Fugas - Motores

Opel Corsa 1.2 FlexFuel GPL

Opel FlexFuel a GPL, veículos a gás para todas as bolsas

Por João Palma

O grupo GM, através da Chevrolet, foi um dos pioneiros na comercialização de veículos a gasolina/GPL em Portugal. Agora é a Opel que pega no testemunho e, aproveitando a recente legislação que abateu algumas barreiras e inconvenientes que se colocavam à utilização do GPL, lança uma gama de seis modelos que é a mais abrangente de todas as marcas comercializadas em Portugal, indo desde o utilitário Opel Corsa até ao familiar médio Insignia.

Com o actual custo de litro do GPL, cerca de metade do da gasolina 95, apesar de a média de consumo do GPL ser cerca de 20% superior ao da gasolina, esta é uma aposta que compensa em termos económicos. Por isso, o acréscimo no preço de aquisição de um veículo a gasolina /GPL face ao mesmo só a gasolina é recuperado em poucas dezenas de milhares de quilómetros. E, em termos de performances, não se notam quaisquer diferenças entre o funcionamento da viatura a gasolina ou GPL, com a vantagem de o gás ser menos poluente.

As autonomias a GPL que, no caso da Opel e segundo dados oficiais, vão dos 437km do Opel Corsa de cinco portas aos 540km da berlina Insignia, somam-se às já existentes a gasolina. No caso dos dois veículos referidos, o total é de 1274km para o Corsa e 1726km para a berlina Insignia. Mas é evidente que, graças a uma rede relativamente abrangente de postos de abastecimento de GPL, à excepção do arranque (primeiros 1-2km sempre a gasolina) só muito ocasionalmente o proprietário de um veículo a gás usa gasolina. O único ponto a desfavor das viaturas bifuel é o facto de o depósito de GPL normalmente ocupar o lugar da roda sobresselente, substituída por um kit de “reparação” de pneus.

A oferta da Opel inicia-se no Opel Corsa 1.2 de 85v (3 e 5 portas), com preços a partir de 15.290€. Ainda no segmento B, por 20.390€, segue-se o monovolume de cinco lugares Meriva Tourer, dotado de um motor 1.4 turbo de 120cv (consultar teste nesta edição). Um degrau acima, o SUV Opel Mokka (24.340€) e o Opel Astra nas variantes berlina e carrinha (respectivamente, 23.600€ e 24.600€), ambos com a variante de 140cv do propulsor 1.4 são as propostas da Opel no segmento C. No topo da lista, também com o motor 1.4 de 140cv, inscrevem-se o monovolume de sete lugares Zafira Tourer (28.170€) e o Opel Insignia nas carroçarias berlina (28.850€) e carrinha (30.150€).

Assim, desde o mais acessível utilitário até ao mais requintado Insignia, um modelo do segmento D, passando por monovolumes, um pequeno SUV e um pequeno familiar (caso do Astra), num total de dez versões, os veículos FlexFuel da Opel pretendem chegar para conquistar um amplo leque de potenciais clientes.

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