“Espaço, ergonomia e habitabilidade.” Foram estas as palavras-chave usadas pela Audi na apresentação do modelo para descrever a Limousine do A3, que ocupa o vazio entre o A3 Sportback e o A4, com o objectivo de conquistar a fatia de mercado das viaturas compactas Premium. Depois de algumas voltas, é fácil comprovar qualquer dos atributos destacados. Mas há um “desde que”. Por isso, vamos lá: desde que os ocupantes do banco traseiro sejam crianças ou então adultos que não se destaquem pela altura.
As dimensões são, aliás, uma das grandes diferenças entre este A3 Limousine e o A3 Sportback. Ainda que a distância entre eixos tenha sido mantida, o primeiro é mais comprido, mais largo e mais baixo. Factores que lhe conferem dinamismo e, com o bloco de 150cv, performances desportivas, mas que, por outro lado exigem algum cuidado com as cabeças na hora de um adulto entrar para o banco de trás, efeito causado pela franca queda da linha do tejadilho logo pouco depois do pilar B e terminando no pilar C.
Pelo contrário, os miúdos arranjam-se sem dramas: a baixa altura ao solo facilita-lhes as entradas e saídas. Quanto ao conforto, praticamente sem nódoa: acomodados nos lugares traseiros, uma viagem longa faz-se sem reclamações.
Nos lugares dianteiros, não é só o conforto que é de louvar. O facto de se estar num carro Premium é evidente nos materiais usados, quer através do olhar quer do toque, assim como nos mais ínfimos detalhes – o pesponto à vista, os cromados que fazem o debruado dos mostradores ou um ecrã para o infoentretenimento (inclui Audi Connect com acesso às redes sociais assim como informação sobre parques de estacionamento – onde, se tem lugar livre, quanto custa), que se esconde assim que se desliga o motor.
Mas as suas mais-valias serão mais óbvias a quem seguir aos comandos, sobretudo no nível de equipamento Sport testado, que inclui o sistema Audi Drive Select (condução em modos Confortável, Automático, Dinâmico ou Individual, que permite a personalização da forma de guiar a cada momento, nomeadamente alterando a suspensão).
Além do mais, servido por uma direcção electromecânica, a sua resposta chega a surpreender, sobretudo a partir de uma determinada velocidade e quando se tem de enfrentar uma curva mais apertada. Beneficiando do bloqueio electrónico transversal do diferencial, que trava a roda dianteira de dentro, o carro mantém a linha de trajectória que lhe desenhamos sem qualquer hesitação. Depois, a travagem – eficaz e em tempo útil. E, com o sistema Pre Sense Front, que faz parte do útil Adaptive Cruise Control, trava mesmo sozinho no caso de detectar um obstáculo à sua frente. Isto, desde que se siga a menos de 30 km/h, o que, testámos, é particularmente útil em situações de “pára-arranca” do trânsito citadino. Caso o embate não seja evitável, entra então em acção o Multicollision Brake Assistant, que impede o arrastamento do carro após o primeiro choque, evitando ou minimizando um choque em cadeia.
Há ainda um facto determinante para evidenciar o seu carácter desportivo: o baixo peso, conseguido com uma construção a aço quente e alumínio. O A3 Limousine consegue assim boas prestações na hora de acelerar ou de recuperar, não sendo um abusador na hora de abastecer o depósito, embora bastante longe das médias reclamadas pela marca. A Audi fala em 4,1 l/100km. Já nós, entre muita cidade e alguma estrada e auto-estrada, conseguimos uma média acima dos seis litros por cem quilómetros.
Pelas linhas exteriores, não sobram dúvidas quanto ao seu espírito aguerrido, sem beliscar a elegância que se procura num sedan. O dinamismo é-lhe impresso tanto na sua linha de cintura como na sua frente, caracterizada, como em qualquer Audi, pela grelha Singleframe e embelezada pelos conjuntos ópticos, no caso em LED. Atrás, destaque para o spoiler incrustado na porta da mala. Já a distinção é-lhe garantida quer pela sobriedade das linhas, quer pelo friso em cromado que desenha o recorte dos vidros laterais. E, por falar em mala, o porta-bagagem, além de ser de fácil acesso e arrumação, comporta 425 litros (um crescimento face ao Sportback).
Resumindo: o A3 Limousine, com o motor a gasóleo 2.0 de 150cv, é um carro que se conduz com bastante prazer, estando bem apetrechado no que diz respeito ao conforto e à segurança, sobretudo se no nível de equipamento superior que se traduz em mais 2500€.
