Acciona-se a ignição e aquilo que mais impressiona não é o som do motor mas a ausência dele. O bloco diesel de 1.6 litros é, aliás, tão silencioso que houve quem duvidasse que fosse mesmo alimentado a gasóleo. Fora as conversas surdas a que tal facto pode dar (e deu) origem, o resto são só vantagens. Até porque a sua mudez não é sinónimo de fracas prestações.
Tirando a aceleração dos 0 aos cem quilómetros, que leva 11,4 segundos, apesar de assentar na mais leve plataforma modular EMP2 (estreada no Citroën C4 Picasso) e de ter visto o seu peso reduzido em 140kg, todo o desempenho do 308 e-HDi servido por 115cv é apelativo o suficiente para se tentar retirar dele tudo o que o carro tem para dar. Com uma velocidade máxima de 195 km/h, a aceleração, não obstante ser pouco dinâmica, é constante, facto a que não é alheia uma bem escalonada caixa manual de seis velocidades — embora o melhor seja ignorar as indicações de mudança de velocidade segundo as quais circular-se-ia em sexta desde o arranque até ao estacionamento.
Mas há mais-valias que fazem com que quase se esqueçam os pequenos defeitos. Como os números apontados tanto para consumos como para emissões. E esse era o objectivo primordial da marca: tornar-se campeã daqueles dois parâmetros. E, devido ao menor peso, às melhorias no aerodinamismo e à eficiência dos motores e transmissões, bem como ao uso de pneus específicos (Michelin Energy Saver) de ultrabaixa resistência ao rolamento, foram conseguidas reduções substanciais nos consumos e emissões. No caso do carro testado, a marca aponta para emissões de 100 g/km de CO2, embora mais relevante seja a redução de emissões de outras partículas, como as nocivas NOx, ao ponto de a Peugeot conseguir registar o carro como Euro 6.
Já sobre os consumos, a marca francesa de Sochaux avança com uma atrevida média para esta versão de 3,8 litros a cada cem quilómetros. Atrevida, mas nem por isso distante da realidade. Não se tendo conseguido obter o mesmo valor, o certo é que raramente se observou a média de consumos escalar os seis litros, tendo o registo mais comum sido entre os 4,5 e os 5,0 l/100km.
Não desvalorizando a importância tanto dos consumos como das emissões, o 308 atrai também por outras razões, sobretudo estéticas. Quer por fora, quer por dentro, o carro mostra-se fluido e dinâmico, mas sobretudo limpo. É o caso de todo o painel dianteiro, por onde não pululam botõezinhos de várias formas e cores. A marca optou por incluir apenas o essencial, além de um muito útil ecrã táctil com todas as informações sobre o veículo (além de um eficiente sistema de navegação, de série neste nível de equipamento), o que confere ao interior um ar sóbrio que terá a seu favor o pouco desgaste e uma certa intemporalidade.
Ainda no habitáculo, onde o condutor usufrui de uma excelente posição de condução, favorecida pelo desenho dos bancos que garantem um bom apoio, torce-se o nariz quando se tem de enfiar um bloco de notas no compartimento da porta: os pequenos espaços de arrumação parecem ter sido mal pensados e não são raras as vezes em que não se sabe onde pousar o que se tem na mão.
No que toca à segurança, o Peugeot 308 conseguiu as cinco estrelas Euro NCAP e, de acordo com os exigentes parâmetros de 2013 deste organismo independente, somou 92% na segurança dos ocupantes adultos, 79% na dos ocupantes crianças, 64% na dos peões e 81% nos dispositivos auxiliares, entre os quais acendimento automático dos sinalizadores de emergência em caso de forte desaceleração, assistência à travagem de emergência e controlo de tracção inteligente.
Tudo somado, o Peugeot 308, que tem vindo a amealhar prémios, Carro do Ano europeu incluído (em Portugal ficou pelos finalistas), é um familiar compacto a ser considerado sobretudo na versão diesel 1.6 de 115cv em que consegue ser tão ágil quanto poupado.
