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Novo Nissan Qashqai, a reinvenção do paradigma dos crossover

Por João Palma

O mais bem-sucedido veículo da Nissan, o Qashqai, pioneiro do segmento dos crossovers em 2007, vai ter uma segunda geração em 2014. Com estilo, motores e equipamentos renovados, o Qashqai II pretende continuar o sucesso do original.

O Qashqai é como aquelas canções que só conheceram o sucesso em adaptações da versão original, até aí na obscuridade: o conceito de crossover, uma combinação de SUV com hatchback ou carrinha, inaugurado em 2003 pela Nissan com o Murano, só se tornou popular com o Qashqai, o paradigma destes veículos com visual de todo-o-terreno, mas vocacionados para o asfalto. Agora, este rei da selva urbana vai ter uma segunda geração, com lançamento previsto para Janeiro de 2014 (já se aceitam encomendas).

Sendo o veículo de maior sucesso em toda a história da Nissan, a nova geração teve tratamento especial, com uma apresentação estática mundial em Londres, a 7 de Novembro, onde foi literalmente levantado o véu e pela primeira vez se mostrou o novo Qashqai a centenas de jornalistas.

A segunda geração do Qashqai mede 4,38m de comprimento, 1,80m de largura e 1,60m de altura, sendo mais comprida (+49mm), mais larga (+20mm) e mais baixa (-15mm) que a actual. Tem três motores — um a gasolina, 1.2 DIG-T de 114cv; dois a gasóleo, 1.5 dCi de 110cv e 1.6 dCi de 130cv (no Verão de 2014, será adicionado à gama um propulsor mais potente, 1.6 DIG-T de 150cv a gasolina) — e traz de série uma caixa manual de seis velocidades. Em opção, para o 1.6 dCi de 130cv, há uma nova caixa automática X-Tronic de variação contínua. De equipamento, haverá quatro níveis: Visia, Acenta, N-Tec e Tekna.

Todos os motores foram modificados para os tornar mais eficientes, em especial quanto a consumos e emissões. Destaque para a evolução do conhecido bloco diesel 1.6 dCi de 110cv, que, com médias oficiais de 3,8 l/100km e 99 g/km de CO2, apresenta os consumos e emissões mais reduzidos para um veículo do subsegmento C SUV, onde o Qashqai se insere.

A melhoria de performances também se deve ao facto de o novo Qashqai usar a nova plataforma CMF (Família de Módulo Comum) da Aliança Renault-Nissan e também a todos os novos modelos trazerem de série o sistema Start

Stop de paragem e arranque automáticos do motor. Outra inovação que também contribui para a redução de consumos é o Sistema Activo de Fecho de Grelha, um sistema de palhetas na grelha que corta o fluxo automaticamente o fluxo de ar a velocidades superiores a 30 km/h. A somar a isto, o novo design do Qashqai, para além de lhe dar um visual mais elegante, também é mais eficiente aerodinamicamente, com um Cd de 0,32.

Numa apresentação estática, não é possível avaliar na prática as performances anunciadas pela marca. Mas o que pudemos verificar é que, mantendo a identidade, o SUV da Nissan tem um aspecto mais desportivo. Por dentro, regista-se uma melhoria nos materiais e acabamentos.

No habitáculo há espaço para cinco ocupantes e a capacidade da mala aumentou para 430 litros, mais 30 que o modelo actual. Mas mais que o maior volume, a principal diferença na mala vai para a funcionalidade e modularidade acrescidas: tem um fundo duplo amovível que se pode dobrar e criar uma divisória, para evitar que objectos mais pequenos andem a “dançar” lá dentro. Uma das faces é em plástico lavável, permitindo transportar coisas como botas enlameadas sem deixar manchas no fundo. Este, na posição superior, forma uma superfície plana com as costas dos bancos traseiros rebatidos e cria debaixo um espaço onde se podem guardar objectos longe de olhares indesejáveis.

O único senão é que sob o fundo da mala há um kit de reparação de pneus, o que, num SUV, mesmo que seja para uso quase em exclusivo no asfalto, não é muito recomendável. Porém, responsáveis da Nissan informaram que, em opção por um preço reduzido, está disponível uma roda sobresselente de emergência.

O novo Qashqai incorpora um conjunto de tecnologias cujas principais novidades são o Chassis Control (controlo activo da trajectória, nomeadamente em curva, e do habitáculo, para maior conforto em pisos irregulares série em toda a gama) e o Escudo de Protecção Inteligente (a de série a partir do nível N-Tec) que engloba: Sistema Anticolisão Frontal, Sistema de Alerta de Fadiga, Identificador de Sinais de Trânsito, avisos de Mudança de Faixa e de ângulo Morto, Detecção de Objectos em Movimento e Regulador Automático de Máximos. Outros sistemas e dispositivos disponíveis são o Sistema de Estacionamento Automático e uma nova geração do sistema de info-entretenimento Nissan Connect, com dois ecrãs no tablier.

A Nissan vai fazer uma edição exclusiva e mais bem equipada deste SUV, limitada a 2007 unidades (para comemorar o ano de lançamento do primeiro Qashqai), das quais 15 estarão disponíveis em Portugal por 35.800€.

 

 

Ficha Técnica

 

Motorizações          Ac. 0-100km   Veloc. Máx.   Cons. Médio  Emiss. CO2  Preço

Gasolina

DIG-T 1.2 (114cv)            n. d.           n. d             5,6 l/100km     129 g/km   23.350€

DIG-T 1.6 (150cv)            n. d.           n. d.            5,6 l/100km     132 g/km   a definir*

Gasóleo

dCi 1.5 (110cv)                n. d.          182 km/h      3,8 l/100km       99 g/km   26.100€

dCi 1.6 (130cv)                n. d.          190 km/h      4,4 l/100km     115 g/km a definir**

*Lançamento no Verão de 2014 ** Valores para a versão Visia com tracção dianteira e caixa de 6 velocidades

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