Quando o 4 nasceu, no início do Verão, as opiniões dividiram-se. Houve quem de imediato se apaixonou, vendo naquele coupé os traços musculados que lhe atribuíam a garra necessária para criar um desportivo, enquanto outros viram no veículo uma cópia do série 3 Coupé, produzido entre 2006 e 2013, ainda que com ligeiras melhorias. Mas depois de algumas voltas com o motor de maior potência, o 435i, servido por um bloco de três litros e 306 cavalos, é difícil não nos deixarmos conquistar.
Primeiro de tudo pelo corpo. Sobretudo no caso do modelo conduzido que, equipado com o Pack Desportivo M e no tom azul Estoril, parece evidenciar ainda mais as linhas desportivas. A começar pelo fim: a traseira parece destacar-se do resto da carroçaria, fazendo bom uso das suas medidas (face ao extinto série 3 Coupé está mais larga em 81mm) assim como dos faróis que, em forma de “L”, fazem com que o carro se revele mais largo do que é. A frente também não deixa créditos por mãos alheias. Além de beneficiar de um crescimento da largura em 45mm, a grelha em forma de rim cola-se às ópticas, que, menos alongadas, imprimem agressividade q.b. graças ao formato em asa. Já a silhueta é marcada pela introdução das entradas de ar laterais, posicionadas atrás das rodas dianteiras e que visam reduzir o arrasto e potenciar a força aerodinâmica.
De seguida, repara-se nos detalhes nos interiores, com o visual do departamento M da BMW a dar cartas. Mas, antes, abram-se as portas em toda a sua amplitude. A dimensão das duas únicas entradas torna o acesso ao banco traseiro, apenas com dois lugares, muito facilitado mesmo para pessoas altas. Aqui, no entanto, há que fazer a ressalva. Se é verdade que se entra bem seja-se mais ou menos alto, a permanência no habitáculo para gente de maior estatura pode relevar-se incómoda nos bancos de trás devido ao formato mergulhante do tejadilho. Não vale a pena dourar a pílula: as pessoas mais altas terão dificuldade em não bater com a cabeça no tecto. Para os outros, os lugares traseiros parecem só revelar qualidades: sendo apenas dois, há espaço no meio para uma divisória que tanto servirá como apoio de braço como de mesinha, o formato ergonómico dos bancos garante conforto e o espaço extra para os joelhos promete viagens sem grandes cansaços.
Mas sentemo-nos aos comandos: os bancos, de cariz desportivo, conseguem aliar estabilidade a algum conforto, além de que, ao serem ajustáveis, permitem encontrar, mesmo num carro tão baixo como este, uma boa posição de condução. Depois, o volante cola-se às mãos e a manete das mudanças – o carro conduzido era servido por uma caixa de velocidades manual de seis velocidades – parece pedir para ser trabalhada. Sem piedade.
Claro que falta falar do coração deste série 4. O 435i chega equipado com um motor cheio de vontade de mostrar o que vale. E não é difícil pôr este bloco a dar tudo o que tem – o que não é pouco. Isso sem se mostrar rebelde nem tampouco tendência a ser despesista. Aliás, tendo em conta o comportamento, quase que se poderia escrever tratar-se de um motor poupado. Não é caso para tanto, porém. As médias conseguidas são de respeito e o difícil é não ultrapassar a fasquia dos 10 l/ 100km (na cidade pareceu-nos mesmo um feito impossível). Claro que nunca é demais lembrar: come que se farta, mas também permite recuperações e arranques rápidos o suficiente para fazer o gosto ao pé. É uma característica que se sente em qualquer ambiente, mas é em estrada que a sua anseia por se exibir parece ganhar mais força, não mostrando qualquer inibição no movimento de curva e contracurva, muito graças a uma direcção que se destaca pela precisão.
Ao nível da segurança, o série 4 ainda não consta das listagens de testes efectuados pelo Euro NCAP (European New Car Assessment Programme), o organismo europeu independente que avalia os novos veículos, mas os série 3, entre os quais o seu predecessor, conseguiram conquistar as cinco estrelas em 2012.
Barómetro
+ Prestações, equilíbrio, desportividade
- Consumos, preços, equipamento opcional, janelas traseiras fixas
Destaques
Aerodinâmico
É um dos pormenores que distingue este série 4 Coupé do série 3 homónimo e entretanto extinto. As entradas de ar laterais que, posicionadas atrás das rodas dianteiras, visam reduzir o arrasto e potenciar a força aerodinâmica, promovendo assim a capacidade de usar toda a sua potência a seu favor e, simultaneamente, poupar combustível.
