Fugas - Motores

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Espaçosa, modular e poupada

Por Carla B. Ribeiro

A habitabilidade mantém-se: espaçoso e modular, o Meriva mostra-se capaz de se adaptar a diferentes necessidades. E, agora, com o bloco 1.4 Turbo, um depósito a gasolina e outro a GPL de fábrica, beneficia de um reduzido custo de utilização.

Os fãs do GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) enquanto carburante fóssil para substituir a gasolina ou o diesel não se cansam de lhe gabar as qualidades. E algumas são incontornáveis: o gás tem um preço não só mais baixo (o litro custa pouco mais de metade que o de gasolina) como não se prevê que venha a ser alvo de taxas suplementares, uma vez tratar-se de um combustível apoiado pelas directivas da União Europeia. Além do mais, a esperança de vida do motor, garantem os especialistas, é maior uma vez que “a combustão é mais limpa”.

Posto isto, o Meriva é provavelmente o carro da Opel mais apto a fazer valer a motorização a gasolina/gás. É que ninguém que opta por um monovolume compacto – o Meriva mede 4300mm de comprimento por 1994mm de largura, tem 1615mm de altura e pesa quase uma tonelada e meia – está propriamente a pensar fazer corridas, contando mais com a potência para tirar proveito de factores como o conforto ou a segurança.

Ainda assim, com uma capacidade para acelerar dos 0 aos 100km/h em 11,8s, com o GPL accionado (a gasolina marca menos três décimas), não é o mais molengão dos carros, mostrando-se reactivo q.b. nas recuperações para que haja confiança numa qualquer ultrapassagem. Um facto que assenta bastante no desenrascado bloco 1.4 Turbo e na conjugação dos 120cv com um binário de 175Nm, até porque este torque mantém-se disponível de uma forma constante entre as 1750 e as 4800rpm.

Por tudo isto, não é de contar que passe a “voar” por quem quer que seja. Mas, com uma velocidade máxima de 188km/h, também não se andará a arrastar pela estrada, mostrando-se capaz de manter uma velocidade cruzeiro sem mostrar cansaço. Além disso, há que contar com uma compensação quase psicológica face a modelos mais aguerridos. O seu utilizador pode sempre “vingar-se” na hora de abastecer e olhar com troça para quem quer que seja que esteja na bomba ao lado. Afinal, o litro de gasolina 95 anda à volta de 1,55€, o diesel marca 1,35€ e o litro de gás atinge um máximo de 89 cêntimos.

Claro que não basta olhar para o preço do litro. Convém registar quantos litros gasta. A marca alemã aponta para uma média de 7,4 l/100km a gás. O que se traduz num gasto aproximado de 6,60€ por cada cem quilómetros. No caso da Fugas, conseguiu-se circular por cem quilómetros com o indicador a apontar que se tinha consumido um quarto de depósito o que, a fazer fé na fiabilidade do mesmo, corresponderá a cerca de 8,5 litros (o depósito de gás comporta 34 litros), isto é, 7,55€. No entanto, ainda não é hora nem de desanimar nem de mandar foguetes uma vez que, com um carro zero quilómetros nas mãos, torna-se mais difícil confirmar ou não os valores apontados pelas marcas.

Mas voltemos à condução ao longo da qual é perceptível o trabalho desenvolvido em algumas melhorias. Nomeadamente na caixa, no caso manual de cinco velocidades. A marca, quando da apresentação, sublinhou as “múltiplas alterações introduzidas nos componentes e nos mecanismos de troca de mudanças” e não é difícil gabar a maior suavidade na passagem de relações. Um facto mais notório quando se circula em cidade, o que obriga a uma maior utilização de caixa. Também em estrada, em que é necessário recorrer muitas vezes às relações de velocidades, a caixa tem um comportamento exemplar. Ainda em estrada, embora não entre na categoria dos veículos que até parecem pedir por curvas, o Meriva não desilude, mantendo uma trajectória firme desde que a condução seja pautada pela segurança.

E, por falar em segurança, o Meriva de 2010, data desta sua geração, obteve cinco estrelas Euro NCAP com 89% na segurança dos passageiros adultos, 77% nas crianças, 55% para peões e 86% nos dispositivos auxiliares. Mas a Opel prefere acenar com o relatório da TÜV, empresa que presta serviços na área da certificação, para 2014: depois de inspeccionados oito milhões de veículos usados, de todos os tipos e marcas, concluiu que o Opel Meriva “é o automóvel com a menor taxa de avarias e defeitos”.

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BARÓMETRO
+ Espaço, habitabilidade, custos de utilização
- Confusão na consola central

DETALHES

Quanto gasta?
A pergunta chega-nos por variadas vezes, mas não nos é fácil responder. “Quanto está a gastar?”. Primeiro, porque o computador de bordo não contempla consumos instantâneos, nem sequer médias. Depois, porque não há maneira de avistarmos aquelas luzinhas habituais que nos vão indicando o estado do depósito a gás. “No meu carro”, diz um colega que tem um veículo a GPL, “quando só tem uma luzinha dá para fazer 100km.” Revirámos o carro ao contrário e luzinhas nem vê-las. Até que, já percorridos quase 200km, alternamos entre o gás e a gasolina em andamento para confirmar aquilo que a Opel garante (“não se nota a diferença”) e vejo o mostrador do nível de combustível a oscilar entre o depósito cheio e o depósito a um quarto. Afinal, há forma de controlar o depósito do gás (tinha de haver!): é o mesmo indicador do depósito a gasolina.

