Não há nenhum equívoco: o nome Cabrio não serve para enganar ninguém. De facto, tem capota que se pode puxar para trás. Mas, mesmo quando se opta por recolher o máximo daquela, a sensação não é exactamente a de “cabelos ao vento” como se espera de um descapotável. Ainda assim, este DS3 com opção “sem tecto” não deixa por créditos alheios a boa dose de divertimento que se propõe a oferecer.
Conduzi-lo na cidade é fácil de maneirinho que é (3948mm de comprimento por 1715mm de largura, as mesmas do hatchback) e, não fosse um sistema Start&Stop, de paragem e arranque automáticos do motor, tão sensível, poderia ser quase perfeito para quem quer dar nas vistas pelas artérias urbanas. Para mais, quando se trata da hora de abastecer, está longe de ser um excêntrico citadino. A marca avança com um consumo de 4,3 l/100km e, mesmo andando mais perto dos seis, não se pode falar num carro gastador quando se é forçado a andar no “pára-arranca”.
A cereja é, porém, a sua capota que, tendo várias posições, só andará fechada se pingar. É que é tão fácil (e rápida: 16 segundos) de abrir e fechar que, mesmo em trajectos mínimos, se torna irresistível fazer o gosto ao dedo. Além do mais, a capota, que resultou num aumento do peso do carro em apenas 25kg, pode ser accionada em movimento, até aos 120km/h (!). Na coluna dos contras, o facto de a capota recolhida reduzir a visibilidade traseira a zero.
Já em auto-estrada, faz-se valer dos seus 90cv bem como do conforto do equipamento para proporcionar viagens despachadas, confortáveis… e barulhentas. Fechada, a capota, em tecido e pouco estanque, trata de marcar a banda sonora, trazendo ao de cima o ponto mais negativo desta versão veraneante do DS3. Mas não é apenas a parca insonorização que nos leva a querer afastar o DS3 Cabrio de viagens mais longas. É que, se for esse o caso, será obrigatório poupar na bagagem. Não tanto pelo espaço da bagageira, que consegue pôr o DS3 entre os melhores: acomoda 245 litros, apenas menos 40 litros que o hatchback, e com os bancos traseiros rebatidos consegue acomodar uns interessantes 980 litros. Mas pela entrada da mesma, que tornará difícil o acesso a malas um pouco maiores do que as usadas como bagagem de cabina nos aviões e também pelo facto de que, com a capota totalmente recolhida, é impossível aceder ao compartimento das malas.
No que toca à estrada, o DS3 Cabrio executa eficazmente sem ser brilhante. Isto apesar de oferecer uma suspensão e uma direcção capazes de imprimir um espírito desportivo à condução. Além do mais, é ágil q.b. para se balancear entre curvas e contracurvas. O que não ajuda a um melhor desempenho é a caixa pilotada de seis velocidades que, embora eficiente, não é rápida o suficiente para permitir grandes ousadias e faz-nos desejar uma caixa verdadeiramente manual (e, na maioria das vezes, optar pelo modo manual da caixa, usando a alavanca para trás e para a frente ou as patilhas localizadas atrás do volante).
Por tudo isto, depois de testadas as várias hipóteses, arriscamos que é na cidade, ou em circuitos curtos de auto-estrada, que o DS3 Cabrio se sente como “peixe na água”. Mais ainda quando não há necessidade de transportar mais ninguém. É que o banco traseiro pode acomodar com facilidade três ocupantes se a ideia é enfrentar um trajecto curto (embora não sobre espaço para quaisquer manobras), mas os adultos, sobretudo os mais altos, poderão sentir-se demasiado apertados.
No departamento da segurança, o DS3 foi avaliado em 2009 com cinco estrelas pelo Euro NCAP, com 87% na segurança dos ocupantes, 71% nas crianças, 35% nos peões (actualmente o mínimo exigido é de 60%) e 83% nos dispositivos auxiliares de segurança.
BARÓMETRO
+ Agilidade, conforto, espaço, divertido de conduzir, rapidez no accionamento da capota
- Visibilidade traseira com a capota recolhida, acesso à bagageira, caixa pilotada
Buraco sem fundo?
