Numa altura em que a crise começa a atingir as marcas premium, como pegar num carro de um segmento superior e conquistar clientes de segmentos inferiores? A Mercedes parece ter encontrado uma fórmula: casar mimos de carros premium da categoria D com particularidades escolhidas a dedo dos seus carros de segmento C. Isto é, o novo CLA pode até ir buscar a sua inspiração junto do seu irmão classe C, mas é com o mais modesto classe A que partilha vários aspectos estruturais e mecânicos.
No fundo, o CLA poderia ser descrito como um classe A para crescidos que ainda gostam de brincar. Até porque, embora tenha quatro portas, cinco lugares definidos e mais 40mm de comprimento face ao classe C, é difícil catalogá-lo como um carro indicado para famílias. Primeiro, porque as portas, devido ao corte coupé, não se revelam as mais simpáticas na hora de entrar ou sair. Depois, porque quem meça 1,80m e se sente no banco de trás irá provavelmente ganhar um torcicolo na viagem e algumas cãibras nas pernas – é que não só a altura é definida pelo corte da carroçaria como não sobra muito espaço para as pernas.
Por fim, porque três viajam no banco traseiro, mas quem calhar no lugar do meio dificilmente encontrará qualquer tipo de conforto, característica que vem na lista dos “queros” de quem adquire um Mercedes.
Já na mala pouca diferença se nota entre o CLA e o classe C. Aliás, é com surpresa que se abre o porta-bagagens deste CLA com capacidade para 470 litros (apenas menos cinco litros que aquele). A lamentar, porém, o acesso à bagageira, que poderia ser mais fácil.
Outra grande diferença entre o CLA e o superior classe C está nos materiais seleccionados e nos acabamentos. Isto não quer dizer que o CLA se apresenta mal acabado ou com materiais de má qualidade – aliás, os interiores, marcados pela sobriedade dos negros e cromados, consegue encher bem o olho. Mas são ligeiramente inferiores e por aí também se compreende a diferença no preço que fica a meio caminho entre o classe A e o C: o CLA, na versão diesel 220 CDi com caixa automática, custa 44.750 euros; o classe A 200 CDi com a mesma caixa arranca à volta dos 40 mil euros enquanto o classe C 220 CDi Coupé servido pela caixa DGS de sete relações ultrapassa os 50 mil euros.
Depois há a considerar o desempenho. E neste capítulo o CLA, na versão diesel 220 CDi com caixa automática, não deixa os créditos por mãos alheias. No conforto pode não ser o mais simpático – com uma suspensão dura, pede muitas vezes por uma condução agressiva –, mas em rolamento não se nega a nada, afirmando a sua potência equivalente a 170cv e aproveitando bem o facto de ter disponível o seu binário máximo, de 350 Nm, logo a partir das 1400rpm, esticando a força até às 3000rpm.
Estes números observam-se facilmente sempre que é necessária uma recuperação de marcha. E surpreendem pela positiva. Até porque a 7G-DCT, a eficiente caixa automática de dupla embraiagem da construtora alemã, tem um comportamento tão directo quanto se poderia desejar, o que torna este CLA um amigo da condução em estradas nas quais as curvas obrigam a um contínuo de reduções e acelerações. Mais ainda se se colocar a caixa em Sport. E mesmo neste caso os consumos, ao contrário do que se poderia supor, não assustam: juntando quilómetros urbanos, de estrada e em auto-estrada, conseguimos colocar a fasquia nos 6,5 litros ao fim de cem quilómetros. Já os 4,5 l/100km garantidos pela marca em circuito misto até podem ser conseguidos. Mas em viagem de auto-estrada e com o pé do acelerador bem certinho (e tranquilo).
Na segurança, não só é um Mercedes como traz de série alguns elementos característicos das gamas mais altas. E isto significa que pouco é deixado ao acaso. De série, inclui airbags frontais e laterais tanto à frente como atrás, airbags de cortina e airbags para os joelhos do condutor, ABS, ESP (controlo electrónico de estabilidade) e controlo de tracção.
Para além destes sistemas, avança com o alerta de colisão, travagem de emergência, alerta de cansaço do condutor, auxiliar no arranque em subida e sensor da pressão dos pneus. No entanto, não está disponível para já uma avaliação do Euro NCAP (como referência tanto o classe A como o classe C obtiveram cinco estrelas em, respectivamente, 2012 e 2009).