Simpático
É acima de tudo isso: uma simpatia. Porque não deve ser muito comum que quem tenha dificuldades em virar-se opte por um carro com esta baixa altura ao solo. Ainda assim dá um jeito tremendo. Assim que se fecha a porta do condutor, um braço automático traz o cinto de segurança até perto do ombro, recolhendo após a fixação do mesmo. A solução surge devido à dimensão da porta e consequente localização do pilar B, onde se encontram fixados os cintos dianteiros.
Suavemente aguerrido
Com 306cv de potência num carro de pouco mais de 1500 quilos, poder-se-ia cair na tentação de achar que a bordo de um 435i só se pode encontrar força bruta. Mas não é verdade. Com toda a genica e agressividade que lhe imprimem as suas especificações técnicas, o 435i consegue mostrar-se um carro de condução suave. Claro que, para tal, é necessário seleccionar o modo Comfort. Mas, depois de uma primeira abordagem, esse é o modo mais adequado em ambientes urbanos ou mesmo em grandes deslocações por auto-estrada. Já pela estrada basta decidir entre emoções fortes ou muito fortes, que é como quem diz seleccionar o modo Sport ou o Sport+.
Imponente
Larga, baixa, robusta. A traseira do série 4 é um dos seus pontos fortes, sobretudo quando embelezada pelo duplo escape de ponteiras cromadas, o que parece constituir uma espécie de afirmação: este carro está mesmo para brincadeiras! Sob a porta da bagageira destaque para o facto de haver espaço para 445 litros, uma capacidade mais que suficiente para os quatro ocupantes que o veículo admite. Já pneu sobresselente nem vê-lo. Mas, no caso, não há motivos para reclamar. Os pneus que equipam o modelo são run flat, i.e., à prova de furo.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 2979cc
Potência: 306cv (5800-6000rpm)
Binário: 400 Nm (1200-5000rpm)
Cilindros: 6 em linha
Válvulas: 24
Combustível: Gasolina
Alimentação: Injecção directa.
Turbo. Intercooler
Tracção: Traseira
Caixa: Manual de seis velocidades
Pneus: 225/50 R17 (run flat)
Suspensão: Tipo McPherson com molas helicoidais, à frente; paralelograma deformável
com molas helicoidais, atrás.
Suspensão adaptável M ((inserida no pack M)
Direcção: Cremalheira, assistida electricamente
Travões: Discos ventilados, à frente e atrás
Dimensões
Comprimento: 4638mm
Largura: 1825mm
Altura: 1377mm
Peso: 1585kg
Capac. mala: 445 litros
Capac. depósito: 60 litros
Prestações*
Velocidade máxima: 250 km/h (limitado electronicamente)
Aceleração 0-100 km/h: 5,4s
Consumo misto: 7,9 l/100 km
Emissões CO2: 185 g/km
Preço: 65.100€ (veículo ensaiado, 87.109,03€)
* Dados do construtor
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de
estabilidade: Sim
Airbags dianteiros: Sim (frontais, laterais e de cabeça)
Airbags traseiros: Sim (laterais e de cabeça)
Auxílio arranque em subida: Sim
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças atrás: Sim
Assistente de travagem: Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança: Opção (25,20€)
Indicação do limite de velocidade: Opção (272,36€)
Assistente de máximos: Opção (130,08€)
Vida a bordo
Ignição sem chave: Opção (479,67€)
Vidros eléctricos: Sim
Vidros com protecção solar: Opção (296,75€)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Espelhos interior antiencandeamento: Sim
Espelhos exteriores antiencandeamento: Opção (495,93€)
Direcção desportiva variável: Opção (256,10€)
Volante regulável: Sim, em altura e profundidade
Volante M em pele: Opção (inserido no pack M)
Head-Up Display: Opção (825,20€)
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Ar condicionado: Automático Opção (548,78€)
Bancos Dianteiros Desportivos: Opção (inserido no pack M)
Bancos em pele: Sim (tecido hexagon/alcantara/preto)
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Conexões AUX-IN, Bluetooth e USB: Opção (337,40€)
Jantes em liga leve: Opção (886,18€)
Alarme: Opção (406,50€)
Navegação: Opção (2093,50€)
Sensores de luz e de chuva: Opção (109,76€)
Sensores estacionamento: Opção (666,67€)
Câmara de visão traseira: Opção (353,66€)
Surround View: Opção (621,95€)
Luzes adaptativas LED: Opção (1634,15€)
Assistente de máximos: Opção (131,71€)
Tecto de abrir eléctrico: Opção (926,83€)
Kit fumadores: Opção (28,46€)
Sistema de som Surround: Opção (1012,20€)
Pack Desportivo M: Opção (2658,54€), inclui ainda acabamentos em frisos azul estoril
mate, frisos interiores alumínio hexagon, pack aerodinâmico, frisos exteriores Shadow Line e forro de tecto antracite BMW individual)