Ao longe é exactamente isso que parece. Um buraco onde enfiar as coisas sem olhar a arrumações. É que mesmo que se importe em ter um porta-bagagens harmonioso não será fácil acomodar malas e tarecos de forma ordenada. Além disso, não é qualquer coisa que entra nesta mala, que soma pontos positivos pela sua capacidade (245 litros), mas negativos ao ter um acesso tão reduzido. Note-se ainda que não é possível abrir o porta-bagagens quando a capota se encontra totalmente recolhida – um contratempo mínimo tendo em conta que a reposição da capota demora apenas 16 segundos.
Em piloto automático
Até poderia ser esta uma das ideias da Citroën quando decidiu incluir uma caixa manual de seis velocidades com gerenciador automático. No entanto, as passagens revelam-se mais lentas do que o desejado para os números apresentados. Os 90cv neste motor de 1600cc reclamam um pouco mais de genica. E, à excepção do ritmo urbano em que a caixa pilotada se mostra perfeitamente capaz das exigências da condução, é provável que se opte frequentemente pelo modo manual, quer com a alavanca quer com as patilhas no volante.
Onde pára o botão?
Nos lugares dianteiros há espaço de sobra e os bancos primam pelo conforto. Depois há todo um tablier bem arrumado, cuja visibilidade dos seus vários mostradores não se deixa ofuscar. Apenas de notar a ausência de comandos no volante: é verdade que se quer desportivo… e bonito. Mas as soluções encontradas para arrumar os mesmos comandos pareceram-nos confusas, requerendo alguma prática até se conseguir acertar no botão desejado. Já o uso das patilhas para gerir a caixa em modo manual é fácil e uma boa opção se se pretender uma condução mais viva.
Bem seguros
Não sendo nem um familiar nem um carro a pensar em transportar os amigos, o DS3 Cabrio surpreende tanto pelo espaço concedido aos passageiros traseiros (cabem três, sem atropelos, desde que o trajecto seja curto) como pelas pequenos detalhes a pensar nestes. Caso das pegas laterais na parte traseira. Não só ajudam à entrada e à saída – que se faz, aliás, muito facilmente –, como se transformam num bom apoio em viagem, mais ainda se esta for marcada por muitas curvas.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1560cc
Potência: 92cv às 4000 rpm
Binário: 230 Nm às 1750rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa. Turbo. Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual pilotada de 6 velocidades
Pneus: 195/55 R17
Suspensão: Dianteira do tipo McPherson, com molas helicoidais; traseira por eixo de torção e molas helicoidais
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 10,2/10,5 (entre passeios/paredes)
Travões: Discos, à frente; tambor, atrás
Dimensões
Comprimento: 3948mm
Largura: 1715mm
Altura: 1452mm
Peso: 1165kg
Capac. mala: 245 litros (980 litros com bancos traseiros rebatidos)
Capac. depósito: 45 litros
Prestações*
Velocidade máxima: 178 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 12,9s
Consumo misto: 3,8 l/100 km
Emissões CO2: 99 g/km
Preço: 26.747,80 € (versão ensaiada: 28.317,80€)
* Dados do construtor
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Auxílio à travagem de emergência: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Suspensão desportiva: Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim (condutor e passageiro)
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Fecho central: Sim (com fecho automático das portas em andamento)
Comando à distância: Sim
Acesso e arranque sem chave: Não
Espelhos retrovisores com regulação eléctrica: Sim
Volante regulável: Sim, em altura e profundidade
Volante em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Não
Ar condicionado: Sim, automático (incluído no Pack Select Confort, 500€)
Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim, do condutor
Bancos dianteiros ajustáveis electricamente: Não
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Regulador/limitador de velocidade: Sim
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Citroën e-TOUCH (chamada de emergência): Sim
Bluetooth: Opção (pacote Connecting Box, 350€)
Conexões AUX-IN e USB: Opção (pacote Connecting Box, 350€)
Faróis de Nevoeiro: Sim
Jantes em liga leve: Opção (17’’, 310€)
Roda suplente: Sim, de emergência
Alarme: Não
Sensores de luz e de chuva: Opção (Pack Select Confort, 500€)
Sensores de estacionamento: Não
Faróis de nevoeiro: Sim
Luzes de dia: Sim, em LED
Tejadilho descapotável: Sim, com tela em preto
Vidros traseiros escurecidos: Sim
Pintura metalizada: Opção (410€)