Em auto-estradas alemãs sem limite de velocidade, supera facilmente os 200 km/h mesmo a subir. Em Portugal, só mesmo em estradas sinuosas de montanha é que se podem avaliar as suas potencialidades. A direcção muito precisa e de resposta ultra-rápida, a caixa tão eficiente que dispensa o uso das patilhas de accionamento manual e a tracção integral 4-Matic tornam surpreendentemente fácil e segura a condução desta jóia tecnológica. Aliás, o carro que conduzimos foi posto à prova numa situação provocada por uma manobra irresponsável de um outro condutor e o seu comportamento brilhante tornou possível evitar um acidente que poderia ter sido grave.
Sendo um superdesportivo, não é como muitos modelos que só servem para exibir em percursos curtos. Pelo contrário, apesar de a suspensão desportiva AMG ser dura, os bancos envolventes e confortáveis tornam-no cómodo e extremamente agradável para fazer longas viagens e os 64 litros do depósito de combustível possibilitam ir de, por exemplo, Viana do Castelo a Lisboa, ou do Porto a Faro, sem parar na bomba de gasolina. O único senão são os consumos, mas também quem compra um carro destes já sabe ao que vai e o prazer de condução que o A 45 AMG Edition 1 proporciona supera largamente todas as eventuais desvantagens.
FICHA TÉCNICA*
Motor: 4 cil. em linha, 16v, 1991cc
Combustível: Gasolina de 98 octanas
Potência: 360cv às 6000 rpm
Binário: 450 Nm entre 2250 e 5000 rpm
Transmissão: caixa automática desportiva de 7 relações
Veloc. máx: 250 km/h (limitada electronicamente)
Aceleração 0/100 km/h: 4,6s
Consumo médio: 6,9 l/100 km
Emissões CO2: 165 g/km
Preço: 59.800€ (viatura ensaiada, 79.160€)
* Dados do construtor