Fugas - Motores

  • Oxana Ianin
  • Oxana Ianin
  • Oxana Ianin
  • Oxana Ianin
  • Oxana Ianin
  • Oxana Ianin

Quase 40 anos depois, os série 2 estão de volta

Por João Palma

A série 2, denominada Neue Klasse, marcou um período de renovação na BMW entre 1966 e 1977. Desde então,o número manteve-se em vazio. Até hoje. Agora um elegante coupé marca o ressurgimento dos série 2.

A BMW ressuscitou o série 2, uma gama de sucesso da marca alemã nos anos 60 e 70 do século passado. Para reactivar essa linha optou por um coupé elegante e funcional que vem substituir o série 1 Coupé. O segundo modelo da série 2, previsto para Setembro, terá características diferentes: um monovolume que irá concorrer, entre outros, com o Mercedes classe B. A Fugas pôde conduzir a versão 220d, com a variante de 184cv do motor diesel 2.0 e a caixa automática desportiva Steptronic de oito relações.

Este modelo, que partilha a plataforma dos série 1, 3 e 4, é 72mm mais longo e 26mm mais largo que o anterior série 1 Coupé. Para o novo série 2 Coupé é possível optar entre duas motorizações a gasolina, 220i e M235i e três declinações do bloco 2.0 a gasóleo. O mais acessível série 2 é o 218d, com o motor 2.0 diesel na configuração menos potente, 134cv, e caixa manual de seis velocidades, cujo preço-base é 38.100€. O 220d é a versão intermédia, sendo o 225d com 218cv a variante com mais potência do bloco 2.0.

A caixa automática normal custa 2266€ e a desportiva, que equipava o veículo que conduzimos, 2466€, mas o dispêndio adicional é justificado não só pela poupança de consumos face à caixa manual como pelo conforto proporcionado na condução em cidade, em especial em situações de pára-arranca, em que basta pisar o travão ou o acelerador consoante as necessidades. As passagens de caixa processam-se de forma suave, sendo quase imperceptíveis, e o sistema de Start/Stop tem um funcionamento impecável. Para uma condução mais personalizada, existe um modo manual no qual se pode recorrer às patilhas no volante, que, sendo uma caixa desportiva, oferece dinamismo e diversão nos modos Sport ou Sport+, em especial em estradas com muitas curvas, onde também se evidencia a estabilidade proporcionada pela suspensão adaptável, pela direcção variável de resposta muito directa e pelos travões desportivos da M (tudo isto opções).

Sendo equipamento opcional isso vai encarecer o preço final, o que neste caso até se pode compreender. Menos compreensível é, como não nos cansamos de repetir, certo tipo de equipamento não ser de série, como o rebatimento assimétrico dos bancos, as conexões Bluetooth, os sensores de estacionamento e até a desactivação do airbag do passageiro à frente — itens de série em carrinhos que custam pouco mais de 10.000€! Mas, no veículo que conduzimos, extras como os referidos custavam quase 15.000€. Não vale a pena iludirmo-nos: é preciso somar pelo menos 5000€ ao preço-base para se ter um veículo minimamente equipado.

Será então negativa a impressão com que ficámos deste 220d Coupé? Não, pelo contrário. E é disso que a BMW (tal como outras marcas premium) se vale para salgar o preço dos seus modelos. Este coupé alia diversão e prazer de conduzir à funcionalidade, não sendo um mero brinquedo. Com quatro lugares reais e confortáveis (claro que cinco lugares seria o ideal, mas quem quer isso escolhe outro tipo de carroçaria que não um coupé), uma bagageira de 390 litros e muitos espaços para guardar pequenos objectos no habitáculo, este série 2 está apto para longas viagens de férias. Bancos que sujeitam bem o corpo e uma suspensão adaptável que varia de rigidez consoante o tipo de condução completam o ramalhete.

Com 184cv e um binário máximo de 380 Nm às 1750 rpm, mas com boa resposta mesmo a baixas rotações, apimentado por diverso equipamento opcional da M (o departamento desportivo da BMW), o 220d Coupé que conduzimos não é um superdesportivo (para isso há o M235i com 320cv), mas comporta-se muito bem numa condução mais dinâmica. A outra face deste coupé de linhas desportivas evidencia-se em viagens longas, nos modos Comfort e Eco Pro, pela suavidade de condução e pela economia de consumos: em cerca de 600km, a maior parte dos quais com a lotação completa e em percurso variado, sem grandes preocupações de economia de consumo (o modo Eco Pro, que permite uma poupança real, não foi praticamente utilizado), obtivemos uma média de 6,5 l/100km, o que significa que não será difícil fazer médias a rondar os seis litros.

A tudo isto some-se um design desportivo elegante tanto no exterior como no habitáculo, materiais e acabamentos de superior qualidade como é apanágio da marca alemã, instrumentação muito completa e de fácil manuseio e uma boa posição de condução para quem for alto (quem for mais baixo pode ter problemas de visibilidade).

