Fugas - Motores

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Um puro-sangue sedento de muita palha

Por Carla B. Ribeiro

Poderia ser um carro de sonho, não fosse o preço. No entanto, se houver euros para esbanjar, o M6 poderá ser uma aposta ganha por Munique. Não só pela resposta dos seus incansáveis 560cv, como pela (excelente) figura que faz.

"Uma suprema combinação de alta performance e luxo." Foi assim que a BMW descreveu o modelo, durante a sua apresentação no fim de Abril. E é assim que se acaba por sentir o M6 Gran Coupé, uma variante do M5 no corpo do série 6 Gran Coupé, depois de o pôr à prova no dia-a-dia.

É que o portento da BMW adoptou o enérgico V8 de 4.4 litros e 560cv (o mesmo bloco do M5), que debita um binário de 680 Nm, disponível logo a partir das 1500rpm (e até às 5750 rotações), para lhe vestir a pele ultraluxuosa de um série 6 Grand Coupé. Não satisfeita, a marca juntou-lhe toda a tecnologia desportiva da família Motorsport, que traz consigo a possibilidade de, após a primeira revisão, alargar a velocidade máxima até aos 305 km/h com a aquisição de um desbloqueador de potência por cerca de dois mil euros. Mas mesmo com o limite imposto dos 250 km/h, como aquele veículo que conduzimos, pouco desaponta. Sobretudo se acelerado em recta: os 100 km/h são atingidos quase sem se dar por isso (a marca aponta 4,2s como o tempo necessário para atingir aquela marca, menos uma décima que o M5 com o mesmo bloco).

E, com 560cv à disposição, o melhor é acelerar. Sem medos (excepto das multas, mas para as evitar é sempre possível socorrermo-nos de um muito útil, sobretudo na cidade, limitador de velocidade). Até porque os travões de cerâmica e carbono, apenas disponíveis como opcional (7613€), prometem uma eficácia à prova de bala e de tempo. A BMW garante que os discos, que pesam cerca de metade dos compósitos e que só podem ser anexados a jantes de liga leve de 20’’, durarão a vida do carro.

Quanto à estética, de uma ponta à outra, começando pelas generosas entradas de ar na dianteira e terminando nas pontas de escape duplas na traseira, sem esquecer o tecto reforçado com fibra de carbono, o modelo transpira desportividade. E o resultado é que nem é preciso ligar a ignição (embora se esta for accionada a impressão será ainda mais forte, uma vez que o seu ronco é difícil de passar despercebido). A sua simples presença é motivo para depressa se tornar tema de conversa, quer à porta do café onde se para, quer pelos condutores dos automóveis que vão assumindo o papel de vizinhos pelos semáforos (ou até entre arrumadores de rua que se mostram mais zelosos do que se poderia esperar, não deixando ninguém encostar sequer um dedo: “Com este é preciso ter cuidado”, dir-me-ia um deles.

Mas o BMW M6 Gran Coupé não se fica por aqui. Junta-lhe uma silhueta e uma cor (Cinza Frozen metalizada) que permite integrá-lo na coluna dos clássicos, característica que se estende ao seu interior, sobretudo nos detalhes como são os casos do pesponto à vista no tablier e nos bancos (no veículo que conduzimos, em pele Merino preto) bem como os redondos cromados que emolduram os vários mostradores. Resumindo: não há cabeça (sobretudo se masculina) que não gire na sua direcção.

Pelo bem arrumado habitáculo, não é apenas a sobriedade que impera. Com uma série de apetrechos importados do pacote M, como é o caso dos bancos dianteiros multifuncionais, a desportividade também está bem presente. Mais ainda quando se opta por sair do modo confortável de condução e se selecciona a maneira desportiva. Melhor ainda: é possível ajustar as várias variáveis (caixa de velocidades — uma de dupla embraiagem M com Drivelogic —, direcção, eficiência dos consumos e motor) a um modo específico de condução. Isto permite ter a direcção pesada de um desportivo, casada com consumos eficientes, ou uma caixa mais rápida conjugada com uma direcção mais leve. Seja de que forma for, a ideia deste M passa muito pela personalização de quem segue atrás do volante.

