Fugas - Motores

Teste: Lexus IS 300h

Por João Palma

A Lexus é a marca premium do grupo Toyota. Com prestígio similar ao das concorrentes alemãs nos EUA, na Europa a afirmação tem sido mais difícil. Mas a bem equipada limusina IS300h não fica a dever nada a modelos de outras marcas.

As marcas premium alemãs apostam na eficiência dos seus motores diesel. A Lexus enveredou por outra via: motorizações híbridas eléctricas/gasolina. E se os caminhos são diferentes, o objectivo é o mesmo: conjugar performance com economia. No Lexus IS 300h essa meta foi atingida, mas, mais do que isso, a luxuosa berlina de quatro portas distingue-se pela suavidade e conforto, tanto na condução como para os ocupantes.

Sendo uma marca premium, os veículos da Lexus não são propriamente baratos: o muito bem equipado carro que conduzimos, por exemplo, custa 46.500€. Mas tudo é relativo: dificilmente se encontrará na concorrência, ao mesmo preço, algo com potência similar, a mesma tecnologia incorporada e o equipamento de série do IS 300h.

Além do mais, ao contrário da política de outras marcas premium no que toca a equipamento de conforto e vida a bordo, tudo é claro e transparente, o preço não é engordado com falsas opções que deveriam ser de série: não é preciso gastar mais que os 38.000€ para se ter um carro bem equipado para o segmento D premium em que se insere: faróis de xénon, sensor de luz, luzes de dia em LED, sistema de info-entretenimento com rádio/CD, conexão Bluetooh e ecrã central de 7’’, climatizador, comandos áudio e do telefone no volante ou modos de condução Eco, Normal e Sport chegam de série. Só para mencionar alguns elementos de uma longa lista.

Já no que se refere à segurança, capítulo em que as marcas premium não fazem poupanças, o Lexus IS 300h acompanha a tendência, com o máximo de 5 estrelas conquistado em 2013 nos testes da Euro NCAP (91% na protecção de ocupantes, 85% nas crianças, 80% nos peões e 66% nos dispositivos auxiliares de segurança).

O veículo que conduzimos, com o nível de equipamento Executive+ e o sistema de navegação Premium, tem um acréscimo de 8500€ face ao preço-base, mas o sistema de navegação, os forros e bancos em pele com regulação eléctrica, a câmara de visão traseira e os sensores de estacionamento à frente e atrás, bem como outras mordomias, justificam o aumento do custo.

Mas depois destes “entretantos”, uma enumeração algo árida, mas que não deixa de ser essencial para se saber o que é oferecido pelo preço pedido, vamos aos “finalmentes”.

IS é a sigla de Intelligent Sedan e esta limusina, com um design elegante e dinâmico, faz jus ao nome. Se as linhas exteriores se destacam, por dentro esta 4.ª geração do IS 300 corresponde às expectativas. Com acabamentos cuidados e materiais de qualidade, este veículo com 4670mm de comprimento, 1610mm de largura e 1430mm de altura tem interiores à altura do exigível, em especial na versão que nos foi disponibilizada, com bancos (dianteiros com regulação eléctrica) em pele, que também é usada no resto do habitáculo. A instrumentação, muito completa, é de fácil leitura e manuseio, nomeadamente através de um joystick na consola central para navegar entre os diversos menus do grande ecrã central.

A posição de condução é baixa, mas isso não compromete a visibilidade e até contribui para o conforto da condução. Difícil é o accionamento do pedal de pequenas dimensões do travão eléctrico, ao lado do apoio do pé esquerdo, que requer alguma habituação. Não seria melhor um mais comum botão na consola central?

Ao premir o botão de arranque, o IS 300h comporta-se como um veículo 100% eléctrico: só pela indicação READY no visor atrás do volante é que sabemos que o carro está pronto a rodar. O arranque é sempre em modo eléctrico, mas mesmo quando o motor de combustão entra em funcionamento, mais que os 223cv de potência, que suporiam uma reacção mais enérgica ao pisar do acelerador, sobressai a ausência de ruído e a extrema suavidade de condução — mesmo no modo Sport, este híbrido conserva sempre o espírito de berlina luxuosa, confortável e estável, que desliza suavemente pelo asfalto e em que a dinâmica de condução não é a nota dominante.

O comportamento da caixa automática de variação contínua também reforça a característica de conforto. Em termos de consumo, o valor obtido numa condução suave (como o carro quase exige), 6,5 l/100km, estão longe do anunciado, mesmo assim um valor aceitável para um veículo com 223cv e 1720kg de peso. Uma ressalva: grande parte da condução foi em auto-estrada. É em cidade, onde a velocidades mais baixas entra frequentemente em funcionamento o modo 100% eléctrico, que o sistema híbrido se torna vantajoso.

Ficha Técnica*

Motor de combustão
Motor: 4 cil., 16v, 2494cc, gasolina
Potência : 181cv às 6000 rpm
Binário máximo:  221 Nm às 4200-5400 rpm

Motor eléctrico
Motor: Síncrono de magneto permanente
Potência: 143cv
Binário máximo: 300  Nm
Bateria: Hidretos metálicos de níquel, 650V, 192 células
Sistema Hybrid Sinergy Drive
Potência total combinada:
223cv
Veloc. máxima: 200 km/h
Aceleração 0/100 km/h: 8,3s
Consumo médio: 4,4 l/100 km
Emissões de CO2: 103 g/km
Preço: 38.000€ (versão ensaiada: 46.500€)

*Dados do construtor

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