Em termos de segurança, o série 2 ainda não foi submetido aos testes do Euro NCAP mas, pelo seu equipamento de série, aspira à pontuação máxima. Tal como todos os veículos da marca alemã, o série 2 beneficia da garantia BMW Service Inclusive por cinco anos ou 100.000km.

BARÓMETRO
+
Desempenhos do motor e caixa de velocidades, guiabilidade, mala e espaços para guardar objectos
- Preço inflacionado por equipamento opcional que deveria ser de série; apenas para quatro ocupantes


DETALHES

O que faz a diferença
São pormenores, mas marcam a diferença de um veículo premium para os outros. Quando se engata a marcha-atrás, para além de aparecer no ecrã central um ícone com as imagens do carro e barras de proximidade aos obstáculos e dos sinais sonoros, os retrovisores exteriores baixam automaticamente, permitindo uma melhor visão dos obstáculos mais rasteiros na traseira do carro. Quando se abre a viatura com o comando à distância, os puxadores das portas iluminam-se para facilitar o acesso ao carro. Numa combinação de estética e funcionalidade, os faróis de xénon (opção) emoldurados pelos LED das luzes de dia, além de proporcionarem boa visibilidade, são uma contribuição positiva para o design deste coupé.

Confortável para TODOS
Sendo um coupé, dentro do espírito dessa carroçaria, a lotação é de apenas quatro lugares, o que, somando-se ao facto de as portas, apesar de grandes, serem só duas dificultando o acesso aos bancos de trás, limita um pouco a funcionalidade do carro. No entanto, os dois lugares traseiros são reais (embora o espaço para as pernas seja melhorável) e proporcionam quase tanto conforto como os da frente, ao contrário da configuração típica de um coupé, em que os bancos traseiros, residuais, não servem para transportar ninguém.

Mais que o visual
Este BMW tem um visual com linhas características de um coupé desportivo, mas não apresenta as desvantagens que se associam a um veículo com essa configuração. Para além dos já referidos quatro lugares reais, dispõe de uma ampla bagageira com 390 litros e boa capacidade de arrumação, com pequenos espaços laterais e uma rede para segurar os objectos. Como os pneus são runflat (à prova de furo), não existe roda sobresselente, pelo que sob o fundo da mala está colocada a bateria. Também no interior do habitáculo existem diversos espaços para arrumar pequenos objectos, tanto à frente como atrás.

Alma desportiva
Tendo já basicamente características desportivas, esse espírito, no carro que conduzimos, estava reforçado pelo pack desportivo da M, direcção desportiva variável, suspensão adaptável M, spoiler traseiro M, uma excelente transmissão automática desportiva Steptronic de oito relações e travões desportivos M com as pinças pintadas a azul com o logótipo M. Claro que tudo isto são opções que, no total, acrescem quase seis mil euros ao preço-base, mas, tendo em vista o que é considerado equipamento opcional, como o rebatimento assimétrico dos bancos, nem sequer é o mais chocante e tem um efeito positivamente marcante na dinâmica do veículo.

 

EQUIPAMENTO

Segurança

ABS: Sim

Controlo elect. estabilidade: Sim

Controlo de tracção: Sim

Sistema de alerta de colisão: Não

Airbags dianteiros: Sim

Airbags laterais: Sim, à frente

Airbags de cortina: Sim

Airbag joelhos condutor: Não

Aux.ao arranque em subida: Sim

Aviso da pressão dos pneus: Sim

Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim

Aviso de colocação do cinto: Sim


Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim

Vidros escurecido: Opção (369€)

Vidros térmicos: Sim

Fecho central: Sim

Comando à distância: Sim

Direcção assistida: Sim, desportiva com assistência variável (opção, 475€)

Retrovisores com regulação e rebatíveis electricamente: Sim

Volante regulável: Sim, em altura e profundidade

Volante multifunções: Sim

Volante em pele: Sim

Comandos no volante: Sim

Bluetooth e USB: Opção (421€)

Ar condicionado: Sim (opção de automático bizona, 580€)

Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim

Bancos traseiros rebatíveis: Sim

Estofos em pele: Sim

Reg./limitador de velocidade: Opção (326€)

Travão estacion. eléctrico: Não

Função Start/Stop: Sim

Computador de bordo: Sim

Pack Desportivo M: Sim, opção, 2625€

Jantes em liga leve: Sim, opção, de 18’’ (incluídas na Line Sport)

Alarme: Não

Navegação GPS: Opção  (2267€)

Sens. luz e chuva: Opção (137€)

Sensores de estacionamento: Opção (791€)

Faróis de nevoeiro: Incluídos no pack desportivo M

Luzes de dia: Sim em LED

Faróis de xénon: Opção (pack Iluminação, 974€)

Assist. luzes máximos: Opção (pack Iluminação)

 

--%>