Barómetro
+ Prazer de condução, direcção, conforto, materiais, segurança
- Conforto dos passageiros traseiros adultos, consumo
Detalhes
Sempre atento
A segurança é um dos pontos altos do A3 Limousine, sobretudo na versão de topo de equipamento (Sport). Com o sistema Pre Sense Front incluído, que faz parte do útil Adaptive Cruise Control, o veículo tem a capacidade de se aperceber quando é necessário travar sozinho. O radar detecta o obstáculo dianteiro – seja um carro, seja um peão ou um animal – e, desde que a velocidade seja inferior a 30 km/h, a travagem é accionada. Caso não seja o suficiente para impedir o “toque”, entra então em acção o Multicollision Brake Assistant, que impede o arrastamento do carro após o primeiro choque, evitando ou minimizando um choque em cadeia.
De olhar feroz
Comece-se pelas suas dimensões – comprido, largo e baixo –, observe-se as suas linhas que lhe imprimem robustez e dinamismo e, por fim, olhe-se o carro de frente. As ópticas recortadas a LED e a beneficiarem de faróis em xénon (um opcional para o qual há que desembolsar mais 1135€) garantem a este Audi A3 Limousine um olhar que não passa despercebido e que frisa bem a sua vontade de se exprimir de forma desportiva. É, aliás, quando se lhe soltam as rédeas, que se pode confirmar que o carro não desaponta, revelando-se capaz de proporcionar alguma emoção sem que a estabilidade se sinta sequer beliscada.
Espaço para bagagem
Eis o A3 Limousine na sua vertente familiar. Apesar do aspecto, que parece esconder uma mala de pequenas dimensões, o carro apresenta um porta-bagagem com capacidade para 425 litros, sendo, de facto, capaz de transportar toda a tralha de férias de uma família. Com algumas vantagens extra: o acesso é facilitado e a arrumação tira proveito das arestas bem desenhadas ou do aproveitamento dos recantos. No caso de haver necessidade de transportar volumes de maior dimensão, o rebatimento dos bancos traseiros é fácil e rápido de executar.
E para passageiros?
Piscando um olho às famílias, o banco traseiro não pode ser esquecido. E, sejamos justos: para crianças, o A3 Limousine comporta facilmente duas cadeirinhas e, com alguma ginástica, até se consegue incluir uma terceira – embora o passageiro do meio tenha sempre a consola a atrapalhar a posição dos pés. E se atrás seguirem adultos? Então, tudo dependerá da altura. Se não exceder o 1,70m, a garantia é de viagens confortáveis. Se se for mais alto, poder-se-á sentir um pouco acanhado (e cuidado com a cabeça a entrar!). Além disso, a visibilidade do condutor para trás fica um pouco comprometida.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1968cc
Potência: 150cv às 3500-4000 rpm
Binário: 320 Nm às 1750-3000 rpm
Cilindros: 4 cilindros em linha
Válvulas: 4 por cilindro
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Suspensão: Tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora à frente; paralelograma deformável com molas helicoidais e barra estabilizadora atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11m (entre paredes)
Travões: Discos ventilados à frente; discos, atrás
Dimensões
Comprimento: 4456mm
Largura: 1796mm
Altura: 1416mm
Peso: 1475kg
Pneus: 225/45 R17
Capac. depósito: 50 litros
Capac. mala: 425 litros
Prestações*
Velocidade máxima: 220 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 8,5s
Consumo misto: 4,7 l/100 km
Emissões de CO2: 121 g/km
* Dados do construtor
Preço: 36.540€ (versão ensaiada, 43.235€)
EQUIPAMENTOS
Segurança
ABS: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cabeça: Sim, à frente
Airbag de joelhos para o condutor: Sim
ISOFIX: Sim, no banco do passageiro e atrás
Sistema de desactivação do airbag passageiro: Sim
Aviso de colocação dos cintos de segurança: Sim
Controlo electrónico de estabilidade (ESP): Sim
Controlo de tracção: Sim
Bloqueio electrónico do diferencial: Sim
Assistência ao arranque em subida: Sim
Controlo da pressão dos pneus: Sim
Sistema de protecção de peões: Sim
Função Start/Stop: Sim (com recuperação de energia)
Audi drive select: Sim
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Sim
Retrovisor interior com anti-encandeamento automático: Opção (290€)
Climatizador bizona: Sim
Bancos em pele: Sim
Bancos dianteiros com apoio lombar eléctrico: Opção (290€)
Jantes de liga leve: Sim (17’’)
Apoio de braços amovível à frente: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Volante desportivo multifunções, em couro: Opção (200€)
Computador de bordo: Sim
Luzes de dia: Sim
Alarme: Opção (470€, com protecção anti-reboque)
Audi sound system: Opção (300€)
Cruise control: Opção (320€)
Faróis de Xénon: Opção (1135€)
Inserções decorativas em Alumínio Mistral: Opção (235€)
Isqueiro e cinzeiro: Opção (35€)
Pacote connectivity: Opção (320€)
Pacote alto brilho: Opção (215€)
Pacote iluminação: Opção (245€)
Pacote porta-objectos e de bagagem: Opção (215€)
Pintura metalizada: Opção (760€)
Sensores de estacionamento atrás: Opção (470€)
Tecto de abrir eléctrico, em vidro panorâmico: Opção (1110€)