Fugas - Motores

Insignia renovado quer ser ponta-de-lança da Opel

Por João Palma

Cinco anos após o lançamento e a preceder uma segunda geração em 2017, a Opel efectuou uma profunda renovação do Insignia, destacando-se novos motores, incluindo um diesel campeão de consumos, e instrumentação mais amiga do utilizador.

Apresentado no recente Salão de Frankfurt, o renovado Opel Insignia chega a Portugal a 18 de Outubro com duas carroçarias — sedan de quatro portas e carrinha – e cinco motorizações: 1.4 Turbo de 140cv e 1.6 SIDI Turbo de 170cv, a gasolina; 2.0 CDTI de 140cv, 2.0 CDTI de 163cv e 2.0 Biturbo CDTI de 195cv, a gasóleo. Com três níveis de equipamento, cujos conteúdos ainda não estão definidos, mas que a Opel classifica como "muito completos", o Insignia tem preços desde os 27.350€ (sedan 1.4 Turbo 140cv).

A carrinha, Sports Tourer, custa mais 1300€ que a versão equivalente do sedan de quatro portas, é mais comprida (4913mm para 4842mm) e mais alta (1513mm para 1498mm). Com performances inferiores e consumos superiores face ao sedan, ganha no espaço do habitáculo e na capacidade da mala (540 para 500 litros).

Nas motorizações, o destaque vai para o novo propulsor 2.0 CDTI de 140cv, cujos consumos e emissões anunciados (3,7 l/100km e 99 g/km de CO2, no caso da berlina) põem o Opel Insignia à frente do pelotão de uma valiosa concorrência. Mas o 1.4 turbo a gasolina, que já cumpre a norma Euro VI de emissões, também é poupadinho — 5,2 l/100km e 123 g/km de CO2. Todos os motores têm sistema Start/Stop de paragem e arranque automáticos do motor e os 2.0 CDTI de 140cv e 163cv dispõem de uma cortina na grelha dianteira inferior que fecha automaticamente quando não é necessário arrefecer o motor, melhorando a aerodinâmica com a consequente redução nos consumos.

Noutros mercados, a oferta é mais alargada, incluindo uma carroçaria de cinco portas e, no respeitante a motores, uma versão do 2.0 CDTI a diesel com 120cv, uma variante do 1.4 Turbo com 140cv a gasolina/GPL (face à nova legislação sobre o GPL, esta pode começar a ser uma motorização concorrencial em Portugal) e duas versões de um novo motor 2.0 SIDI a gasolina com 184cv e 250cv.

Ainda este ano e nestes casos também no mercado português, vão estar disponíveis o Insignia Country Tourer, um SUV derivado da carrinha Sports Tourer com tracção integral, maior altura ao solo e protecções da carroçaria, o que lhe confere algumas capacidades para circular fora de estrada (cuja gama de motores poderá incluir o 2.0 SIDI a gasolina com 250cv) e a versão desportiva Insignia OPC, com motor 2.8 V6 a gasolina, 325cv e velocidade máxima de 250 km/h (limitada electronicamente).

No que se refere à gama de propulsores para o mercado português, ainda referência para o 1.6 SIDI Turbo de 170cv a gasolina já estreado no Cascada. Mas mesmo nas motorizações que se mantêm há melhorias nos consumos e emissões.

Isso também se deve à nova forma da carroçaria, que, no quatro portas, origina um coeficiente aerodinâmico que é uma referência no segmento dos familiares médios — Cd 0,25. No exterior, tanto à frente como atrás, mudam os pára-choques, a grelha dianteira e as ópticas (farolins e luzes de dia em LED) e o carro tem um airelon traseiro. Deste modo, o renovado Insignia apresenta não só uma melhoria estética como na funcionalidade.

No interior, a linha mantém-se: a Opel teve em consideração as críticas ao Insignia quanto à instrumentação e ao manuseamento desta, cuja profusão de botões podiam levar o condutor a distrair-se e tirar os olhos da estrada. Com novo painel de instrumentos, o tablier e a consola central foram muito simplificados. Há menos botões e eles são mais fáceis de localizar; além disso, o novo sistema de info-entretenimento inclui dois ecrãs, sendo um deles, o maior (8’’), táctil e a cores; na base da consola entre os bancos dianteiros há um touchpad similar ao dos computadores portáteis, que permite mover um cursor no ecrã; por fim, há ainda uma quarta possibilidade de accionar os comandos — por voz.

E como em equipa que ganha não se mexe, mantém-se, em opção ou de série, equipamentos como o sistema de faróis bixénon direcionais adaptativos (AFL+), o chassis FlexRide, a câmara dianteira para reconhecimento dos sinais de trânsito e monitorização do veículo da frente, os sensores de aviso de mudança de faixa e de aproximação de veículo em ângulo morto.

 

Motorizações Ac. 0-100km/h Veloc. Máx. Cons. Médio Emis. CO2 Preço

Gasolina

1.4 Turbo (140cv) 10,9s 205 km/h 5,2 l/100 km 123 g/km 27.350€

1.6 SIDI Turbo (170cv) 9,2s 220 km/h 5,9 l/100 km 139 g/km a definir

Gasóleo

2.0 CDTI (140cv) 10,5s 205 km/h 3,7 l/100 km 99 g/km 31.550€

2.0 CDTI (163cv) 9,5s 220 km/h 4,3 l/100 km 114 g/km a definir

2.0 Biturbo CDTI (195cv) 8,7s 230 km/h 4,7 l/100 km 125 g/km a definir

Preços e valores para a berlina de 4 portas.
A carrinha Sports Tourer tem performances inferiores e custa mais 1300€

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