Confusão central
Não é nenhuma mentira quando se diz que tudo o que se precisa está à distância de um botãozinho. O problema reside na quantidade de botõezinhos ao dispor, todos demasiado misturados para se ter a perfeita noção de que se dirigir a mão para a esquerda irei para a navegação, se apontar para a direita acertarei nos comandos do rádio. É por isso com alguma pena que se verifica que este restyling do Meriva falhou pelo menos numa coisa: em arrumar a consola central tornando o seu uso mais intuitivo.

De fácil acesso
Com a abertura antagónica das portas que caracteriza o monovolume, a Opel mantém o Meriva entre os carros com melhores acessos. Seja na hora de entrar, de sair ou, no caso de pais com crianças pequenas, de ajustar cadeirinhas e cintos de segurança. Também para pessoas idosas, com problemas de mobilidade, o Meriva exibe qualidades que o tornam uma verdadeira opção. E depois de entrar não há falta de espaço para ninguém. Nem para quem segue atrás no lugar do meio. O que implica viagens, mesmo as mais longas, ao longo das quais reina o sossego. Já os assentos, que mantêm a dureza característica da marca, estão longe de ser os mais confortáveis.

De papo cheio
Ainda no campo do espaço, a mala do Meriva mostra-se capaz de arrumar até 350 litros, um valor penalizado em 50 litros pela existência do depósito a gás sob o tapete do porta-bagagens. No entanto, por todo o habitáculo estão disponíveis uma variedade de espaços para que se consiga arrumar tudo e mais alguma coisa, sem que ande nada à solta, inclusive a gaveta sob o banco do passageiro dianteiro onde a marca guarda os manuais de utilização, deixando o porta-luvas vago para as coisas do dia-a-dia. De apontar ainda o sistema que a Opel designa por FlexSpace e que permite adaptar o interior de diferentes modos.


FICHA TÉCNICA*

Mecânica
Cilindrada: 1364cc
Potência: 120cv / 4800-6000rpm
Binário: 175Nm/ 1750-4800rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 4
Alimentação: Gasolina ou GPL
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de cinco velocidades
Suspensão: à frente, independente tipo Mcpherson com molas helicoidais; atrás, eixo de torção com molas helicoidais
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11,1m entre passeios
Travões: Discos ventilados, à frente; discos sólidos, atrás

Dimensões
Comprimento: 4300mm
Largura: 1994mm
Altura: 1615mm
Distância entre eixos: 2644mm
Peso: 1486kg
Pneus: 205/55 R16
Capac. depósito: 54 litros (gasolina); 34 litros (GPL)
Capac. mala: 350 litros (1450 litros com fila traseira rebatida)

Prestações
Veloc. máxima: 188 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h gasolina: 11,5s
Aceleração 0 a 100 km/h GPL: 11,8s
Consumo misto gasolina: 5,9 l/100km
Consumo misto GPL: 7,4 litros/100 km
Emissões CO2 gasolina: 139 g/km
Emissões CO2 GPL: 121 g/km
Preço: 20.390€ (versão ensaiada, com Pack ConnectNavi e Pack Style, 21.650€)

* Dados do construtor

EQUIPAMENTO

Segurança
ABS: Sim
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Assistência ao Arranque em Subidas: Sim
Travão de mão eléctrico: Sim
Airbag duplo frontal: Sim, com desactivação do passageiro
Airbags de cortina: Sim, à frente e atrás
Airbags laterais: Sim, à frente
Encostos de cabeça activos: Sim, à frente
Aviso de colocação de cintos: Sim
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim

Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim (à frente e atrás)
Vidros escurecidos: Opção (atrás, incluído no Pack Style)
Vidros térmicos: Não
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Direcção assistida: Sim
Espelhos retrovisores com regulação eléctrica: Sim
Espelhos retrovisores aquecidos: Sim
Espelhos rebatíveis electricamente: Não
Volante regulável: Sim, em altura e profundidade
Volante multifunções: Sim
Volante em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Conexão Bluetooth: Sim
Porta USB: Opção (incluído no Pack ConnectNavi)
Ar condicionado: Sim
Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Estofos e bancos em pele: Não
Programador de velocidade: Sim
Função Start/Stop: Não
Computador de bordo: Não
Jantes em liga leve: Sim, 16’’
Navegação por GPS: Opção (Pack ConnectNavi)
Sensor de luz: Não
Sensor de chuva: Não
Sensores de estacionamento dianteiros: Não
Sensores de estacionamento traseiros: Opção (incluído no Pack ConnectNavi)
Faróis de nevoeiro: Opção (incluído no Pack Style)
Luzes de dia: Sim
Tecto Panorâmico: Não

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