A larga maioria dos portugueses, ao adquirir um veículo do segmento C (o dos pequenos familiares), opta pela carroçaria carrinha e fá-lo, em primeiro lugar, pelo espaço superior e pela funcionalidade de uma carrinha em relação a uma berlina e, num segundo plano, pelo visual e por um certo status que, em Portugal, uma carrinha detém face a outras versões de um mesmo veículo. A nova Golf Variant VII, que já está à venda desde 24.000€ (ou 26.500€, com motor diesel), pretende preencher esses requisitos.
Os responsáveis da SIVA, a representante da Volkswagen em Portugal, nas campanhas de marketing, chamam a este novo modelo “o Golf das carrinhas”, associando o prestígio do nome Golf a um tipo de carroçaria muito popular em Portugal. Por dentro, a instrumentação e o habitáculo são iguais aos da berlina, sendo a mala maior. Por fora, a frente e traseira são semelhantes. No entanto, a carrinha não se limita a ser uma berlina “esticada”, tendo linhas próprias que lhe conferem uma identidade distinta.
A Golf Variant VII é mais comprida, mais larga, mais baixa e com maior distância entre eixos que a sua antecessora. Esta configuração, além de lhe dar um visual mais desportivo, aliada à nova plataforma modular MQB (estreada na berlina Golf) e à inclusão de série do sistema XDS+ de bloqueio electrónico do diferencial, confere à nova carrinha uma estabilidade e comportamento muito superiores, particularmente em curva.
Acresce que a plataforma MQB, além de reduzir o peso em 105kg face à Golf Variant VI (o que origina redução nos consumos e emissões) também proporciona mais espaço no habitáculo e uma mala com 605 litros (1620 litros com os bancos traseiros rebatidos): mais cem que a bagageira da carrinha anterior. A mala da Golf Variant VII é mesmo maior que a da carrinha Passat (603 litros), um veículo de segmento e dimensões superiores (4771mm de comprimento face aos 4562mm da Golf Variant). No mesmo segmento, a mala da Golf Variant só é superada pela da carrinha sua “prima” Skoda Octavia Combi (610 litros) – isto é, dois modelos do grupo Volkswagen ocupam os primeiros lugares deste pódio.
Em consumos e emissões, a nova carrinha Golf também está entre as melhores do segmento, com especial menção à motorização 1.6 TDI de 105cv acoplada a uma caixa manual de cinco velocidades, que equipa a grande maioria das carrinhas Golf comercializadas. Aliás, devido à redução do peso e a outras modificações (nomeadamente no aerodinamismo do veículo), regista-se em média uma redução de 17% nos consumos face à geração anterior. Esta diferença ainda se irá acentuar mais em Dezembro, quando for introduzida na gama a versão BlueMotion, equipada com uma variante do bloco 1.6 TDI com 110cv, acoplada a uma caixa manual de seis velocidades. Para além de melhor desempenho (binário máximo de 250 Nm atingido logo às 1500 rpm e velocidade máxima superior), a média de consumos e emissões anunciada é de, respectivamente, 3,3 l/100km e 87 g/km de CO2. Esta mesma variante BlueMotion está neste momento a ser lançada na berlina, com médias de 3,2 l/100km e 85g/km de CO2.
Assim sendo, por que não esperar para Dezembro para adquirir a Golf Variant com esta motorização? É que não é só o motor e a caixa de velocidades a apresentar diferenças, sendo o equipamento do Golf BlueMotion distinto. Por exemplo: nas outras versões, para além dos níveis de equipamento Trendline (o de entrada), Confortline (o grosso das vendas) e Highline (superior), a Golf Variant oferece ainda um subnível Sportline, que, por mais 500€, acrescenta ao Confortline vidros escurecidos, jantes de liga leve de 17’’, suspensão e bancos desportivos. Ora as jantes da Variant BlueMotion, para reduzir consumos, são de 15’’. O mesmo se aplica a outros itens – o nível de equipamento da carrinha Golf BlueMotion está mais perto da Trendline ou da Confortline.
A nova Golf Variant é ligeiramente mais barata que a sua antecessora (por exemplo, menos 675€ na 1.6 TDI de 105cv, Trendline) e traz mais equipamento de série, como o já referido bloqueio electrónico do diferencial, o Park Pilot (sistema de ajuda ao estacionamento com sensores dianteiros e traseiros), o travão de estacionamento eléctrico com auxílio ao arranque em subida, etc.
No que se refere à segurança, a berlina obteve em 2012, pelos novos parâmetros, o máximo de cinco estrelas, com 94% na protecção dos ocupantes, 89% na das crianças, 65% nos peões e 71% nos dispositivos auxiliares de segurança. Estes valores também se aplicam à carrinha.
FICHA TÉCNICA
Motorizações Ac. 0-100km/h Veloc. Máx. Cons. Médio Emissões CO2 Preço
Gasolina
1.2 TSI (105cv) 10,7s 193 km/h 5,0 l/100km 117 g/km desde 24.142€*
1.4 TSI (140cv) 8,9s 213 km/h 5,3 l/100km 121 g/km desde 26.788€**
Gasóleo
1.6 TDI (90cv) 12,9s 186 km/h 3,9 l/100km 101 g/km desde 26.577€*
1.6 TDI (105cv) 11,2s 193 km/h 3,9 l/100km 102 g/km desde 27.175€*
2.0 TDI (150cv) 8,9s 218 km/h 4,2 l/100km 108 g/km desde 35.883€**
* Nível de equipamento Trendline (o nível Confortline, o mais vendido, custa cerca de 500€ mais e o Sportline adiciona outros 500€)
** Nível de equipamento Confortline