Fugas - Motores

O Leon adoptou uma carrinha e agora é uma família

Por Carla B. Ribeiro

Depois de ter agitado as águas com a nova geração do carro, a Seat lança pela primeira vez uma carrinha para o Leon e junta-lhe outras duas estreias (reservadas para o ano): um bloco diesel 1.6 de 110cv e um propulsor a gás 1.4 TGI de 110cv.

O Leon deixou de ser “apenas um carro”. Para a Seat, com a estreia da carroçaria familiar, que já está à venda em Portugal desde dia 25 com preços a partir de 22.600 euros, o Leon passou a ser uma família, integrando diferentes soluções para diferentes exigências.

Senão veja-se: já havia uma carroçaria três portas com uma imagem a piscar o olho ao coupé e outra de cinco portas; agora, eis a carrinha que faltava. Sobretudo em Portugal onde este tipo de carroçaria reúne uma boa fatia das preferências quer de clientes particulares quer do mercado das frotas. Assentando em quatro pilares (sentido prático, boa relação qualidade / preço, soluções inovadoras e comportamento exemplar), a ST revela um esforço por parte da equipa de design em não roubar ao Leon o espírito jovem que lhe é intrínseco ou o dinamismo.

Para tal, num carro em que 1/3 da sua altura é de vidro, o responsável pelo design salientou, durante a apresentação internacional que decorreu no início de Novembro em Barcelona, os “detalhes que reflectem tensão”, assim como as linhas em 3D que conferem volume à silhueta desta nova carroçaria. “Visualmente, transmite estabilidade”, acrescentou.

Na frente, sobressai uma espécie de “desenho de uma cara humana”, considerou o mesmo responsável, enquanto a traseira é recortada com salientes remates. Ainda na parte de trás do carro, especial atenção à bagageira: arruma 587 litros (que podem crescer facilmente até aos 1470 litros com bancos rebatidos) e beneficia de um muito fácil acesso.

Face ao carro, a ST está naturalmente mais comprida (em 270mm),mas conseguiu não engrossar muito o peso. Arrasta apenas mais 45kgque o cinco portas, o que lhe permitiu valores baixos nas emissões deCO2 assim como manter o coeficiente de aerodinâmica do hatchback.Na realidade, do pilar C para afrente a ST poder-se-á facilmente confundir com o cinco portas. É a partir daí que se observam as maiores diferenças, com a linhado tejadilho a manter a altura até mais atrás.

Sob o capot poderão ser encontradas quatro motorizações a diesel(de 1.6 com 90 e 105cv e 2.0 com150 e 184cv) e três a gasolina (o 1.2de 86cv ou de 105cv, o 1.4 com 122ou 140cv; e o 1.8 com 180cv). No entanto, nesta fase de lançamento, estão disponíveis em Portugal apenas os 1.2 de 86cv ou de 105cve o diesel de 1.6 de 105cv (com caixa manual ou automática).  Os restantes podem ser adquiridos sob encomenda.

Dos blocos a gasolina, destaque para a versão mais potente que, com sistema de paragem e arranque automáticos do motor e função de recuperação de energia, regista, diz a marca, 4,9 litros por cada cem quilómetros e emissões de apenas114 g/km. Já o modelo diesel de 1.6de 105cv e caixa manual de cinco velocidades tem um consumo ainda mais apetecível: apenas 3,8l/100km, reclama a Seat (emissões de 99 g/km). Com caixa DSG de sete relações o consumo cresce.

Para as novidades a nível de motorizações ainda é preciso esperar. Para os primeiros meses de 2014são aguardados dois novos propulsores que revelam atributos que se poderão mostrar muito aliciantes: um a gasóleo Ecomotive, também com uma cilindrada de 1600cc, mas com 110cv, caixa manual de seis velocidades e emissões de apenas 85g/km; e outro a gás, o 1.4 TGI, com110cv e emissões de 94 g/km.

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