O Škoda Octavia da 3.ª geração está maior por fora e mais espaçoso por dentro que o Škoda Octavia II, que já se distinguia em termos de espaço no habitáculo e capacidade da mala. Conduzimos a versão berlina de três volumes, um formato de carroçaria que não é o favorito de grande parte dos portugueses, que prefere a carrinha (um pouco mais cara que a berlina). E, no entanto, esta berlina, pese embora a sua silhueta, tem mais as características de um hatchback de cinco portas, tamanho XXL.
Os modelos da marca checa, no geral, não se distinguem pelo design (apesar de ser de ressalvar o esforço nesse sentido nesta nova geração), mas em termos de funcionalidade e racionalidade são difíceis de superar. É como certos modelos masculinos ou femininos que nos fazem virar a cabeça e suscitam entusiasmos momentâneos, mas quando se trata de escolher o par para uma vida em comum são outros os valores que entram em jogo.
É o caso do novo Octavia – não é feio; longe disso. Mas apesar das melhorias no design face à anterior geração, não é um carro que se distinga entre outros. Também não se procurem inovações tecnológicas. Porém, no que toca a funcionalidade, fiabilidade e economia de consumos, este modelo combina espaço interior e soluções simples para facilitar a vida a condutor e ocupantes, com a tecnologia, mecânica e motorizações do grupo Volkswagen. Aliás, este é o caso de um veículo em que é difícil encontrar pontos negativos a apontar na rubrica Barómetro destas páginas.
A berlina que conduzimos, com o nível superior de equipamento, Elegance, e construída sobre a nova plataforma modular MQB do grupo Volkswagen estreada no Golf, trazia o motor 1.6 TDI de 105cv que equipa outros modelos do grupo, como o Golf ou o Audi A3, acoplado à caixa DSG de dupla embraiagem e sete relações. Esta caixa (com opção de comutação manual das velocidades) representa um sobrecusto de 2550€, mas tem performances praticamente idênticas às da caixa manual de cinco velocidades e origina uma condução muito mais confortável. Grande parte dos condutores portugueses ainda torce o nariz às caixas automáticas, mas as versões modernas destas não se comparam às anteriores, que eram lentas a reagir em recuperações e ultrapassagens e consumiam muito mais que as caixas manuais.
Para além disso, o veículo que conduzimos vinha equipado com selecção dos modos de condução, podendo-se optar no ecrã táctil entre Normal, Eco, Sport ou Individual (personalização do comportamento do motor, transmissão, direcção, climatização, etc.). Entre os modos Normal e Eco, as diferenças em comportamento não são muito marcantes, sendo aconselhável o último para conseguir consumos mais eficientes. Já no modo Sport, a resposta é muito mais rápida e o carro ganha vivacidade, mas, claro, com penalização dos consumos. Ainda assim, mesmo no modo Eco o carro responde satisfatoriamente às manobras do volante e ao pisar do acelerador.
Onde este Škoda Octavia com o motor 1.6 TDI de 105cv e caixa DSG se distingue é nos consumos: num percurso misto, obtivemos uma média de 5,1 l/100km (e de notar que o carro tinha poucos quilómetros, pelo que, com o tempo os consumos ainda se irão reduzir mais). Com caixa manual os consumos seriam idênticos.
Um factor que penaliza este modelo é a sua configuração: os portugueses preferem as carrinhas às berlinas e a diferença de preços entre as duas carroçarias é reduzida – entre 500€ e 700€ consoante as motorizações e níveis de equipamento. Já o espaço não pesará na escolha: a mala da carrinha tem apenas mais 20 litros. Aliás, esta berlina tem espaço no habitáculo e volume de bagageira superiores aos de muitas carrinhas de iguais dimensões de outras marcas. Também os números dos consumos assim como as performances pesam a favor da berlina que se mostra um pouco melhor que a carrinha.
BARÓMETRO
+ Relação preço/equipamento, espaço para ocupantes e mala, economia de consumos
- Design algo incaracterístico, modelo pouco inovador face a outros veículos
PORMENORES
Uma mala enorme e pneu sobresselente
A filosofia da Škoda para os seus modelos é apresentar soluções simples para facilitar a vida aos seus utilizadores. São pequenas ideias que não implicam um grande investimento da parte do construtor, mas que funcionam. É o caso do tapete reversível no fundo da ampla bagageira (590 litros, uma referência entre veículos com as mesmas dimensões) – tecido de uma face e borracha de outra, facilmente lavável, para transportar objectos que podem sujar a mala. E sob o fundo existe um pneu sobresselente – isto é, mais uma solução simples, que em caso de furo um pouco maior, ao contrário do kit de reparação de pneus, nunca deixará os viajantes apeados à noite numa estrada deserta.
