Fugas - Motores

A pele do tubarão

Por João Palma

Muitos automobilistas conduzem à chuva tal como com bom tempo, mas mesmo com todas as precauções, um piso molhado pode trazer surpresas desagradáveis. O novo pneu da Uniroyal, tendo bom comportamento em seco, é um peixe na água.

A Uniroyal tem uma reputação provada no fabrico de pneus de chuva, tendo sido a primeira marca a produzi-los, em 1969. Essa especialização mantém-se e é assumida no logótipo da empresa, que inclui um chapéu-de-chuva e a designação Der Regenreifen ("O Pneu de Chuva"). Dentro desta filosofia, a Uniroyal volta a inovar com o pneu RainSport 3, que estará à venda em Novembro e usa tecnologia baseada na estrutura da pele do tubarão para obter nota máxima em piso molhado.

Foi para acentuar essa característica do RainSport 3 que a Uniroyal apresentou o pneu no recinto dos tubarões do Oceanário de Valência. Aí era possível comparar ao microscópio a pele de um tubarão e a superfície dos canais da banda de rodagem do RainSport 3. A pele do tubarão não é lisa, sendo formada por minúsculas escamas providas de ranhuras que canalizam a água, permitindo a deslocação na água com a mínima resistência. Esse efeito foi estudado e reproduzido pela biónica, sendo a mais famosa aplicação prática o tecido "pele de tubarão" empregue nos fatos de nadadores de competição. Outra utilização foi no revestimento do casco dos veleiros da Taça América. Agora a Uniroyal socorre-se dessa tecnologia para produzir o RainSport 3, com excelente comportamento em molhado: teve o máximo de A na travagem em molhado (segundo as novas normas europeias de etiquetagem de pneus) em todas as 106 medidas deste pneu, incluindo 13 específicas para SUV.

A Uniroyal, que produz pneus desde 1895, originalmente era belga e chamava-se Englebert. Após fusão com a US Rubber, em 1958, mudou o nome para Uniroyal Englebert. Em 1967, passou a chamar-se apenas Uniroyal. Em 1979, a Continental adquiriu as instalações fabris bem como os direitos de produção na Europa da Uniroyal. Mas apesar de detida a 100% na Europa pela Continental, a Uniroyal manteve a sua identidade e especificidade.

Isso é evidente no RainSport 3, com um composto optimizado para aderência em piso molhado e um desenho assimétrico da banda de rodagem, que, além de facilitar o escoamento da água e prevenir o efeito de aquaplanagem, é composto por sólidos ombros exteriores e blocos da banda de rodagem com rigidez uniforme (mas flexíveis no sentido circunferencial) para proporcionar aderência em curva, tanto em piso seco como molhado. Nos blocos, existem pequenas lamelas transversais que se expandem e criam uma maior superfície aderente ao solo na travagem. A maior inovação é, porém, o uso da tecnologia de pele de tubarão na superfície dos dois largos sulcos longitudinais no terço interior da banda de rodagem, com melhoria considerável no escoamento e expulsão da água e consequente aumento da aderência. Outra particularidade é o RainSport 3, para além dos indicadores de desgaste legais a 1,6mm no desenho da banda de rodagem, ter outros suplementares em forma de gota de água a 3,0mm, que é quando a marca recomenda que se substituam os pneus.

Em Portugal, com possibilidade de chuva intensa em quase todo o ano, um pneu "especialista" que previna a aquaplanagem e reduza a distância de travagem em piso molhado pode fazer toda a diferença. Mas também em seco, o RainSport 3, com durabilidade e preço iguais aos do Rain Sport 2, tem melhor comportamento, menor resistência ao rolamento (com redução de consumos e emissões) e é mais silencioso. Com medidas para jantes de 14’’ a 21’’, séries de 55 e 30 e índices de velocidade de T (até 190 km/h) a Y (até 300km), o novo pneu da Uniroyal, destinado ao mercado de substituição, adequa-se a um grande leque de veículos – de citadinos a potentes desportivos.

--%>