Fugas - Motores

Um desportivo também pode ser um familiar

Por João Palma

Um carro desportivo que não seja só para competir em pista também pode (e deve) servir para mais do que paradas de exibição. Esta versão do série 1, preparada pela divisão M, alia performance a funcionalidade, o que permite o seu uso no dia-a-dia.

Uma apreciação de um carro (como uma crítica de cinema ou de um livro) envolve sempre alguma subjectividade. No caso do BMW M 135i xDrive, quem o experimentou gosta de carros pequenos e potentes, com espírito desportivo, mas que também sirvam para transportar famílias ou fazer as compras do mês no supermercado — uma descrição que assenta como uma luva no M135i xDrive. Por isso, tentando ser o mais objectivo possível, quem escreveu este texto não esconde as suas preferências.

Então, nessa óptica, este carro que conjuga pura diversão e prazer de condução com um lado funcional será perfeito? Não. Há sempre qualquer coisa a apontar. No caso deste desportivo, o preço e os consumos.

Quanto a consumos, obtivemos uma média de 10,6 l/100km, longe dos 7,8 l/100km anunciados pela marca. Mas também, num percurso misto de cerca de 300km, se em algumas ocasiões deslizámos pela auto-estrada no modo economizador Eco Pro a médias de 6-7 l/100km, o carro também enfrentou estradas de montanha sinuosas em modo Sport, tendo superado facilmente os desafios mas com penalização nos consumos.

Agora, num veículo com 320cv e um binário de 450 Nm, que acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,7s e que tem como velocidade máxima os 250 km/h (limitada electronicamente) não se podem esperar os consumos de um económico utilitário: as médias do M135 i xDrive não destoam, assim, das de veículos com características semelhantes. Até porque, mesmo na gama do série 1, há vários modelos com consumos reduzidos, com destaque para a média oficial de 3,8 l/100km do 116d Efficient Dynamics.

Já no que se refere ao preço, partindo de uma base de 60.700€ (razoável para o veículo em questão), o custo final do modelo que conduzimos escalava para os 70.200€. Para este acréscimo contribuíam “luxos” como os bancos rebatíveis assimetricamente (275€), desactivação do airbag do pendura (42€), sensores de estacionamento (791€) ou sensores de chuva e de luz (221€), só para mencionar alguns opcionais que são de série em veículos que custam muito menos que este desportivo. É a já conhecida política das marcas premium de salgarem o preço-base dos seus modelos com itens que deveriam ser de série.

No outro prato da balança pesam não só o prestígio da marca (para quem dê relevo ao status decorrente do emblema), mas, muito mais importante, a qualidade e asperformances oferecidas. E este desportivo, embora esteja classificado como M Performance, fica pouco (ou nada) atrás dos M puros no que diz respeito ao seu desempenho.

O motor tem um comportamento exemplar, atingindo o binário máximo logo às 1300 rotações. O mesmo se aplica à caixa automática desportiva de 8 relações. Com quatro modos de condução (Comfort, Eco Pro, Sport e Sport+), pode comportar-se como um manso gatinho ou como um tigre enraivecido. Basta premir um botão para as costas se colarem ao banco. Nos modos sport e Sport+, motor e direcção respondem de forma mais rápida e directa, a suspensão adaptável torna-se mais rígida e a transmissão faculta uma engrenagem mais rápida.

Com uma estabilidade exemplar, para o que contribui a suspensão adaptável M e a tracção integral xDrive, as curvas tornam-se em rectas e só em situações de condução extremas é que é preciso mexer mais o volante. E, com a potência e binário disponíveis, as subidas, por mais íngremes que sejam, convertem-se em descidas — é sempre a acelerar.

Em cidade, a boa brecagem e a direcção muito directa fazem com que este veículo de 4340mm de comprimento, 1765mm de largura e 1411mm de altura se desenvencilhe mesmo nas ruelas mais estreitas. Aliás, já tínhamos tido uma experiência de condução em neve e em gelo, em que este série 1 “envenenado” teve um comportamento mais ágil e equilibrado que todos os outros modelos que conduzimos na ocasião, incluindo uns X5 M e X6 M.

Com um visual exterior mais desportivo que os outros série 1, esses traços mantêm-se no interior, com a qualidade dos materiais e os acabamentos que são apanágio da BMW. A isto o M135i xDrive adiciona funcionalidade. Nos modos Comfort ou Eco Pro, os bancos envolventes e a suspensão proporcionam conforto em viagens longas, em que, podendo acomodar até cinco ocupantes, o ideal é deixar entrar apenas quatro. A mala de 360 litros (1200, com bancos rebatidos) arruma o necessário.

Com 91% na protecção de adultos, 83% na das crianças, 63% nos peões e 86% nos dispositivos auxiliares de segurança, o série 1 obteve o máximo de 5 estrelas nos testes Euro NCAP de 2012 e, face aos valores obtidos, conservaria as cinco estrelas pelos parâmetros de 2103.

FICHA TÉCNICA
Motor: 4 cil. em linha, 16v, 2979cc
Combustível: Gasolina
Potência: 320cv 5800-6000rpm
Binário: 450 Nm 1300-4500rpm
Transmissão: Automática de 8 relações
Tracção: Integral
Veloc. máx: 250 km/h (limitada electronicamente)
Aceleração 0/100 km/h: 4,7s
Consumo médio: 7,8 l/100 km
Emissões CO2: 182 g/km
Preço: 60.700€ (viatura ensaiada, 70.212€)
* Dados do construtor

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