Fugas - Motores

Teste: Lexus IS 300h

Por João Palma

A Lexus é a marca premium do grupo Toyota. Com prestígio similar ao das concorrentes alemãs nos EUA, na Europa a afirmação tem sido mais difícil. Mas a bem equipada limusina IS300h não fica a dever nada a modelos de outras marcas.

As marcas premium alemãs apostam na eficiência dos seus motores diesel. A Lexus enveredou por outra via: motorizações híbridas eléctricas/gasolina. E se os caminhos são diferentes, o objectivo é o mesmo: conjugar performance com economia. No Lexus IS 300h essa meta foi atingida, mas, mais do que isso, a luxuosa berlina de quatro portas distingue-se pela suavidade e conforto, tanto na condução como para os ocupantes.

Sendo uma marca premium, os veículos da Lexus não são propriamente baratos: o muito bem equipado carro que conduzimos, por exemplo, custa 46.500€. Mas tudo é relativo: dificilmente se encontrará na concorrência, ao mesmo preço, algo com potência similar, a mesma tecnologia incorporada e o equipamento de série do IS 300h.

Além do mais, ao contrário da política de outras marcas premium no que toca a equipamento de conforto e vida a bordo, tudo é claro e transparente, o preço não é engordado com falsas opções que deveriam ser de série: não é preciso gastar mais que os 38.000€ para se ter um carro bem equipado para o segmento D premium em que se insere: faróis de xénon, sensor de luz, luzes de dia em LED, sistema de info-entretenimento com rádio/CD, conexão Bluetooh e ecrã central de 7’’, climatizador, comandos áudio e do telefone no volante ou modos de condução Eco, Normal e Sport chegam de série. Só para mencionar alguns elementos de uma longa lista.

Já no que se refere à segurança, capítulo em que as marcas premium não fazem poupanças, o Lexus IS 300h acompanha a tendência, com o máximo de 5 estrelas conquistado em 2013 nos testes da Euro NCAP (91% na protecção de ocupantes, 85% nas crianças, 80% nos peões e 66% nos dispositivos auxiliares de segurança).

O veículo que conduzimos, com o nível de equipamento Executive+ e o sistema de navegação Premium, tem um acréscimo de 8500€ face ao preço-base, mas o sistema de navegação, os forros e bancos em pele com regulação eléctrica, a câmara de visão traseira e os sensores de estacionamento à frente e atrás, bem como outras mordomias, justificam o aumento do custo.

Mas depois destes “entretantos”, uma enumeração algo árida, mas que não deixa de ser essencial para se saber o que é oferecido pelo preço pedido, vamos aos “finalmentes”.

IS é a sigla de Intelligent Sedan e esta limusina, com um design elegante e dinâmico, faz jus ao nome. Se as linhas exteriores se destacam, por dentro esta 4.ª geração do IS 300 corresponde às expectativas. Com acabamentos cuidados e materiais de qualidade, este veículo com 4670mm de comprimento, 1610mm de largura e 1430mm de altura tem interiores à altura do exigível, em especial na versão que nos foi disponibilizada, com bancos (dianteiros com regulação eléctrica) em pele, que também é usada no resto do habitáculo. A instrumentação, muito completa, é de fácil leitura e manuseio, nomeadamente através de um joystick na consola central para navegar entre os diversos menus do grande ecrã central.

A posição de condução é baixa, mas isso não compromete a visibilidade e até contribui para o conforto da condução. Difícil é o accionamento do pedal de pequenas dimensões do travão eléctrico, ao lado do apoio do pé esquerdo, que requer alguma habituação. Não seria melhor um mais comum botão na consola central?

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