S60, S80, V60, V70, XC60 e XC70. São estes os modelos que vão ser beneficiados com a entrada do novo bloco 2.0 turbodiesel de quatro cilindros que, com 181cv, reclama valores recorde tanto de consumos como de emissões.
A nova motorização D4 foi trabalhada no sentido de proporcionar um binário máximo de 400 Nm, ao mesmo tempo que a marca sueca afirma ter conseguido colocar a fasquia das emissões de CO2 abaixo dos cem gramas (99 g/km no caso dos S60 e V60) – e, mais importante, já obedecendo à norma Euro 6 –, apontando para consumos apetecíveis na ordem dos 3,8 l/100km no caso dos mesmos modelos.
Este D4 de 181cv, beneficiando de uma menor carga fiscal sobre as emissões, fez ainda com que a marca reposicionasse os seus preços face às versões anteriores. Assim, o S60 vende-se agora desde 39.500€; o V60 a partir de 40.500€; e o XC60 custa desde 44.950€ – valores que reflectem uma quebra na ordem dos 1000€ se equipados com caixa manual. Já com a nova automática de oito velocidades, que a Volvo sublinha apresentar mudanças de relações mais suaves e que chega de série com patilhas no volante, a poupança é superior a dois mil euros.
É com estes três modelos com que a Volvo se pretende digladiar no mercado nacional: com os primeiros, o S60 e o V60, afirma a intenção de recuperar uma boa posição entre o segmento D; com o último, a ambição é de “colocá-lo como líder do segmento dos SUV premium”. Mas a empresa não esquece o V40 ou o V40 Cross Country (responsáveis por uma boa fatia das vendas lusas), com os quais se pretende afirmar no mercado do segmento C.
Note-se ainda que, embora mais de nicho, os modelos S80 (47.400€), V70 (49.800€) e XC70 (50.800€) também viram os seus preços decrescer entre 1400€ (caixa manual) e 2200€ (caixa automática).
Além do diesel, a gama de novos motores Volvo inclui ainda o bloco a gasolina 2.0 T6 Turbo de 306 cv, mas este estará apenas disponível em três modelos: S60 (49.950€), V60 (51.300€) e XC60 (54.700€). Para o bloco a gasolina, a marca aponta um consumo médio de 6,4 l/100km e emissões de 149 g/km CO2.
A nível de equipamento, os veículos chegam de série com a designação Kinetic que inclui, entre outras coisas, estofos em tecido, jantes de 16’’, cruise control e comandos no volante. Por mais 2400€, o nível Momentum acrescenta jantes de 17’’, Bluetooth ou sensores de estacionamento traseiro. O equipamento topo de gama, o Summum (+2000€), integra estofos em couro.
Para 2014 há, porém, mais novidades na calha: ainda este mês serão apresentados no Salão de Genebra, que se realiza entre os dias 6 e 16, os concept Estate, XC e Coupé, inspirados no P1800 ES e para a segunda metade do ano aguarda-se o início da comercialização, a partir de 62.700€, do V60 Plug-in Hybrid, que, com 280cv e um binário combinado de 640 Nm, apresenta uma autonomia exclusivamente eléctrica de 50km e consumos de 1,8l/100 km (com emissões de 48 g/km) em modo híbrido.