do mundo em produção é…

Por João Palma

Eis a pergunta do milhão de dólares! Qual é o mais antigo veículo do mundo ainda em produção? Escusa de procurar pelas estradas lusas. É que a resposta está do outro lado do Atlântico Norte.

Perante tal pergunta, talvez lhe venham à cabeça referências como o Volkswagen Golf. O Fiat 500? Mini? Provavelmente o Porsche 911…

Nada disso. É claro que é o Beetle, mais conhecido em Portugal como “Carocha”, que, mantendo as linhas originais, com várias evoluções ao longo da sua vida, resistiu de 1938 a 2003 e foi substituído pelo novo Beetle, que nasceu em 1998 e durante cinco anos foi fabricado em simultâneo com o original em Puebla (México). Certo?

E-R-R-A-D-O!

Os europeus costumam dizer que, para os americanos, o mundo acaba no rio Grande e tudo o que existe para além é “terra incógnita”. Mas o facto é que os europeus também não são omniscientes e, no que se refere a carros produzidos e vendidos nos EUA, os conhecimentos dos habitantes do Velho Continente não são assim tão profundos… Pois é, quem leva a taça de carro mais antigo é o Chevrolet Suburban, um veículo de 8/9 lugares e cerca de cinco metros de comprimento lançado em 1935 e que, com a mesma designação e 11 gerações depois, continua a ser fabricado nos nossos dias.

O Suburban começou por ser  — e continuou a ser durante grande parte da sua história — um veículo de passageiros construído sobre o chassis de uma pick-up de caixa aberta. A primeira geração, de 1934/35, tinha oito lugares e foi o primeiro SUV de que há memória. Depois, outros fabricantes de automóveis norte-americanos utilizaram o nome “suburban” para designar um tipo de carrinha de passageiros com janelas construído sobre o chassis de um veículo comercial. Casos dos Dodge, Plymouth, Studebaker, Nash e GMC. Mas foram deixando de os fabricar e a General Motors obteve, em 1988, a marca registada exclusiva do nome. Por isso, a mais recente geração do Chevrolet Suburban tem três “irmãos” dentro do grupo GM, comercializados com outras designações: GMC Yukon XL, Cadillac Escalade ESV e VIA Vtrux SUV. Nas 11 gerações, o Chevrolet Suburban manteve sempre as suas características de grande SUV apto a transportar um mínimo de oito pessoas.

Mas então, com todo este longo historial, por que é que o Chevrolet Suburban é praticamente um desconhecido na Europa? Pois é… a expressão only in America assenta como uma luva para caracterizar o que sempre foi um veículo “à grande e à americana”.

A versão 2013 deste Matusalém da indústria automóvel é um mastodonte com 5,70 metros de comprimento, dois metros de largura e dois metros de altura, equipado com um motor 5.3 V8 com 326 ou 320cv e um binário de 472 ou 454 Nm consoante beber E85 (uma mistura de 15% de álcool e 85% de gasolina) ou gasolina. O termo “beber” é aqui usado intencionalmente, pois, segundo o construtor, o consumo médio é de 18 l/100km! E como é sabido que as médias oficiais são sempre inferiores aos consumos reais, o “feliz” possuidor de um Suburban pode seguramente contar com um consumo acima dos 20 litros a cada cem quilómetros.

Isto é, numa viagem do Porto a Lisboa gastaria mais de 120€. Isto só em gasolina. É que, se usasse a auto-estrada, pagaria como classe II…

--%>