Barómetro
+ Desempenho em estrada, consumos, segurança
- Espaço para passageiros, acessibilidade, preço, visibilidade
Bem arrumado
A solução de optar por colocar a gestão da caixa automática numa manete junto ao volante não só permite não tirar os olhos da estrada quando é necessário engatar uma marcha-atrás como deixa a consola central completamente livre. E este pequeno detalhe é suficiente para aumentar a capacidade de arrumos, assim como tornar o espaço que divide os lugares dianteiros num pequeno lounge. Note-se ainda que é fácil para o condutor controlar qualquer coisa que queira dada a disposição dos vários comandos: quer no volante, quer na porta como pela consola.
Ergonómico
Não é difícil sentir o corpo a encaixar nos bancos dadas as suas formas, que conquistam pontos sobretudo pelos apoios laterais, o que permite uma posição de condução quase perfeita. Valiosa é a função de ajustamento em altura, tanto para condutor como navegador. É que para alguém com 1,50m não é difícil ficar quase sem ver a estrada. Já no banco traseiro, dois ocupantes conseguem usufruir da ergonomia dos bancos tipo baquet. Três, porém, acabam por encontrar naquela ergonomia mais desconforto que outra coisa.
Traiçoeiro
Não é apenas pelo formato da porta que as acessibilidades não são as mais fáceis. As arestas vivas do remate do tablier, se bem que favorecem o encaixe com a porta e a consequente insonorização e controlo de ruídos parasitas, podem revelar-se uma pequena armadilha para quem tenha a perna mais comprida e uma entrada mais distraída pode resultar numa valente nódoa negra. Outra espécie de ratoeira é a posição do travão (eléctrico). A Mercedes não quis deixar a sua tradição de travão à esquerda (de pé) e foi aí que arranjou lugar para o pequeno botão. O que para quem não está habituado, e com a função parqueamento da caixa automática, pode resultar em simplesmente esquecer que tal botão existe.
Às cegas
Se fosse um comercial, que remédio teríamos nós em guiarmo-nos pelos retrovisores laterais. Já num ligeiro de passageiros a falta de visibilidade do vidro traseiro é inaceitável. E é precisamente isso que acontece neste CLA. E sem remédio à vista. É que os encostos de cabeça dos bancos traseiros, à excepção do do meio, não são nem retiráveis nem rebatíveis. Sem o encosto do meio, a visibilidade melhora, mas não o suficiente para agir em segurança sem se consultar primeiros os espelhos laterais e até virar a cabeça.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 2143cc
Potência: 170cv entre 3400 e 4000rpm
Binário: 350 Nm entre 1400 e 3400rpm
Cilindros: 4
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, com sistema de injecção Common Rail. Turbo de geometria variável e intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: automática de dupla embraiagem e sete velocidades
Suspensão: à frente, tipo Mcpherson com molas helicoidais; atrás, paralelogramo deformável com molas helicoidais
Direcção: Pinhão e cremalheira, eléctrica assistida
Diâmetro de viragem: 11m entre passeios
Travões: Discos ventilados, à frente; discos, atrás
Dimensões
Comprimento: 4630mm
Largura: 2032mm
Altura: 1432mm
Distância entre eixos: 2699mm
Peso: 1525kg
Pneus: 205/55 R 16 V
Capac. depósito: 50 litros
Capac. mala: 470 litros
Prestações*
Veloc. máxima: 230 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 8,2s
Consumo misto: 4,5 litros/100 km
Emissões CO2: 117 g/km
* Dados do construtor
Preço: 44.750€ (versão ensaiada: 52.554,76€)
* Dados do construtor
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim
Sistema de alerta de colisão: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente e atrás
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Sim
Auxílio ao arranque em subida: Sim
Aviso da pressão dos pneus: Sim
Avisador de desgaste das pastilhas: Sim
Sistema de alerta de colisão: Sim
Detecção de fadiga do condutor: Sim
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim (à frente e atrás)
Vidros escurecidos: Não
Vidros térmicos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Direcção assistida: Sim
Espelhos retrovisores com regulação eléctrica: Sim
Volante regulável: Sim, em altura e profundidade
Volante multifunções: Sim
Volante em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Ar condicionado: Sim, automático
Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Estofos e bancos em pele: Sim
Regulador/limitador de velocidade: Sim
Travão de estacionamento eléctrico: Sim
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Comand Online: Opção (1707,32€)
Jantes em liga leve: Sim, de 17’’ (Opção de 18’’, 81,30€)
Alarme: Não (opção, 300€)
Navegação por GPS: Opção (2050€; inclui câmara de visão traseira)
Sensores de luz e de chuva: Sim
Sensores de estacionamento: Sim, à frente e atrás
Sistema de estacionamento activo: Opção (691,06€)
Faróis de nevoeiro: Opção (250€)
Luzes de dia: Sim em LED
Faróis de xénon: Opção (772,36€)
Tecto Panorâmico: Opção (975,61€)
Linha Urban: Opção (975,61€)