A larga maioria dos portugueses, ao adquirir um veículo do segmento C (o dos pequenos familiares), opta pela carroçaria carrinha e fá-lo, em primeiro lugar, pelo espaço superior e pela funcionalidade de uma carrinha em relação a uma berlina e, num segundo plano, pelo visual e por um certo status que, em Portugal, uma carrinha detém face a outras versões de um mesmo veículo. A nova Golf Variant VII, que já está à venda desde 24.000€ (ou 26.500€, com motor diesel), pretende preencher esses requisitos.
Os responsáveis da SIVA, a representante da Volkswagen em Portugal, nas campanhas de marketing, chamam a este novo modelo “o Golf das carrinhas”, associando o prestígio do nome Golf a um tipo de carroçaria muito popular em Portugal. Por dentro, a instrumentação e o habitáculo são iguais aos da berlina, sendo a mala maior. Por fora, a frente e traseira são semelhantes. No entanto, a carrinha não se limita a ser uma berlina “esticada”, tendo linhas próprias que lhe conferem uma identidade distinta.
A Golf Variant VII é mais comprida, mais larga, mais baixa e com maior distância entre eixos que a sua antecessora. Esta configuração, além de lhe dar um visual mais desportivo, aliada à nova plataforma modular MQB (estreada na berlina Golf) e à inclusão de série do sistema XDS+ de bloqueio electrónico do diferencial, confere à nova carrinha uma estabilidade e comportamento muito superiores, particularmente em curva.
Acresce que a plataforma MQB, além de reduzir o peso em 105kg face à Golf Variant VI (o que origina redução nos consumos e emissões) também proporciona mais espaço no habitáculo e uma mala com 605 litros (1620 litros com os bancos traseiros rebatidos): mais cem que a bagageira da carrinha anterior. A mala da Golf Variant VII é mesmo maior que a da carrinha Passat (603 litros), um veículo de segmento e dimensões superiores (4771mm de comprimento face aos 4562mm da Golf Variant). No mesmo segmento, a mala da Golf Variant só é superada pela da carrinha sua “prima” Skoda Octavia Combi (610 litros) – isto é, dois modelos do grupo Volkswagen ocupam os primeiros lugares deste pódio.
Em consumos e emissões, a nova carrinha Golf também está entre as melhores do segmento, com especial menção à motorização 1.6 TDI de 105cv acoplada a uma caixa manual de cinco velocidades, que equipa a grande maioria das carrinhas Golf comercializadas. Aliás, devido à redução do peso e a outras modificações (nomeadamente no aerodinamismo do veículo), regista-se em média uma redução de 17% nos consumos face à geração anterior. Esta diferença ainda se irá acentuar mais em Dezembro, quando for introduzida na gama a versão BlueMotion, equipada com uma variante do bloco 1.6 TDI com 110cv, acoplada a uma caixa manual de seis velocidades. Para além de melhor desempenho (binário máximo de 250 Nm atingido logo às 1500 rpm e velocidade máxima superior), a média de consumos e emissões anunciada é de, respectivamente, 3,3 l/100km e 87 g/km de CO2. Esta mesma variante BlueMotion está neste momento a ser lançada na berlina, com médias de 3,2 l/100km e 85g/km de CO2.