Para os passageiros, desde que os ocupantes se restrinjam a quatro, o Gran Coupé mostra-se bastante aprazível e confortável, além de espaçoso. Um quinto passageiro (há cinco cintos à disposição) só fará sentido em percursos muito curtos. E se, por um lado, o quinto lugar pode sempre desenrascar alguma situação, por outro dá pena que este quatro portas, até pela sua configuração (o chão traseiro é dividido por uma consola que permite controlar o ar condicionado automático), não se assuma como um quatro lugares. Já a mala é generosa, com capacidade para 460 litros (que podem crescer até aos 1265 com o rebatimento dos bancos traseiros).

Para terminar, as más notícias: o M6 Gran Coupé custa 162.400€ sem quaisquer extras. O que, na BMW, significa sem coisas tão básicas como conectividade para aparelhos móveis, Bluetooth e USB, monitorização da pressão dos pneus ou indicação do limite de velocidade. Já o testado pela FUGAS, com uma mão-cheia de opcionais, entre os quais sistema de travagem M em cerâmica/carbono, sistema de fecho automático das portas, luzes adaptativas em LED e sistema de som surround Bang & Olufsen, custava 203.739,02€, o que significa que só para extras há que despender 33.608,96€.

E não é apenas no custo inicial que o M6 Gran Coupe é pesado. No dia-a-dia, se se for misericordioso com o acelerador, o consumo fica pelos 16,5 l/100km, embora se utilizado o Low Speed Assistance, a BMW prometa consumos abaixo dos dez litros (emissões de CO2 de 232 g/km). Mas nada neste carro pede misericórdia. E são mais as vezes em que se usa o acelerador que o travão. Por isso, juntando percursos urbanos a asfalto de curvas ou rectas, é de esperar consumos na ordem das duas dezenas de litros por cada cem quilómetros.

Desportista
É logo no primeiro contacto com a frente que se pode compreender a veia desportiva deste Gran Coupé. A grelha, em forma de duplo rim como é próprio da marca de Munique, distingue-se pelo design próprio da família Motorsport, que inclui as letras “M6”, deixando antever a força que se esconde atrás dela. Não é à toa: a nova geração do M6 entra para a história da BMW como um dos seus carros mais rápidos: acelera dos 0 aos 100 km/h nuns vertiginosos 4,2s. E o difícil é não fazê-lo. Os 560cv pedem para ser usados. E pedem sobretudo estrada.

Personalizável
Não é preciso sujeitar-se a uma direcção leve só porque não se quer explorar motor e caixa. Assim como não é preciso acelerar de forma agressiva. Todos os parâmetros são configuráveis individualmente e à distância de pequenos botões, sabiamente localizados na consola central, em torno da manete da caixa de velocidades: no caso uma de dupla embraiagem M com Drivelogic. Melhor: é possível memorizar dois diferentes tipos de condução e alternar entre estes accionando apenas os botõezinhos e memória incrustados no volante.

Luxuoso
A veia desportiva não belisca a sua postura luxuosa. Primeiro, pelo espaço oferecido a quatro passageiros. Depois, pelo conforto dos interiores em pele (e, para o condutor, pela posição de condução devidamente configurável). Por fim, pelos mais ínfimos detalhes. Quer na maciez do forro do tejadilho, nas finas linhas cromadas que fazem o debruado dos mostradores ou no pesponto à vista, pelo tablier, pelos bancos, pela consola, pelas portas.

