Fugas - Motores

A nova carrinha Golf e o BlueMotion, campeão de consumos e emissões

Por João Palma

Um consumo inferior ao do Smart a gasóleo num carro com o dobro da potência e quase o dobro do peso torna o Golf BlueMotion um campeão de economia. A nova carrinha, agora lançada, também disporá da mesma tecnologia no início de 2014.

Onze meses após o lançamento do Golf VII, em Novembro de 2012, vai chegar em Setembro o Golf Variant VII, a versão carrinha deste modelo, com os mesmos três níveis de equipamento e as mesmas cinco motorizações: duas a gasolina e três a gasóleo. Em relação aos cinco portas equivalentes, a carrinha custa mais 1200€ a 1500€. Mas a maior novidade consiste na nova berlina Golf TDI 1.6 BlueMotion, com 110cv e consumos e emissões que fazem dela uma referência, disponível em Agosto com preços a partir dos 25.300€.

Para a nova berlina Golf TDI 1.6 BlueMotion, a Volkswagen já aceita encomendas e reclama médias de 3,2 l/100km de consumos e 85 g/km de emissões, o que o tornam não só o Golf mais eficiente de sempre no que toca a consumo de combustível, como fazem dele o melhor do segmento, se não o líder absoluto nesse capítulo. Aliás, o único veículo à venda que se pode equiparar ao Golf BlueMotion em consumos é o pequeno Smart Fortwo com motor 0.8 diesel de 54cv. Mas esse é o único ponto comum aos dois veículos, havendo um mundo a separá-los: o que vai de o mais pequeno citadino de dois lugares a uma berlina compacta do segmento médio com cinco lugares, ampla bagageira e performances incomparavelmente superiores. As únicas vantagens do Smart Fortwo são o preço e a maior facilidade de estacionar…

Face ao anterior Golf BlueMotion, que já era dos veículos do seu segmento com consumos mais reduzidos, o ganho é de 15%. Teoricamente, com o tanque de 50 litros cheio, este novo veículo pode fazer 1500km. É claro que os consumos reais na condução diária são sempre superiores às médias oficiais de todas as marcas.

Estes resultados devem-se a modificações no bloco 1.6 TDI que não só lhe aumentaram a potência para 110cv, como tornaram o seu funcionamento mais eficiente: o binário máximo de 250 Nm é atingido logo às 1500 rpm, o que faz com que o carro possa ser conduzido mais frequentemente em regimes de muito baixas rotações, com consequente redução nos consumos. A transmissão está a cargo de uma caixa manual de seis velocidades adaptada especialmente para o Golf BlueMotion, com uma sexta mais longa. Outros elementos que contribuem para a redução de consumos, além do sistema de Start/Stop, são as modificações aerodinâmicas, como um spoiler traseiro, o rebaixamento do chassis em 15mm e o fecho parcial da grelha do radiador, que fazem com que o veículo tenha um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,27. O Golf BlueMotion é oferecido em dois níveis de equipamento: Trendline e Comfortline.

Já a Golf Variant VII, a carrinha deste modelo do segmento C, só irá ter uma versão BlueMotion (com consumo médio de 3,3 l/100km) no início de 2014. Mas a Golf Variant já se pode encomendar nos mesmos três níveis de equipamento, Trendline, Comfortline e Highline, da berlina e idênticas motorizações: 1.2 TSI de 105cv e 1.4 TSI de 140cv a gasolina; 1.6 TDI de 90cv e 105cv, 2.0 TDI de 150cv, a gasóleo. Destas motorizações, a 1.6 TDI de 90cv está direccionada para o mercado português, mas prevê-se que a versão mais vendida, tal como na berlina, seja a 1.6 TDI de 105cv no nível Comfortline (28.700€).

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