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Volkswagen Polo renovado sob o signo do azul

Por João Palma

O Volkswagen Polo beneficiou de uma renovação, sobretudo os motores, estreando um 1.4 diesel tricilíndrico. Na sua apresentação, “azul” foi a palavra mais utilizada para caracterizar um veículo que se quer valer por respeitar o ambiente. João Palma

A  quinta geração do utilitário da Volkswagen, de 2009, foi agora alvo de uma renovação que já se encontra à venda. Se por fora as modificações são escassas, é por dentro que elas mais se evidenciam, mormente uma nova gama de motores em que sobressai a estreia absoluta de um bloco 1.4 TDI tricilíndrico a gasóleo nas declinações de 75cv e 90cv. Quatro motores a gasolina e dois diesel, todos com consumos anunciados inferiores a 5,0 l/100km e cumprindo a norma Euro 6, fazem do renovado Polo um carro “azul”.

A “mobilidade azul” (BlueMotion) foi, precisamente, o leitmotiv da apresentação internacional deste renascer do Polo, com os técnicos da Volkswagen a porem ênfase não só nos baixos consumos e emissões decorrentes da utilização deste utilitário mas também na redução do impacte ambiental durante os processos de fabrico dos vários componentes.

Para tornar o Polo numa referência no que diz respeito a consumos e emissões, todos os motores disponíveis em Portugal incluem tecnologia BlueMotion. Mas a Volkswagen vai mais além. Para Junho, anuncia-se uma versão BlueMotion pura, que, com o motor 1.4 TDI de 75cv, acusará um consumo médio de 3,1 l/100km e emissões de CO2 de 82 g/km. Em Outubro, o Polo estreia um novo motor 1.0 TSI tricilíndrico de 95cv, o primeiro Polo BlueMotion a gasolina, que, segundo a marca, gastará uma média de 4,1 l/100km e marcará 94 g/km de CO2. Para 2015, está prevista uma variante do 1.0 TSI com 110cv.

Mas, num feliz casamento de economia e desportividade, ainda no último trimestre de 2014 será lançado o Polo BlueGT, com um motor a gasolina de 4 cilindros 1.4 TSI ACT (desliga 2 dos 4 cilindros quando não são necessários para poupar combustível), que, apesar de ter uma potência de 150cv, gastará apenas 4,8 l/100km, emitindo 108 g/km de CO2 (há ainda planos para um Polo GTI com 192cv). A ementa é, assim, extensa e variada, indo dos 60cv e 75cv do 1.0 MPi (o mesmo bloco do up!), passando pelos 1.2 TSI e pelos novos 1.4 TDI, até aos 150cv do Polo BlueGT (mais tarde, 192cv do Polo GTI).

Além da nova gama de motores, a direcção e a suspensão também foram melhoradas. Por mais 340€ é ainda possível optar por um sistema Sport Select que permite variar a dureza da suspensão (excepto nos 1.0 MPi de 60cv e 75cv) com duas posições, Comfort e Sport, e uma suspensão desportiva com amortecedores controlados electronicamente. Também por mais 1800€, em vez da caixa manual, pode-se ter a eficiente caixa automática DSG de 7 relações nas motorizações 1.2 TSI de 110cv e 1.4 TDI de 90cv.

O renovado Volkswagen Polo pode ter 3 ou 5 portas (mais 340€) e, para além do formato hatchback, em Junho estará disponível a variante Cross Polo, com visual todo-o-terreno (mas não especialmente apto para circular fora de estrada) e motores 1.0 MPi de 75cv (17.500€) ou 1.4 TDI de 75cv (21.150€).

No exterior, as mudanças são pequenas e incidem em especial na frente: faróis com luzes de dia em LED (mais tarde, ópticas integralmente em LED), novos pára-choques e jantes, bem como um aumento (imperceptível) de 2mm no comprimento. Já no habitáculo, as mudanças são mais evidentes: no volante, no design da consola e do painel de instrumentos e ainda nos sistemas de infoentretenimento, com novos ecrãs tácteis de 5’’ ou 6’’ e um sistema denominado Mirror Link que permite ver no ecrã do carro a maior parte da informação do smartphone do condutor.

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