BARÓMETRO
+ Construção, custo de utilização, funcionalidade, segurança e equipamento
- Espaço para passageiros traseiros, arrumação
Visão Panorâmica
Pode acrescentar quase nada a quem segue aos comandos. Mas, para quem ocupa o banco traseiro, este é um daqueles mimos que se torna quase indispensável depois de habituado: a visão desafogada, com direito a jogos de nuvens durante o dia e de adivinhação de estrelas noite fora. E, no caso da versão de equipamento Allure testada, chega de série e com cortina eléctrica, não obrigando a nenhum encargo extra. O que não é assim tão comum num veículo abaixo dos 30 mil euros.
Dois é bom, três...
Sim. Cabem mesmo cinco passageiros neste 308. Mas, no banco traseiro, se dois é bom, três será uma multidão. Pelo conforto, que apenas dois passageiros podem testemunhar, usufruindo até de um separador que tanto serve para poisar o braço como para arrumar dois copos. Mas, acima de tudo, pela visibilidade. Ou falta dela. Com o vidro traseiro demasiado recortado, a visão do condutor para trás não é a melhor. E, com uma cabeça no banco do meio, torna-se praticamente inexistente.
Volante cortado
É uma das primeiras coisas que se nota assim que entramos no carro e nos sentamos no lugar do condutor: o volante, que parece que se agarra às mãos. Pequeno e cortado em baixo, a lembrar um desportivo, assenta que nem uma luva na condução proposta por este 308 e-HDI de 115cv: tão depressa suave como a seguir expedita. Mas a direcção tem mais que se lhe diga. A sensação de responder de forma imediata está sempre presente, o que faz deste um carro apaixonado pelas curvas.
Sobrancelha arqueada
É isso que faz lembrar a linha desenhada pelos vários pontinhos em LED que formam as luzes diurnas. Mas a transformação luminosa do 308 vai ainda mais além na versão de equipamento Allure. Os faróis são inteiramente em LED de série, o que não só marca o olhar do carro e uma nova assinatura luminosa da marca, como também aumenta o campo de visão durante a noite. Também as luzes na traseira e os sinalizadores de ângulo morto foram contemplados com tecnologia LED.
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Cilindrada: 1560cc
Potência: 115cv às 3600rpm
Binário: 270 Nm às 1750rpm
Cilindros: 4
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, com sistema de injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável e intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de seis velocidades
Suspensão: à frente, tipo Mcpherson; atrás, travessas deformáveis
Direcção: Pinhão e cremalheira, eléctrica assistida
Travões: Discos à frente e atrás
Dimensões
Comprimento: 4253mm
Largura: 1804mm
Altura: 1472mm
Distância entre eixos: 2620mm
Peso: 1395kg
Pneus: 225/45 R17
Capac. depósito: 60 litros
Capac. mala: 470 litros
Prestações
Veloc. máxima: 195 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,4s
Consumo misto: 3,8 litros/100 km
Emissões CO2: 100 g/km (Euro 5)
Preço: 28.025,70€ (versão ensaiada: 31.205,70€)
*Dados do construtor
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim, com repartidor electrónico de travagem
Controlo electrónico de estabilidade: Sim
Controlo de tracção: Sim
Assistência à travagem de emergência: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Auxílio ao arranque em subida: Sim
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças: Sim
Aviso de colocação do cinto de segurança: Sim
Vigilância do ângulo morto: Opção (300€)
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim (à frente e atrás)
Vidros escurecidos: Sim, atrás
Vidros térmicos: Não
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Direcção assistida: Sim
Espelhos retrovisores com regulação eléctrica: Sim
Espelhos rebatíveis electricamente: Sim
Volante regulável: Sim, em altura e profundidade
Volante multifunções: Sim
Volante em pele: Sim
Comandos de rádio e telefone no volante: Sim
Conexão Bluetooth e porta USB: Sim
Ar condicionado: Sim, automático bizona
Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim
Bancos traseiros rebatíveis: Sim
Estofos e bancos em pele: Parcial, opção (600€)
Cruise Control: Opção (500€)
Travão de estacionamento eléctrico: Sim
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Jantes em liga leve: Sim, 17’’
Alarme: Não
Navegação por GPS: Sim
Sensor de luz: Sim, com função follow-me-home
Sensor de chuva: Sim
Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros: Sim
Câmara de visão traseira: Opção (950€)
Faróis de nevoeiro: Sim
Luzes de dia: Sim
Faróis Full LED: Sim
Assistente de luzes de máximos: Não
Tecto Panorâmico: Sim