O grilinho Cri-Cri
São múltiplas as informações disponíveis, tanto no ecrã ao centro do tablier, como no pequeno visor rectangular, localizado atrás do volante, entre o velocímetro e o conta-rotações. Nesse pequeno visor, além das informações normais (dados de viagem, consumo médio e instantâneo, temperatura exterior, etc., etc.), também se apresentam sugestões ecológicas, como aviso para fechar janelas para poupar consumos quando se circula a velocidade mais elevada ou não ter o motor a funcionar por períodos mais longos com o carro parado – um verdadeiro grilinho Cri-Cri a dar bons conselhos.
É mesmo um descanso
Há ainda muitos puristas que preferem as caixas de velocidade manuais às caixas automáticas. Mas nas caixas automáticas modernas, como a muito eficiente caixa DSG de dupla embraiagem e sete relações do grupo Volkswagen que equipava o Octavia que conduzimos, as passagens de caixa são imperceptíveis, as performances praticamente idênticas às obtidas com a caixa manual e o conforto é muito maior – em situações de engarrafamentos e de pára-arranca é mesmo um descanso. E para quem quer ter mais controlo na condução, no caso da caixa DSG, a comutação manual de velocidades pode ser feita através da alavanca selectora ou com as patilhas atrás do volante.
Às vezes até é de mais...
Com 4,66m de comprimento e 1,81m de largura, o Octavia não é um carro pequeno e isso nota-se nas manobras em espaços apertados. Por isso, no nível Elegance, o pacote inclui sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (opção nos outros níveis de equipamento). O veículo que conduzimos trazia ainda o pack opcional Parking Assistant 2.0, com sensores a 360º e estacionamento automático. Em marcha para a frente e abaixo dos 10 km/h, o sistema de assistência activa-se automaticamente se a distância de obstáculos à frente é menor que 90cm ou atrás e dos lados abaixo de 30cm. Quando se circula em ruelas estreitas com carros estacionados, por vezes é um bocado assustador ver a imagem do carro no ecrã central ladeada por riscos vermelhos, acompanhada por um sinal sonoro contínuo. Aí entra o bom senso do condutor, usando os retrovisores e ignorando os avisos.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Motor
Cilindrada: 1598cc
Potência: 105cv entre 3000 e 4000rpm
Binário: 250 Nm às 1500-2750rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Automática DSG de 7 relações
Suspensão: Tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora à frente; eixo de torção com molas helicoidais atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência electro-hidráulica
Diâmetro de viragem entre paredes: 10,4m
Travões: Discos ventilados à frente; discos sólidos atrás
Dimensões
Comprimento: 4659mm
Largura: 1814mm
Altura: 1461mm
Peso: 1320kg
Pneus: 225/45 R17. Pneu sobresselente
Capac. depósito: 50 litros
Capac. mala: 590 litros (1580 litros com bancos traseiros rebatidos)
Prestações*
Velocidade máxima: 194 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,9s
Consumo misto: 3,9 litros/100 km
Emissões de CO2: 102 g/km
* Dados do construtor
Preço: 29.200€ (viatura ensaiada, 31.785€)
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente e atrás
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Sim
Aviso de colocação dos cintos de segurança: Sim
Controlo electrónico de estabilidade (ESP): Sim
Assistência ao arranque em subida: Sim
Função Start/Stop: Sim
Indicador de pressão dos pneus: Sim
Travão de estacionamento eléctrico: Não
Detector de fadiga do condutor: Opção, 50€
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Sim
Ar condicionado: Sim, automático bizona
Abertura do depósito no interior: Não
Abertura da mala no interior: Sim, com o comando
Bancos em pele: Opção, 1450€
Bancos eléctricos: Opção, 750€
Tapete reversível para a mala: Opção, 45€
Fixações Isofix: Sim
Jantes em liga leve: Sim, 17''
Rádio/CD com MP3: Sim
Conexão Bluetooth: Sim
Conexões iPod/iPhone: Sim
Comandos no volante: Sim
Volante em pele: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Computador de bordo: Sim
Alarme: Sim
Navegação por GPS: Opção (550€)
Regulador/limitador de velocidade: Sim
Sensores de luz e de chuva: Não
Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros: Sim (em opção, 360€, sensores a 360º e estacionamento automático)
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Luzes de dia: Sim
Faróis bixénon: Opção, 900€ (incluídos no pacote Highlight, faróis com LED, iluminação em curva e comutação automática entre médios e máximos)
Reconhecimento de sinais de trânsito e aviso de saída involuntária da faixa de rodagem: Opção, 2100€ (inclui ainda sistema de navegação e comutação automática de luzes)
Tecto de abrir panorâmico: Opção, 900€