Onze meses após o lançamento do Golf VII, em Novembro de 2012, vai chegar em Setembro o Golf Variant VII, a versão carrinha deste modelo, com os mesmos três níveis de equipamento e as mesmas cinco motorizações: duas a gasolina e três a gasóleo. Em relação aos cinco portas equivalentes, a carrinha custa mais 1200€ a 1500€. Mas a maior novidade consiste na nova berlina Golf TDI 1.6 BlueMotion, com 110cv e consumos e emissões que fazem dela uma referência, disponível em Agosto com preços a partir dos 25.300€.
Para a nova berlina Golf TDI 1.6 BlueMotion, a Volkswagen já aceita encomendas e reclama médias de 3,2 l/100km de consumos e 85 g/km de emissões, o que o tornam não só o Golf mais eficiente de sempre no que toca a consumo de combustível, como fazem dele o melhor do segmento, se não o líder absoluto nesse capítulo. Aliás, o único veículo à venda que se pode equiparar ao Golf BlueMotion em consumos é o pequeno Smart Fortwo com motor 0.8 diesel de 54cv. Mas esse é o único ponto comum aos dois veículos, havendo um mundo a separá-los: o que vai de o mais pequeno citadino de dois lugares a uma berlina compacta do segmento médio com cinco lugares, ampla bagageira e performances incomparavelmente superiores. As únicas vantagens do Smart Fortwo são o preço e a maior facilidade de estacionar…
Face ao anterior Golf BlueMotion, que já era dos veículos do seu segmento com consumos mais reduzidos, o ganho é de 15%. Teoricamente, com o tanque de 50 litros cheio, este novo veículo pode fazer 1500km. É claro que os consumos reais na condução diária são sempre superiores às médias oficiais de todas as marcas.
Estes resultados devem-se a modificações no bloco 1.6 TDI que não só lhe aumentaram a potência para 110cv, como tornaram o seu funcionamento mais eficiente: o binário máximo de 250 Nm é atingido logo às 1500 rpm, o que faz com que o carro possa ser conduzido mais frequentemente em regimes de muito baixas rotações, com consequente redução nos consumos. A transmissão está a cargo de uma caixa manual de seis velocidades adaptada especialmente para o Golf BlueMotion, com uma sexta mais longa. Outros elementos que contribuem para a redução de consumos, além do sistema de Start/Stop, são as modificações aerodinâmicas, como um spoiler traseiro, o rebaixamento do chassis em 15mm e o fecho parcial da grelha do radiador, que fazem com que o veículo tenha um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,27. O Golf BlueMotion é oferecido em dois níveis de equipamento: Trendline e Comfortline.
Já a Golf Variant VII, a carrinha deste modelo do segmento C, só irá ter uma versão BlueMotion (com consumo médio de 3,3 l/100km) no início de 2014. Mas a Golf Variant já se pode encomendar nos mesmos três níveis de equipamento, Trendline, Comfortline e Highline, da berlina e idênticas motorizações: 1.2 TSI de 105cv e 1.4 TSI de 140cv a gasolina; 1.6 TDI de 90cv e 105cv, 2.0 TDI de 150cv, a gasóleo. Destas motorizações, a 1.6 TDI de 90cv está direccionada para o mercado português, mas prevê-se que a versão mais vendida, tal como na berlina, seja a 1.6 TDI de 105cv no nível Comfortline (28.700€).
Com 4562mm de comprimento, 1799mm de largura, 1481mm de altura e uma distância entre eixos de 2635mm, a nova Golf Variant é 28mm mais comprida, 23mm mais baixa, tem mais 57mm de distância entre eixos e é 105kg mais leve que a Golf Variant VI. Por dentro, além de ter mais espaço no habitáculo, os 605 litros da mala (1620 litros com os bancos traseiros rebatidos) superam em 100 litros a capacidade da bagageira da carrinha da geração anterior. Isso deve-se à utilização da plataforma modular MQB estreada na berlina Golf. Outra novidade é a inclusão de série do sistema XDS+ de bloqueio electrónico do diferencial, que, aliado à nova plataforma, dá mais estabilidade à nova carrinha Golf, particularmente em curva.
Para o mercado português, vai haver um nível de equipamento especial, Sportline, que, por mais 500€, acrescenta ao Comfortline vidros escurecidos, jantes de liga leve de 17’’, suspensão e bancos desportivos. Isto é, por exemplo, a Golf Variant 1.6 TDI 105cv Sportline custará 29.200€.
FICHA TÉCNICA
Motorizações Ac. 0-100km/h Veloc. Máx. Cons. Médio Emissões CO2 Preço
Golf Variant*
Gasolina
1.2 TSI (105cv) 10,7s 193 km/h 5,0 l/100km 117 g/km desde 24.250€
1.4 TSI (140cv) 8,9s 213 km/h 5,3 l/100km 121 g/km desde 27.000€
Gasóleo
1.6 TDI (90cv) 12,9s 187 km/h 3,8 l/100km 99 g/km desde 26.500€
1.6 TDI (105cv) 11,2s 193 km/h 3,9 l/100km 102 g/km desde 27.150€
2.0 TDI (150cv) 8,9s 218 km/h 4,2 l/100km 108 g/km desde 36.150€**
Golf BlueMotion*
1.6 TDI (110cv) 10,5s 200 km/h 3,2 l/100km 85 g/km desde 25.300€
*Valores para o nível de equipamento Trendline, com caixa manua
** Nível de equipamento Comfortline, com caixa manual