Enquanto a maioria das marcas vai desenvolvendo motores diesel de baixa cilindrada, a Lexus parece decidida em manter o rumo assumido desde 2005: apostar na tecnologia híbrida associada à gasolina, de forma a manter os consumos baixos e as emissões residuais. Isso, sem descurar os pormenores que a colocam entre as marcas premium.
Foi nesse sentido que Chika Kako, a primeira mulher a ocupar a posição de engenheira-chefe da Lexus International, reviu os parâmetros do executivo compacto híbrido CT 200h sem esquecer as premissas "design mais arrojado; interiores mais refinados; menores emissões; maior prazer de condução".
Por isso, embora pareça que o CT 200h foi alvo de apenas um pequeno facelift, a verdade é que é praticamente um carro novo, tendo em conta as muitas pequenas modificações, o trabalho no sentido de reduzir o peso (o capot, por exemplo, é agora em alumínio) e a revisão do chassis, que, mantendo-se o mesmo, apresenta maior rigidez, graças também ao maior número de pontos de soldadura. Isto, na prática, traduz-se numa maior estabilidade, mas também numa notória redução de ruídos e vibrações, uma melhoria para a qual contribuiu ainda a nova conduta de admissão e o uso de material de isolamento mais espesso na chapa de fogo ou nas cavas das rodas.
Por fora, as diferenças entre esta nova versão e o modelo de 2011 não são gritantes mas notórias: foi adoptada uma grelha trapezoidal dupla maior, foram incluídos novos faróis de nevoeiro, as ópticas em LED apresentam-se em seta, o pára-choques traseiro foi revisto e foi adoptada uma antena mais aerodinâmica (tipo tubarão). As diferenças no exterior são mais evidentes no F Sport, no qual foi trabalhado um aileron.
Já no interior as diferenças são mais óbvias, a começar pela inclusão de série (Business) de um ecrã policromado de sete polegadas – o sistema de navegação é incluído no nível de equipamento Executive+ durante o período de lançamento.
Além da habitual atenção da marca aos detalhes, foi incluído o mais pequeno volante do IS, um comando rotativo que permite gerir os vários sistemas e um novo selector de velocidades. Aliás, neste capítulo, a Lexus afiança que, após revista a caixa de velocidades CVT de variação contínua, a velocidade está mais próxima da rotação observada, o que poderá tornar a condução mais suave.
Já a motorização foi mantida: um propulsor a gasolina de 1.8 litros com 100cv ao qual acresce um motor eléctrico de 82cv. Em conjunto, os dois motores oferecem uma potência de 136cv, acelerando, afiança a marca, dos 0 aos 100 km/h em 10,3 segundos. Já na eficiência, a Lexus volta a dar cartas ao anunciar um consumo médio de 3,6 l/100km e emissões na ordem dos 82 g/km. Mais impressionante é o valor de emissões de partículas NOx, colocando-as abaixo no limiar imposto pela norma Euro 6: 5 mg/km.
O Lexus CT 200h está disponível em Portugal em quatro diferentes versões de equipamento — Business (28.900€), Executive (29.900€), Executive + (30.850€), F Sport (33.990€) e Luxury(38.550€). Os preços reflectem uma quebra, face ao anterior modelo, na ordem dos 2500€ para a versão de entrada e dos 2200€ para a versão de topo.