Aerodinâmico
São vários os aspectos que foram incluídos de forma a melhorar a aerodinâmica do carro. Mas um que salta à vista é o tejadilho em carbono que, além de ajudar a reduzir o atrito com o ar, emagrece o M6, permitindo-lhe melhores desempenhos, quer ao nível de prestações quer em consumos. Este Gran Coupé pesa apenas 1875kg, menos 50kg que o mano Coupé que, com a mesma largura (2106mm), é mais curto (113mm) e mais baixo (19mm).

Ficha técnica

Mecânica

Cilindrada: 4395cc
Potência: 560cv (6000-7000rpm)
Binário: 680 Nm (1500-5750rpm)
Cilindros: 8 em V
Válvulas: 32
Combustível: Gasolina
Alimentação: Injecção directa de alta precisão. Turbo. Intercooler
Tracção: Traseira
Caixa: Auto. de 7 vel. de dupla embraiagem M com Drivelogic
Pneus: 265/35 R20, à frente; 295/30 R20, atrás
Suspensão: Paralelograma deformável com molas helicoidais
Direcção: Pinhão e cremalheira
Travões: Discos ventilados, à frente e atrás. Sistema de travagem M em cerâmica/carbono como opção (7613,01€)

Dimensões

Comprimento: 5011mm
Largura: 1899mm
Altura: 1393mm
Peso: 1950kg
Capac. mala: 460 litros (1265 com 2.ª fila de bancos rebatida)
Capac. depósito: 80 litros

Prestações*

Velocidade máxima: 250 km/h (limitado electronicamente)
Aceleração 0-100 km/h: 4,2s
Consumo misto: 9,9 l/100 km
Emissões CO2: 232 g/km
Preço:162.400€ (veículo ensaiado, 203.739,02€)
* Dados do construtor

 

 

Equipamento

Segurança

ABS: Sim

Controlo electrónico de estabilidade: Sim

Airbags dianteiros: Sim

Airbags laterais: Sim

Airbags de cortina: Sim

Auxílio arranque em subida: Sim

Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças atrás: Sim

Assistente de travagem: Sim

Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim

Monitorização da pressão dos pneus: Opção (261,79€)

Regulador / limitador de velocidade: Sim

Indicação do limite de velocidade. Opção (279,67€)

Aviso alteração de trajectória: Opção (455,28€)

Aviso de alteração de faixa de rodagem: Opção (543,09€)

Vida a bordo

Ignição sem chave: Sim

Vidros eléctricos: Sim

Vidros escurecidos: Sim

Fecho central: Sim (com sistema de fecho automático das portas como opção, 580,49€)

Comando à distância: Sim

Espelhos retrovisores eléctricos e aquecidos: Sim

Retrovisores rebatíveis electricamente: Sim

Volante regulável: Sim, em altura e profundidade (eléctrico)

Volante multifunções: Sim

Volante em pele: Sim

Head-Up Display: Opção (1215,45€)

Comandos de rádio e telefone no volante: Sim

Ar condicionado: Opção, auto. com 4 zonas de controlo (721,14€)

Bancos Dianteiros M Multifuncionais: Opção (1923,58€)

Bancos Dianteiros com ventilação activa: Opção (1041,46€)

Bancos Dianteiros Activos: Opção (673,17€)

Bancos traseiros rebatíveis: Sim

Bancos em pele: Sim (interiores em pele: 5821,14€)

Travão de estac. eléctrico: Sim

Função Start/Stop: Sim

Indicador de mudança de velocidade: Sim

Computador de bordo: Sim

Conexões AUX-IN, Bluetooth e USB: Opção (439,84€)

Jantes em liga leve: Sim, 20’’

Alarme: Sim

Navegação por GPS: Sim

Sensores de luz e de chuva: Sim

Sensores estacionamento: Sim

Câmara de visão traseira: Opção (367,48€)

Surround View: Opção (612,20€)

Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim

Luzes de dia: Sim, em LED

Luzes Adaptativas LED: Opção (1923,58€)

Assistente de máximos: Opção (131,71€)

Tecto Panorâmico: Não

Kit fumadores: Opção (45,43€)

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